WHAT IF…? – Apocalipse zumbi… no MCU! (Análise do episódio 5)

Depois de um grande soco no estômago no episódio anterior, WHAT IF…? chega a seu quinto episódio subvertendo mais uma vez o universo Marvel em infinitas possibilidades, e agora chegamos em uma que os fãs mais aguardavam dentre as alterações do MCU: infestação zumbi! Vemos os nossos heróis tendo que conter a epidemia de mortos-vivos, mas não é qualquer zumbi, são os próprios Vingadores transformados em canibais em decomposição!

E como sempre estamos fazendo a nossa cobertura anual dos conteúdos lançados no MCU em 2021, seja para o cinema ou para o Disney+, onde debatemos episódio por episódio os acontecimentos mais bombásticos, caçamos referências dos quadrinhos ou do próprio MCU, com a intenção de melhorar a sua experiência ao acompanhar os lançamentos em 2021 e, em simultâneo, especular o que pode vir de empolgante nas futuras produções do Marvel Studios!

Nós estamos fazendo isso com a série WHAT IF…?, onde já comentamos o episódio da Capitã Carter, do T’Challa Senhor das Estrelas, do Serial killer dos Vingadores e do Doutro Estranho Maligno. E agora iremos destrinchar os acontecimentos desse episódio e quem sabe poderemos ver no que ele pode desencadear no final da temporada!

Agora se acomode, pois debateremos os acontecimentos de WHAT IF…?

Atenção: spoilers do episódio da semana!

De todas as realidades alternativas esperadas para uma história de WHAT IF…?, uma realidade com zumbis era algo muito esperado e até previsível por partes dos fãs da Marvel, afinal estamos falando de um universo alternativo que é muito conhecido pelos fãs dos quadrinhos, criado para um minissérie publicada em 2005 sendo escrita por ninguém menos que Robert Kirkman, o criador da série em quadrinhos que virou a famosa série de televisão The Walking Dead. A Marvel na época queria experimentar novas ideias se baseando no que fazia sucesso naquele período, então chamou Kirkman que estava dominando as vendas com a sua grande saga apocalíptica para fazer uma releitura de um universo Marvel onde todos estão infectados por uma epidemia de mortos-vivos, inclusive os heróis. Essa história fez muito sucesso e rendeu continuações e derivados sendo até canonizado no multiverso da Marvel Comics como o universo da Terra 2149. E agora vemos uma possível adaptação disso sendo representada no MCU na sua série animada, mostrando como esse contexto se encaixaria nesse universo com os personagens que acompanhamos nos filmes.

Pode se notar que muitas das histórias envolvendo apocalipse zumbi podem ter sido referenciadas nesse episódio, como, por exemplo, no início da história, remetida dos acontecimentos dos primeiros minutos de Guerra Infinita, onde Bruce Banner chega despencado do céu e cai em cima do Sanctum do Doutor Estranho para alertar que Thanos está chegando. Mas nesse universo alternativo, vemos que ele está sozinho e não há nenhum movimento do mundo exterior, isso chega a ser uma releitura do início do The Walking Dead, ou falando em cinema, na abertura do filme de 2002 Extermínio, onde o protagonista Rick Grimes acorda do coma e desperta no mundo destruído pela infestação Zumbi e não entende nada do que está acontecendo. É uma categoria de artifício que muitos autores utilizam para fazer com que o espectador tenha a mesma sensação de que não saber o que está acontecendo da misteriosa infestação que está ocorrendo no universo da história. Assim a Marvel abre a história num apocalipse zumbi com Banner tendo as mesmas perspectivas de que não entende nada do que está acontecendo.

E através dos olhos do Banner nós conseguimos entender o que está acontecendo, pois já descobrimos pelas palavras do Vigia, o nosso guia nessas histórias de universos alternativos, que essa infestação está acontecendo devido à exploração do reino quântico vista em Homem-Formiga e a Vespa, onde o doutor Hank Pym tentava encontrar uma forma de acessar o mundo subatômico para salvar sua esposa Janet. Nós vimos no filme que não acontecia nada muito significativo e perigoso, mas nesse universo vemos que Janet foi infectado por um vírus quântico que transforma suas vítimas em zumbis, ela acaba mordendo Pym e ele retorna ao nosso mundo transformado e o vírus explode no MCU, se tornando uma ameaça que nem os Vingadores conseguem deter. Essa origem pode até ser uma adaptação vinda minissérie do Kirkman, onde no caso da história original, o vírus vinha do espaço.

