12 filmes que podem estar no Oscar 2022

A cerimônia de entrega do prêmio mais desejado de Hollywood está marcada para o dia 27 de Março.

Por incrível que pareça, já chegamos novamente ao mês de Outubro. Os clubes de futebol que não brigam por mais nada em 2021, já começaram seu planejamento para a próxima temporada. As equipes de Fórmula 1 já anunciaram seus pilotos para o ano que vem. As empresas já começaram a planejar suas festas de fim de ano e as ações a serem tomadas em 2022.

Para os cinéfilos, essa época do ano significa que a temporada de premiações está começando. Como sempre, é difícil prever quais serão exatamente os indicados – até porque muitos dos filmes que acabam recebendo indicações tem um lançamento mundial só em Janeiro – mas já existem informações o suficiente para nos levar a projetar alguns dos filmes que devem dominar a próxima temporada de festas em Hollywood. Para conhecer alguns deles, essa matéria listará 12 filmes que devem estar presentes em alguma categorias do Oscar de 2022.

1 – Madres Paralelas, de Pedro Almodóvar

Após o aclamado Dor & Glória, de 2019, que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar – responsável por clássicos como Tudo Sobre Minha Mãe, Fale com Ela e A Pele que Habito – deve voltar às premiações no ano de 2022.

O novo filme do diretor volta ao universo feminino tantas vezes explorado em sua filmografia, e conta a história de duas mulheres – uma adulta e uma adolescente – unidas pela maternidade. Deve ser forte nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, com Penélope Cruz e Milena Smit.

O longa estreou no Festival de Veneza e arrancou aplausos da plateia. Ainda não tem data de lançamento confirmada no Brasil, mas deve chegar ao país entre o fim de 2021 e o começo de 2022. Confira o trailer:

2 – O Beco do Pesadelo, de Guillermo Del Toro

Em seu primeiro filme após A Forma da Água, de 2017 – que venceu quatro estatuetas do Oscar, inclusive as de Melhor Direção e Melhor Filme – o diretor Guillermo Del Toro escolheu fazer um remake de O Beco das Almas Perdidas, de 1947, thriller clássico que trata de um jovem manipulador que se junta a uma psicóloga ainda mais perigosa do que ele.

Para recontar a história, o diretor recrutou nomes consagrados como Cate Blanchett, Bradley Cooper, Willem Dafoe, Toni Collette, Rooney Mara e Richard Jenkins, além de reeditar a parceira com o diretor de fotografia Dan Laustsen, que trabalhou nos dois últimos filmes do diretor – A Forma da Água e A Colina Escarlate – e o compositor Alexandre Desplat, que também colaborou com Del Toro em A Forma da Água.

A data de estreia do filme nos Estados Unidos está marcada para o dia 03 de Dezembro de 2021. Confira o trailer:

3 – Duna, de Dennis Villeneuve

Quatro anos após seu último filme – o premiado Blade Runner 2049, de 2017 – o canadense Dennis Villeneuve continuará no mundo da ficção científica com seu novo filme, Duna. Além de Blade Runner 2049, o diretor também já havia realizado o sci-fi A Chegada, de 2016.

Para adaptar o romance clássico de Frank Herbert, Villeneuve contou com um orçamento de 165 milhões de dólares e um elenco cheio de estrelas, como Timothée Chalamet, Zendaya, Jason Momoa, Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Javier Bardem, Charlotte Rampling e Dave Bautista.

O filme tem estreia no Brasil programada para o dia 21 de Outubro, e chegará ao HBO Max no dia seguinte, mesma data de seu lançamento nos cinemas dos Estados Unidos. Confira o trailer:

4 – Não Olhe Para Cima, de Adam McKay

O novo projeto de Adam McKay – diretor de comédias como O Âncora e Quase Irmãos, além dos indicados ao Oscar Vice e A Grande Aposta – é Não Olhe Para Cima, que conta a história de dois astrônomos que descobrem que um meteoro atingirá a Terra dentro de seis meses e tentam alertar a população, que se porta de forma cética diante da situação.

