Todo filme tem o seu fim – E esse é o nosso The End

Totó em Cinema Paradiso

Oi, aqui é o Léo, fundador e editor-chefe do Minha Visão do Cinema. É com lágrimas nos olhos que vos escrevo hoje.

Todo filme, toda obra de arte, por mais maravilhosa que seja, por mais surpreendente, alegre, eletrizante e emocionante, chega ao seu desfecho. E esse aqui é o nosso.

Foram 12 anos, milhares de acessos, mais de 90 colaboradores que fizeram daqui uma moradia cultural. Fizemos bolões de Oscar, premiações para o público, sorteamos ingressos, inúmeras matérias em formatos diferenciados, criamos nossa própria premiação de Melhores Filmes anuais, nos envolvemos em projetos culturais e sociais, cobrimos centenas de cabines e pré-estreias de filmes. Fui selecionado para ser votante na premiação anual do SESC SP de Melhores Filmes. Inúmeros ex-colaboradores fizeram daqui uma porta de entrada e saíram trabalhando na área cultural, alguns começaram a escrever para grandes portais. Divulgamos projetos menores, ajudamos uma distribuidora nacional à escolher o nome brasileiro para um filme internacional. Fizemos muitas amizades e contatos no ramo do cinema, até com artistas, escritores e diretores. Conhecemos Kleber Mendonça Filho e Sônia Braga. Tivemos críticos internacionais.

Mas acima de tudo, formamos uma família Minha Visão do Cinema (MVDC para os íntimos). A equipe sempre foi muito unida, apesar de todos desafios individuais, e sempre conseguimos levar cultura e dicas para os leitores. Felicidade é receber um e-mail ou comentário agradecendo pela dica, que aquele filme selecionado no texto salvou o dia ou até mesmo a vida da pessoa. Espalhar cultura e luz não tem preço.

Infelizmente a vida é implacável, para todos. Inúmeras circunstâncias muito difíceis levaram à essa decisão de encerrarmos as atividades. Ando sem forças para dar continuidade a tantos projetos, o cinema sempre me salvou, mas não tenho conseguido me dedicar e dar a atenção que ele tanto merece. É com o coração partido, depois de botar muitos fatores na balança, que informo que vou encerrar o trabalho por aqui e fechar o ciclo, pois meu coração e minha mente não me permitem mais continuar a viver incompleto, tentando e remando sem sucesso, a fazer daqui minha verdadeira essência. Tentar e não conseguir fazer o Minha Visão do Cinema brilhar como merecia é algo que me adoece, e não posso permitir mais essa morte lenta.

Peço perdão à todos, em especial àqueles companheiros de escrita nesses 12 anos, tenho vocês como irmãos cinéfilos. O MVDC vai sempre estar nas nossas memórias. Será como o próprio cinema, os próprios filmes. “Cinema é um sonho” – é dito no meu filme favorito, Cinema Paradiso. Espero que vocês, queridos cinéfilos, sejam sempre como o garoto Totó, também de Cinema Paradiso, com um brilho nos olhos de amor e carinho pela magia da Sétima Arte.

Obrigado aos milhares de leitores e mais de 90 colaboradores em 12 anos de história. Quem sabe um dia tenhamos uma continuação ou um remake, mas por hoje, este é um adeus …

Deixe uma resposta