WHAT IF…? – Capitã Carter – A primeira Vingadora (Análise do Episódio 1)

Depois de um certo recesso, o streaming Disney+ entrega a sua quarta série original do Marvel Studios, e a primeira produção animada, WHAT IF…?, entregando algo bem diferente do que esperávamos na sequência de lançamentos no MCU neste ano. Agora, invés de estarmos vendo uma progressão dos acontecimentos do MCU em seus seriados e filmes, essa série animada irá buscar fazer releituras e até mesmo ousar no que conhecemos dos personagens que acompanhamos nesses 13 anos de MCU.

Como sempre ao longo do ano, estamos fazendo a nossa cobertura de lançamento do Marvel Studios em 2021, seja em cinema ou streaming, e agora iremos debater o novo episódio da nova série que já nos introduziu uma personagem alternativa bem interessante para a nova iniciativa de contar histórias alternativas de seus personagens. E quem sabe o que vermos nesse novos episódios possam ser algo que estaremos presenciando também no cinema, em algum dia no futuro?

Então se acomode, pois vamos debater o primeiro episódio de WHAT IF…?

Atenção: Spoilers do episódio da semana!!

De todos os lançamentos que vimos esse ano no Marvel Studios, a animação WHAT IF…? se provou com a iniciativa mais atraente até então. Enquanto as suas produções anteriores apostaram nas consequências do grande evento que foi Vingadores: Ultimato, a série animada optou por um caminho mais centrado no criativo e imaginativo, pois ao se aproveitar da famosa linha de histórias da Marvel, “O que aconteceria se…?” que pegava os seus grandes personagens e acontecimentos marcantes no seu universo para contar versões alternativas e assim extrair novas histórias, agora veremos isso acontecer com os personagens do MCU, prometendo visões mais ousadas do que veríamos no cinema.

Sendo apresentado pelo conhecido personagem dos quadrinhos da Marvel, o Vigia, que na série é dublado pelo ator Jeffrey Wright, conhecido por atuar na saga Jogos Vorazes, na série da HBO WestWorld e será o futuro Comissário Gordon da nova versão de Batman, a princípio vemos ele apenas como o “apresentador” desse seriado que irá ministrar as múltiplas realidades que irão se desdobrar nas próximas semanas, e que segundo ele, não será interferida.

Sendo assim a história que abre a série animada é até então o filme com a cronologia mais antiga no MCU, o Capitão América: O Primeiro Vingador, se passando durante a Segunda Guerra Mundial, onde precisamente a história se inicia com a transformação de Steve Rogers em um herói poderoso graças ao soro do Super Soldado, porém como o Vigia logo nos explica no início do episódio, apenas com um pequeno impasse, muda para algo completamente novo no universo inteiro e uma realidade nova se desdobra.

Vimos isso acontecer quando a nossa protagonista Peggy Carter, que antes era tida como um interesse romântico do Steve Rogers, toma a decisão de querer ficar no laboratório perto de seu amigo e futuro amante Rogers, o que consequentemente muda tudo, pois antes do experimento do soro do super soldado ser injetado no Steve, o agente infiltrado da HYDRA ataca todos e principalmente o franzino Rogers que leva um tiro. A situação é entregue ao momento de desespero quando a própria Carter se oferece para fazer o procedimento e assim tomar o soro para não jogar fora o dinheiro investido no projeto, e assim vemos a nova personagem que é a Peggy Carter musculosa.

Um curioso fato de que vemos nessa história de universo alternativo é que muitos desdobramentos não ocorrem exatamente no nosso universo que conhecemos, pois, se antes o Rogers era tido como o desejado para conseguir atingir a imagem do soldado ideal para derrotar Hitler, a Peggy logo é tida como uma decepção para os altos comandos na hierarquia militar americana, muito pelo preconceito de ser uma mulher, dizendo que mulheres só vão ao campo de batalha para alegrar os homens. Isso é algo que frustra muito ela no início, mas imediatamente ele recebe o apoio de Rogers, que mesmo ainda fraco e pequeno, é um sujeito humilde e de bom coração. Porém, a ajuda mais significava que ela recebe é que Howard Stark, que logo vê nela uma oportunidade maior para resolver o problema, relembrando anteriormente no primeiro filme do Capitão América de 2011, o vilão Caveira Vermelha está atrás do poder do cubo cósmico Tesseract, uma das Joias do Infinito, para criar um armamento capaz de dominar o mundo. E assim, em mais uma distorção de realidade, Howard oferece o uniforme a ela com o escudo com as cores da bandeira britânica, sugerindo ser algo rejeitado de ser um desempenho para os soldados.  Sendo assim, sem precisar provar nada a ninguém, Carter utiliza os seus poderes de Super Soldado para conseguir interceptar o transporte do Cubo Cósmico, gerando uma cena empolgante de luta contras os agentes da HYDRA.

Vimos então que ela logo adota o uniforme para ser uma nova heroína nessa realidade, que pela surpresa de muitos, ela não adota o título de Capitã Britânica como era esperado, apenas se intitulando de Capitã Carter, apesar de vermos mais a frente ela utilizar uma espada igual ao que o herói utiliza nos quadrinhos, pelo que vemos é mais uma homenagem do que propriamente um novo personagem apresentado. Assim os desdobramentos dessa realidade se distorcem ainda mais quando a presença do Tesseract no lado dos Aliados durante a guerra favorece ainda mais os heróis, pois é nela que vemos o surgimento da primeira armadura do Homem de Ferro durante a guerra, onde Howard aproveitou do poder da joia do infinito para poder criar a armadura para o grande aliado de Peggy, Steve Rogers!

