WHAT IF…? – Ultron, Inimigo Supremo do Multiverso (Análise do episódio 8)

WHAT IF…? está chegando nos seus últimos episódios da temporada, e a temporada está caminhado para a grande apoteose de eventos grandiosos em realidades alternativas, mas antes de testemunharmos o grande final, o penúltimo episódio mostrará a origem da primeira ameaça ao multiverso do MCU: O Ultron supremo de posse das Joias do infinito! Encaramos a versão mais poderosa e maligna de um dos vilões pouco queridos nas produções do Marvel Studios.

Continuamos agora nossa cobertura anual de análises das produções lançadas pela casa das ideias, comentando episódio por episódio, debatendo os acontecimentos, caçando referências aos filmes antigos do estúdio e dos quadrinhos, com a intenção de melhorar a sua experiência assistindo essas produções e, em simultâneo, especular os acontecimentos futuros para os próximas lançamentos, seja para cinema ou para streaming!

Já fizemos com Capitã Carter, T’Challa Senhor das Estrelas, do Serial Killer dos Vingadores, do Doutor Estranho Maligno, do Apocalipse Zumbi no MCU, da amizade perigosa de Tony Stark e Killmonger e do Thor festeiro!

E agora iremos debater os acontecimentos desse episódio que pode mostrar a grande ameaça para os Guardiões do Multiverso!

Agora se acomode, pois debateremos os acontecimentos de WHAT IF…?!

Atenção: spoilers do episódio da semana!

Conforme vimos nas semanas anteriores com os heróis alternativos sendo introduzidos em suas histórias de universo diferentes, já era confirmado que veríamos a união desses heróis para derrotar uma grande ameaça que colocaria o multiverso em perigo. Pensávamos que seria tudo explicado no episódio final, mas a série WHAT IF…? se preocupou em seu penúltimo episódio em dedicar a contar uma história para introduzir e demonstrar o nível de perigo dessa tal ameaça que é o Ultron supremo.

Pode-se dizer que a escolha do Ultron para ser a grande ameaça ao multiverso foi uma ideia bem-vinda, considerando que ele vem de um dos filmes de pouca popularidade na trajetória do Marvel Studios, o Vingadores: Era de Ultron de 2015, grande promessa não cumprida nos trailers de que veríamos um vilão sinistro e destruidor, mas que ele era apenas um vilão pouco memorável e até estranhamente cômico, o que desapontou muitos fãs ansiosos. Sendo assim, na série animada presenciamos um pouco desse lado mais sombrio e poderoso do vilão, onde nessa realidade alternativa ele alcançou o grande propósito de existência: trazer paz para o nosso tempo.

Lembrando os acontecimentos no Vingadores 2, Tony Stark criou com o poder da joia da mente uma inteligência artificial chamada Ultron que cumprisse a missão de trazer paz para o planeta, sendo que o vilão Ultron percebeu que a paz na Terra seria através da destruição da humanidade e assim a vida conseguisse seguir de maneira próspera, e um dos principais meios de fazer isso é se tornar mais próximo do ser humano, por isso que ele estava criando um corpo de vibranium misturado com um tecido humano artificial.

Como vimos no filme, os Vingadores conseguiram derrotar o Ultron e o tal corpo que ele estava criando deu origem ao herói Visão, mas como o Vigia sempre nos lembra, uma pequena alteração remodela o universo todo, e nesse universo descobrimos que o Ultron conseguiu se fundir com o novo corpo e tendo mais posse da Joia da Mente, ele alcançou maior nível de poder capaz de derrotar os Vingadores e realizar os planos maléficos de destruição global, e assim a realidade que encontramos é um mundo destruído e apenas dois heróis sobreviveram: a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro.

Porém, não só a progressão da destruição causada por Ultron avançou como outros acontecimentos no universo também aconteceram, entre eles a busca de Thanos pelas Joias do Infinito. E num momento muito inesperado, vemos que o poder do Ultron não possui limites, ele consegue derrotar o Thanos que estava de posse de quase todas as joias, e tendo a posse delas ele fica mais poderoso do que nunca!

Ele agora adota um visual de armadura e capa, que faz uma referência ao visual do vilão nos quadrinhos da saga Aniquilação: Conquista, série que deu continuidade a saga Aniquilação que mostrava o Ultron querendo dominar o Universo, onde também podemos notar a armadura de vibranium e a capa vermelha.

Assim, o Ultron se encaminha para expandir o seu plano de destruição para o universo, e nessa grande montagem vemos que ele destrói mundos conhecidos na trajetória do MCU, como Asgard, Sakaar, o planeta dos Soberanos, o planeta-vivo Ego e o principal embate e o mais poderoso que é contra a mais poderosa heroína do MCU, a Capitã Marvel na base da tropa Nova Xandar, que mesmo na sua imponência, chamando ele de SkyNet, fazendo referência ao grande vilão de Exterminador do Futuro, e de seu nível de poder, ele consegue derrotá-la destruindo o mundo inteiro. E assim o Ultron consegue destroçar o universo Marvel inteiro em apenas um único episódio dessa série.