Sendo assim os acontecimentos que vemos na trama seguem bem a risca do que esperamos numa história de sobreviventes no apocalipse zumbi, com o Banner ao lado dos Vingadores sobreviventes, entre eles a Vespa, a Sharon Carter, o Soldado Invernal, o motorista de Stark, Happy Hogan, um dos amigos ladrões de Scott Lang Kurt, personagem de David Dastmalchian que recentemente apareceu no filme da concorrente DC Comics fazendo o Homem-Bolinha em O Esquadrão Suicida, a general dora milaje Okoye, que coincidentemente é a personagem feita pela atriz Danai Gurira que também vem de The Walking Dead fazendo a figura querida pelos fãs da série apocalíptica Michonne, e Homem-Aranha, marcando presença bastante cômica que relembra bastante o que ele é nos quadrinhos, sempre piadista e  tirando graça mesmo numa infestação de mortos-vivos. Até mesmo vimos pela primeira vez no MCU, a menção da grande figura paterna do Peter Parker, o Tio Ben, que sempre foi ofuscado pela presença constante de outros Vingadores desse universo.

Importante ressaltar que esse Aranha que vemos no seriado animado não é o mesmo que vemos nos filmes. A explicação vem do fato de que o Aranha que acompanhamos no cinema é fruto da parceira de Disney e Sony, e o contrato que ambos possuem entre si dizem que o Peter Parker de Tom Holand é apenas para o cinema e não para produções audiovisuais para a televisão ou no caso streaming, então não vemos nem a voz de Tom fazendo o herói e nem o uniforme é idêntico que vimos nas telonas, visto a aranha no peito é maior que a versão cinematográfica e vem da atração do Aranha nos parques da Disney na Califórnia.

Voltando à trama do episódio, natural como acontece em toda história do gênero, vemos o grupo de sobreviventes tentando encontrar a cura e até mesmo não serem transformados em mortos-vivos, passando por cenários de cidades sitiadas e abandonadas que mesmo que sejam totalmente destruídas, ainda assim conseguem transmitir o clima de destruição e abandono por parte da civilização, chegando até mesmo na estação central de Nova York, onde tentam achar uma passagem para ir num local que é muito importante do MCU que é o Campo Lehigh. Esse local é muito importante para o MCU, pois não só foi onde o jovem soldado Steve Rogers treinou antes de tomar o soro do super soldado e virar o Capitão América, mas também foi a primeira base de operações que no futuro nasceria a SHIELD. Esse local já apareceu no Capitão América 2 e mais recentemente na viagem temporal dos heróis em Vingadores: Ultimato.

A jornada deles até o campo Lehigh não é fácil, pois ainda há ataques de Vingadores zumbis que passam em seu caminho, como o Falcão, Gavião Arqueiro e até mesmo o Capitão América, mas os heróis conseguem sobreviver a essas ameaças, mas sofrem baixas, como Happy e Sharon que são atacados e transformados em mortos-vivos. Os heróis conseguem até escapar do local e recebem uma ajuda curiosa da capa do Doutor Estranho, usando aquela personalidade a lá “tapete mágico do Aladdin” de querer proteger o Peter Parker que fica com o visual de Homem-Aranha de capa, que muito fãs especularam que nesse universo alternativo veriam ele usar alguma magia especial, mas tudo aparenta ser uma tentativa de homenagear uma famosa história de universo alternativo em que o Peter Parker impede do tio Ben ser morto pelo criminoso e escolhe ser uma celebridade do que ser um super-herói defensor da lei.