Assim a história do episódio se torna uma síntese dos fatos do primeiro filme do Capitão América, com acontecimentos semelhantes como o resgate de Bucky, a loucura do Caveira Vermelha por poder e até a relação amorosa de Steve e Peggy, tudo isso numa velocidade de episódio muito fora do normal, talvez pelo orçamento relacionado ao ser uma animação que se encarregou de fazer um grande resumo alternativo do filme de 2011, apostando até um pouco numa pegada de humor mais infanto-juvenil além da conta das produções do Marvel Studios. Até o grande acontecimento desse filme é alterado, onde relembrando a missão do trem que consequentemente o melhor amigo de Rogers, Bucky, caiu num desfiladeiro e ficou gravemente ferido e assim foi salvo pela HYDRA e se transformou no Soldado Invernal. Mas nesse episódio vemos que quem caiu foi o Steve na armadura, pois era desta vez uma armadilha do Caveira para querer derrotar a Capitã Carter.

A grande surpresa fica para o final, onde novamente a história que conhecíamos do primeiro vingador é intensamente modificada, pois, a luta final liderada pela Capitã Carter e sua equipe justamente leva para a base onde desta vez vemos o Caveira Vermelha criar um grande portal feito pela energia do cubo Tesseract. Essa é uma grande novidade para o que conseguimos conceber de distorção de realidade, mas isso se eleva ao grande nível de destruição quando uma criatura mística de tentáculos aparece e causa destruição.

Não é revelado qual é a tal criatura monstruosa, mas a presença de tentáculos imensos e vindo de uma ambiente cósmico, é possível especular que o tal ser se trata de Shuma Gorath. Esse monstro interdimensional é famoso nas histórias do Doutor Estranho, por se tratar de um ser titã-deus cómico com poder de enlouquecer e controlar a mente de todos que ele deseja dominar e destruir, muito inspirado no famoso titã Chthulhu, da literatura de H.P. Lovecraft. Ele é constantemente aguardado pelos fãs do Mago Supremo e muitos acreditam que essa possa ser a grande ameaça de Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura, o aguardado filme do Multiverso do MCU. Seria realmente interessante ver se a Marvel está colocando pistas de suas próximas produções no WHAT IF…? e principalmente dos personagens apresentados. Mas isso nós deixaremos mais para frente no texto.

Enfim a aventura da Capitã Carter chega ao fim, depois de o Caveira Vermelha ser esmagado pelo monstro e o Steve Rogers, que estava sendo mantido prisioneiro e não morto, consegue conter a magnitude da criatura, porém novamente invertendo os papéis do filme de 2011, a Capitã Carter é quem se sacrifica para mandar o ser dimensional para dentro do portal, semelhante ao sacrifício de Rogers no seu primeiro filme que resultou ele ser congelado por mais de 50 anos, e assim ela é posta no portal e desaparece.

Mas em seu encerramento vemos que o portal já obtinha outro lado e vemos que ela se encontra exatamente onde se inicia o primeiro filme dos Vingadores, onde a equipe da S.H.I.E.L.D. liderada pelo Nick Fury e ao lado de Clint Barton, O Gavião Arqueiro,  notamos que a Capitã Carter chega até eles, fazendo uma rima de cena com a revelação do novo mundo para o Steve Rogers em seu primeiro filme e assim encerrando a história de origem da Primeira Vingadora.

O episódio inicial de WHAT IF…? apresentou o fato de que esse universo de múltiplas realidades alternativas podem render novos desdobramentos inesperados e assim novos personagens podem aparecer, isso é algo que muitos fãs estão esperando, já que no final da primeira temporada da série anterior LOKI, foi definido que o Multiverso está disperso e expandindo conforme o MCU segue. E segundo o showrunner da série Bryan Andrews, os eventos na animação são canônicos e tem a possibilidade de irem ao live-action, o que já pode indicar que muitos acontecimentos podem ocorrer durante as histórias, pois muitos personagens serão apresentados, como a própria Capitã Carter, o T’Challa Senhor das Estrelas, o Thor Festeiro, e entre outros prometidos nos próximos episódios, e podem se juntar consequentemente no final da primeira temporada o grupo de Guardiões do Multiverso, visto os vazamentos de brinquedos, divulgados com atrasos por causa da pandemia.

Assim encerramos a nossa análise dessa semana da nova série da Marvel no streaming da Disney, que promete trazer histórias chocantes e novas personagens que irão nos empolgar com as possibilidades nos desdobramentos do MCU e na sua trama de expansão do Multiverso. Semana que vem vamos debater os acontecimentos da próxima história que promete ser divertida e, em simultâneo, triste, pois foi confirmado que o próximo episódio irá se centrar no T’Challa como líder dos Guardiões da Galáxia e falaram que foi a última vez que Chadwick Boseman interpretou o personagem antes do seu trágico falecimento em 2020. Iremos aguardar e continuaremos a nossa cobertura!

WHAT IF …? é uma série original da Marvel Studios e é exclusiva do streaming Disney+.

O que achou da nossa análise? Gostou da Capitã Carter? Que história alternativa você gostaria de ver nessa série?

Escreva um comentário! Siga-nos em nossas redes sociais! E confira o nosso site para mais novidades!

Deixe uma resposta