O estrelado elenco conta com Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett, Jonah Hill, Timothée Chalamet, Ariana Grande, Tyler Perry, Chris Evans, Mark Rylance e Matthew Perry.

O filme chega ao catálogo da Netflix no dia 24 de Dezembro e deve contar com uma campanha forte para estar na temporada de premiações. Confira o teaser:

5 – Ataque dos Cães, de Jane Campion

Outra produção que deve contar com forte campanha da Netflix é Ataque dos Cães, novo filme de Jane Campion, cineasta responsável por obras como O Piano e Brilho de uma Paixão.

O longa se passa no estado de Montana, no velho-oeste estadunidense, e conta a história de dois irmãos: George e Phil. Quando o primeiro se casa secretamente, o segundo faz de tudo para atrapalhar a vida do irmão, gerando, assim, confrontos definitivos para a história da família.

Também escrito por Jane Campion, o longa conta com um elenco forte, composto por nomes como Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons, Kodi Smit-McPhee, Thomasin McKenzie e Keith Carradine.

Recentemente premiado com o Leão de Prata do Festival de Veneza, o filme chegará às telas da Netflix no dia 1 de Dezembro. Confira o teaser:

6 – Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson

Paul Thomas Anderson está de volta! Após o lançamento de Trama Fantasma, em 2017, o diretor de clássicos modernos como Boogie Nights, Magnolia e Sangue Negro volta às telonas com Licorice Pizza, filme que conta a história de um adolescente dos anos 70 que se torna ator e vive dramas comuns para os adolescentes de qualquer época.

O elenco do longa conta com estrelas como Bradley Cooper, Sean Penn, Maya Rudolph e Tom Waits, além de estreantes como Alana Haim e Cooper Hoffman – filho de Phillip Seymour Hoffman, colaborador frequente de PTA.

O lançamento do filme está marcado para o dia 26 de Novembro, em circuito reduzido nos Estados Unidos. Confira o trailer:

7 – The Tragedy Of Macbeth, de Joel Coen

Outro filme que deve receber bastante atenção na temporada de premiações é a mais nova adaptação de Macbeth, uma das obras mais aclamadas do escritor inglês William Shakespeare. Após ser filmada por cineastas lendários, como Orson Welles, Roman Polanski e Béla Tarr, chegou a hora de Joel Coen – conhecido pela dupla com seu irmão, Ethan – emprestar sua visão à obra de Shakespeare.

Para ela, o diretor recrutou um elenco que conta com nomes consagrados, como Denzel Washington, Frances McDormand e Brendan Gleeson, além de talentos emergentes, como Harry Melling e Corey Hawkins.

A adaptação se trata do primeiro roteiro que Joel Coen escreveu sem a parceira de seu irmão, e também do primeiro filme que não contará com a participação de Ethan Coen por trás das câmeras desde Matadores de Velhinhas, de 2004.

O filme, produzido pela A24 e distribuído pela Apple TV+, será lançado nos cinemas dos Estados Unidos no dia 25 de Dezembro, e chegará ao serviço de streaming da Apple no dia 14 de Janeiro. Confira o trailer:

8 – Casa Gucci, de Ridley Scott

O veterano Ridley Scott – responsável por verdadeiros clássicos do cinema, como Blade Runner, Alien e Gladiador – está de volta às telonas. Dessa vez, o cineasta contará a história do assassinato de Maurizio Gucci, planejado por sua esposa Patrizia Reggiani.

Interpretando Maurizio – neto do designer fashion Guccio Gucci – está Adam Driver, e, interpretando Patrizia Reggiani, está Lady Gaga, em seu primeiro papel desde o premiado Nasce Uma Estrela, que rendeu a Gaga uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Completam o estrelado elenco nomes como Al Pacino, Salma Hayek, Jared Leto e Jeremy Irons.

