Crítica: O Homem nas Trevas 2 (2021, de Rodo Sayagues)

O filme se passa logo após o primeiro e tem uma visão bem diferente do personagem principal. A princípio, ficamos sem entender direito o que acontece, até que a história por si só nos mostra o caminho. Confira o que achamos a seguir!

A princípio, o filme não entrega muito sobre os acontecimentos desse filme serem antes ou depois do primeiro, apenas descobrimos no final, mas nada que atrapalhe a experiência. Stephen Lang mais uma vez se supera no personagem, um ex-militar (descobrimos isso nesse filme) cego, que cuida de sua filha com um zelo extremo e vivem afastados do mundo, até que sua filha começa a sentir falta de uma vida normal. Aparentemente, o único contato com o mundo lá fora é Hernandez (Sthepanie Arcila) que todo mês traz as compras e, de vez em quando, leva Phoenix (Madelyn Grace) junto. Até que em uma dessas idas e vindas, algo sai tremendamente errado.

Nesse filme temos uma perspectiva completamente diferente comparada com o primeiro filme, que se passou exclusivamente dentro da casa de Lang, quando três jovens invadem para roubá-lo. Aqui a direção tenta aprofundar as relações desse homem com seu passado e presente, tentando trazer empatia por ele, já que agora ele é pai. Coisa que no primeiro não sabíamos. A grande sacada desse longa é tentar fazer o vilão se transformar em “mocinho”, ao mostrar sua relação com a filha.

É difícil não fazer comparações, já que o primeiro é um dos meus queridinhos do suspense, e é gritante a diferença entre as direções de ambos. Aqui tudo é extremo, bagunçado e barulhento, muito diferente do primeiro, que agora parece mais um filme de ação em si, do que um suspense voltado ao terror com adolescentes tentando sobreviver na escuridão.

Temos detalhes deixados pela direção o tempo todo, criando um universo diferente e completando a história ao longo do tempo. O filme é uma constante mudança de perspectiva, já que a situação está totalmente fora de controle do nosso conhecido personagem. A mudança não me desagrada, pelo contrário, é interessante ver como ele reage a essa situação e tenta contornar o estrago, causando muito mais estrago. As cenas de violência são um tanto quanto fortes, para aqueles mais sensíveis.

Por fim, diria que o filme funciona mais como uma ação angustiante do que um terror ou suspense como o primeiro, enquadra o personagem em outra perspectiva e por fim, diria que ele expurgou todos os seus pecados para salvar a filha. Redenção seria uma palavra melhor, mas não se encaixa em meio a toda carnificina apresentada aqui. O filme é uma sequência distinta do primeiro e ainda consegue manter alguns padrões, mas com uma visão totalmente oposta.

Título Original: Don’t Breathe 2

Direção: Rodo Sayagues

Duração: 90 minutos

Elenco: Stephen Lang, Madelyn Grace, Brendan Sexton III, Rocci Williams, Stephanie Arcilla, Bobby Schofield, Steffan Rhodri, Adam Young, Christian Zagia, Ron Rogell

Sinopse: O ex-militar cego Norman Nordstrom vive uma vida tranquila e isolada, se relacionando apenas com sua jovem filha adotiva. Porém, sua paz logo é destruída quando um grupo de criminosos invade sua casa e sequestra a garota. Assim, Norman é forçado a voltar a seus instintos sombrios para salvá-la.

Trailer:

E você? Gostou do filme?

Deixe uma resposta