Assim a trama se encaminha para nosso grupo de sobrevivência chegar até o Campo Lehigh que inevitavelmente está tomado de zumbis e aparentemente está impossível acessar, até que alguém se sacrifica para levar o nossos heróis. Hope, que utiliza os seus poderes de crescimento até ficar gigante para os levar até o lugar, mas sendo atacada pelos mortos-vivos e sendo tomada de vez, novamente fazendo uma referência que evidentemente acontece em cada história dessa temática quando alguém se oferece para se sacrificar e salvar o grupo. Lá nesse local os heróis descobrem a razão dos zumbis não atacarem essa região por conta de quem está vigiando ser o Visão, o nosso androide sintetizoide que segundo ele, não é atacado pelos zumbis por não ser humano e principalmente a joia da mente e sua testa que repele os avanços dos mortos-vivos e aparentemente pode ser a cura para infestação. E ele não está sozinho, pois descobrimos que Scott Lang, o Homem-Formiga também sobreviveu, mas apenas ficou a cabeça, fazendo uma engraçada referência a Futurama.

Porém, descobrimos que o Visão guarda um segredo sombrio, ele está protegendo a sua noiva Wanda, a Feiticeira Escarlate, em estado zumbi nesse local e o mais tétrico que isso é que ele está alimentando ela com o Pantera Negra que sobreviveu ao surto zumbi contra os Vingadores e está sendo mutilado para extrair carne humana. Nós vimos de novo o T’Challa aparecendo no WHAT IF…? sendo de novo dublado pelo saudoso ator Chadwick Boseman falecido no ano passado, porém o mais interessante é que essa parte do Pantera sendo feito refém para servir de alimento para um zumbi também vem da minissérie do Kirkman, contudo no caso da HQ original quem se alimenta da carne humana do rei de Wakanda é o Hank Pym e aqui vemos sendo adaptado novamente para o contexto do MCU.

O clímax final do episódio se deve ao grande confronto do episódio quando a Wanda zumbi se liberta e ataca todos, o que causa inevitavelmente a destruição do local e mais heróis sendo sacrificados para salvar o grupo e a possível cura da epidemia zumbi, como a Okoye sendo arrastada pela Wanda, o Visão novamente abrindo mão da joia em sua testa, o Hulk e Bucky tentando conter os avanços dos zumbis e assim o grupo sobrevivente composto Homem-Aranha, Scott Lang, Kurt e Pantera Negra conseguem fugir para Wakanda onde eles creem que podem expandir o poder da joia da mente e quem sabe curar o mundo dos mortos-vivos. Tudo parece ser um final feliz nessa história, mas o que aprendemos nessas histórias de WHAT IF…? é que ocorre sempre que uma distorção do mundo, ele sempre se encaminha para a destruição, e logo nesse episódio vemos a desgraça que estava caminhando, pois, descobrimos no final que Wakanda está tomada por Zumbis e quem lidera é nada mais nada menos que o Thanos zumbi, com quase todas as joias do infinito!

Novamente o WHAT IF…? entrega um episódio temático de gênero, onde no caso vimos os clichês e reviravoltas de histórias envolvendo zumbis, que no caso foi algo mais leve e despretensioso do que ser mais sinistro e tenso como essas histórias costumam ser. É uma ideia bem-vinda para esse universo de infinitas possibilidades e parece que entregou o que os fãs esperavam, mas ainda resta a pergunta do que podemos tirar desse episódio específico e se veremos alguém no final da temporada que será o grande crossover de Guardiões do Multiverso se encontrando. E aparentemente nenhum dos heróis que vimos aqui pode retornar, apesar de que os heróis que enfrentaram as hordas de zumbi não foram mostrados sendo devorados ou transformados, então talvez o Bucky ou Hulk possam ser os possíveis candidatos, ou até mesmo poderemos ver zumbis no grande crossover, teremos que esperar para ver…

E assim encerramos a nossa quinta análise do quinto episódio da série animada da Marvel Studios que ainda nos apresenta ideias diferentes de possibilidades infinitas para o multiverso do MCU. E agora que estamos na metade da temporada e faltando apenas quatro episódios, estaremos de olho e iremos comentar os acontecimentos empolgantes nos lançamentos do MCU neste ano, e você confere tudo aqui no MVDC!

WHAT IF…? é uma produção Marvel Studios e exclusiva do streaming Disney+.

O que achou da nossa análise? Gostou dos zumbis no MCU? Que gênero alternativo você gostaria de ver no multiverso do Marvel Studios?

Escreva um comentário! Siga-nos em nossas rede sociais! E confira o nosso site para mais novidades!

Deixe uma resposta