Paralelo a isso acompanhamos a pequena resistência do que sobrou dos Vingadores, onde Natasha e Clint tendo que encontrar uma forma de derrubar a inteligência artificial de Ultron, mostrando eles num visual apocalíptico, em especial do próprio Clint que está com um braço mecânico, que levanta a especulação de que esse braço possa ser do Soldado Invernal.

Assim a jornada de ambos para descobrir como derrotar o Ultron passa por lugares conhecidos no MCU em sua trajetória, como o grande porão da SHIELD, o que sobrou da base de operação da agência, onde lá a Natasha encontra um escudo que parece ser do Capitão América, mas a cor e formato nos mostram que esse é o escudo de Alexi Shostakov, o Guardião Vermelho, que nós descobrimos esse ano que era o pai de criação da Viúva Negra. Isso deixa uma certa alegria de que sabermos no filme dela que esse homem tem um peso maior na vida de Natasha.

Contudo, o mais crucial de todo o episódio é a antiga base de operações da HYDRA na Sibéria. Nós vimos esse lugar no Capitão América – Guerra Civil, pois era nesse local que eram criados os membros do programa secreto de Soldado Invernais, e é lá que Natasha e Clint utilizam para localizar uma possível forma de derrotar o Ultron. Trata-se da consciência digital de Armin Zola, cientista da HYDRA que ajudou na infiltração da equipe terrorista dentro na SHIELD e se fundiu a um computador para sobreviver e ver o seu plano de infiltração acontecer, como vimos no Capitão América 2.

O plano era utilizar a consciência dele para hackear os soldados do Ultron conectados ao seu mestre e assim destroçar a inteligência artificial de dentro para fora. Eles conseguem fazer isso ao plugar uma flecha de Clint no computador e assim transferir a consciência de Zola na flecha, e assim atingir um dos soldados do Ultron, numa luta que o Clint se sacrifica, cena que, aliás lembra muito do sacrifício da Natasha no Ultimato. Mas quando Zola consegue adentrar no sistema coletivo de Ultron, ele não consegue desmantelar, pois, ele nota que o Ultron não está no universo.

Isso acontece, porque se retomarmos a trama do Ultron todo-poderoso, vemos que o nível de poder dele aumentou de uma forma que ele conseguiu ver o Vigia e o vasto multiverso em expansão, e domado pelo desejo de destruição completa da vida, ele consegue adentrar no multiverso e destruir as realidades uma por uma, coisa que o Vigia teme e não permite que isso aconteça, mas ele fica dividido pela sua missão de apenas vigiar e nunca interferir. Mas o Ultron não permite e acaba confrontando o ser cósmico em várias realidades desconhecidas, com uma totalmente medieval, uma dominada pelos Skrulls e até mesmo uma que o capitão América é eleito presidente dos EUA, uma realidade alternativa que já foi contada numa história What if..? nos quadrinhos.

O Vigia não consegue derrotar o vilão que se provou muito mais poderoso que imagina, e declarando um perigo real ao multiverso que o Vigia buscava observar e preservar, o que faz tomar uma atitude radical, ele consegue ir para o universo destroçado pelo Doutor Estranho Maligno, que acompanhamos no episódio 4 e declara abertamente ao mago que realmente ele precisa de ajuda para derrotar essa grande ameaça ao multiverso. E assim surge todo o contexto que mostrará a união dos heróis alternativos que dará início aos Guardiões do Multiverso que deve encerrar essa temporada de WHAT IF…?.

Podemos dizer que os fortes candidatos a esse super grupo possam ser (de acordo com as histórias que vimos nas ultimas semanas):

– Capitã Carter;

– T’Challa Senhor das Estrelas;

– Doutor Estranho Supremo;

– Thor Festeiro;

– Possívelmente o Hank Pym serial killer;

– Killmonger soberano de Wakanda;

– Algum herói zumbi?

E assim as pistas estão jogadas em cima da mesa e veremos se esses heróis alternativos conseguem trabalhar juntos e derrotar o Ultron supremo e salvar o Multiverso. Estaremos aguardando o final da temporada e iremos comentar aqui os acontecimentos. Podemos especular como ficará o Multiverso depois do Caos gerado nessas histórias, então fiquem de olho no MVDC para mais novidades!

WHAT IF…? é uma produção Marvel Studios e exclusiva do streaming Disney+.

O que achou da nossa análise? Gostou do Ultron poderoso? Quem você acha que irá liderar os Guardiões do Multiverso?

Escreva um comentário! Siga-nos em nossas rede sociais! E confira o nosso site para mais novidades!

Deixe uma resposta