O longa está previsto para chegar aos cinemas estadunidenses no dia 24 de Novembro, e contará com forte campanha da MGM para chegar com força na temporada de premiações. Confira o trailer:

9 – O Último Duelo, de Ridley Scott

Outro filme de Ridley Scott a estar cotado para a temporada de premiações é O Último Duelo, primeiro roteiro escrito em parceria entre Matt Damon e Ben Affleck desde Gênio Indomável, de 1997, que deu aos amigos o Oscar de Melhor Roteiro Original. A também indicada ao Oscar, Nicole Holofcener – responsável pelo roteiro de Poderia Me Perdoar? – assina os créditos de escrita do longa junto com a dupla.

O épico conta a história de um julgamento por combate disputado entre Jean de Carrouges e Jacques LeGris, na era medieval, após a esposa do primeiro acusar o segundo de violentá-la. O elenco conta com nomes como Jodie Comer, Matt Damon, Adam Driver e Ben Affleck.

A data de estreia do filme nos cinemas do Brasil está marcada para o dia 14 de Outubro, e ainda não tem data para chegar às plataformas digitais. Confira o trailer:

10 – Belfast, de Kenneth Branagh

O cineasta Kenneth Branagh – realizador de filmes como Thor, Assassinato No Expresso Oriente e Hamlet – traz aos cinemas o drama Belfast, que trata da “dores e delícias” – como diria Caetano Veloso – de ser um menino de 9 anos no fim dos anos 60, durante o tumulto cultural e social na capital da Irlanda do Norte, cidade natal de Brannagh.

Em um filme descrito por alguns como uma espécie de Roma do Reino Unido, o diretor – que também escreveu o roteiro do filme – conta com Jamie Dornan, Caitriona Balfe, Judi Dench, Ciarán Hinds e Lara McDonnell.

O longa estreou no festival de Telluride, foi amplamente aclamado e colocado entre os favoritos para o próximo Oscar. Belfast chega aos cinemas do Brasil no dia 16 de Dezembro. Confira o trailer:

11 – Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg

Após quatro anos longe das telonas, Steven Spielberg está de volta, e dessa vez com um remake de um dos musicais mais icônicos da história do cinema – Amor, Sublime Amor, filme de 1961, dirigido por Robert Wise e Jeremy Robbins, que se tornou um ícone para a juventude ao adaptar a história de Romeu & Julieta para uma briga entre gangues para dominar as ruas de Manhattan.

Para contar a história da batalha entre os The Jets e os The Sharks, Spielberg conta com um elenco recheado de jovens talentos, como Ansel Elgort, Rachel Zegler, David Alvarez e Ariana DeBose, além da participação de Rita Moreno, uma das estrelas do filme original.

O remake está previsto para chegar aos cinemas brasileiros no dia 9 de Dezembro, e, com o diretor que tem, tem grande potencial de aparecer em várias categorias do Oscar. Confira o trailer:

12 – A Crônica Francesa, de Wes Anderson

Finalmente, deve chegar aos cinemas A Crônica Francesa, primeiro filme de Wes Anderson desde Ilha dos Cachorros, de 2018, e o primeiro longa live-action do diretor desde O Grande Hotel Budapeste, de 2014. Em um filme descrito como uma “carta de amor ao jornalismo”, o diretor levará às telas uma coleção de histórias publicadas em um jornal europeu, escolhidas pelos editores do jornal como as melhores histórias da última década.

O elenco conta com vários colaboradores frequentes do diretor – como Bill Murray, Frances McDormand, Tilda Swinton, Owen Wilson, Adrien Brody, Willem Dafoe, Edward Norton, Saoirse Ronan, Timothee Chalamet, Léa Seydoux e Jason Schwartzmann – além de caras novas dentro da filmografia de Anderson, mas bem conhecidas pelo público, como Benício Del Toro, Jeffrey Wright, Christoph Waltz e Elizabeth Moss.

Após quase um ano e meio de adiamento causado pela pandemia – a estreia mundial do filme estava planejada para O Festival de Cannes de 2020 – o lançamento do filme nos cinemas brasileiros deve ocorrer no dia 18 de Novembro. Confira o trailer:

E você, está ansioso para quais desses filmes? Já tem suas apostas para o Oscar prontas? Deixe seu comentário e obrigado por ler!

Deixe uma resposta