Por incrível que pareça, já chegamos novamente ao mês de Outubro. Os clubes de futebol que não brigam por mais nada em 2021, já começaram seu planejamento para a próxima temporada. As equipes de Fórmula 1 já anunciaram seus pilotos para o ano que vem. As empresas já começaram a planejar suas festas de fim de ano e as ações a serem tomadas em 2022.
Para os cinéfilos, essa época do ano significa que a temporada de premiações está começando. Como sempre, é difícil prever quais serão exatamente os indicados – até porque muitos dos filmes que acabam recebendo indicações tem um lançamento mundial só em Janeiro – mas já existem informações o suficiente para nos levar a projetar alguns dos filmes que devem dominar a próxima temporada de festas em Hollywood. Para conhecer alguns deles, essa matéria listará 12 filmes que devem estar presentes em alguma categorias do Oscar de 2022.
1 – Madres Paralelas, de Pedro Almodóvar
Após o aclamado Dor & Glória, de 2019, que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar – responsável por clássicos como Tudo Sobre Minha Mãe, Fale com Ela e A Pele que Habito – deve voltar às premiações no ano de 2022.
O novo filme do diretor volta ao universo feminino tantas vezes explorado em sua filmografia, e conta a história de duas mulheres – uma adulta e uma adolescente – unidas pela maternidade. Deve ser forte nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, com Penélope Cruz e Milena Smit.
O longa estreou no Festival de Veneza e arrancou aplausos da plateia. Ainda não tem data de lançamento confirmada no Brasil, mas deve chegar ao país entre o fim de 2021 e o começo de 2022. Confira o trailer:
2 – O Beco do Pesadelo, de Guillermo Del Toro
Em seu primeiro filme após A Forma da Água, de 2017 – que venceu quatro estatuetas do Oscar, inclusive as de Melhor Direção e Melhor Filme – o diretor Guillermo Del Toro escolheu fazer um remake de O Beco das Almas Perdidas, de 1947, thriller clássico que trata de um jovem manipulador que se junta a uma psicóloga ainda mais perigosa do que ele.
Para recontar a história, o diretor recrutou nomes consagrados como Cate Blanchett, Bradley Cooper, Willem Dafoe, Toni Collette, Rooney Mara e Richard Jenkins, além de reeditar a parceira com o diretor de fotografia Dan Laustsen, que trabalhou nos dois últimos filmes do diretor – A Forma da Água e A Colina Escarlate – e o compositor Alexandre Desplat, que também colaborou com Del Toro em A Forma da Água.
A data de estreia do filme nos Estados Unidos está marcada para o dia 03 de Dezembro de 2021. Confira o trailer:
3 – Duna, de Dennis Villeneuve
Quatro anos após seu último filme – o premiado Blade Runner 2049, de 2017 – o canadense Dennis Villeneuve continuará no mundo da ficção científica com seu novo filme, Duna. Além de Blade Runner 2049, o diretor também já havia realizado o sci-fi A Chegada, de 2016.
Para adaptar o romance clássico de Frank Herbert, Villeneuve contou com um orçamento de 165 milhões de dólares e um elenco cheio de estrelas, como Timothée Chalamet, Zendaya, Jason Momoa, Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Javier Bardem, Charlotte Rampling e Dave Bautista.
O filme tem estreia no Brasil programada para o dia 21 de Outubro, e chegará ao HBO Max no dia seguinte, mesma data de seu lançamento nos cinemas dos Estados Unidos. Confira o trailer:
4 – Não Olhe Para Cima, de Adam McKay
O novo projeto de Adam McKay – diretor de comédias como O Âncora e Quase Irmãos, além dos indicados ao Oscar Vice e A Grande Aposta – é Não Olhe Para Cima, que conta a história de dois astrônomos que descobrem que um meteoro atingirá a Terra dentro de seis meses e tentam alertar a população, que se porta de forma cética diante da situação.
O estrelado elenco conta com Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett, Jonah Hill, Timothée Chalamet, Ariana Grande, Tyler Perry, Chris Evans, Mark Rylance e Matthew Perry.
O filme chega ao catálogo da Netflix no dia 24 de Dezembro e deve contar com uma campanha forte para estar na temporada de premiações. Confira o teaser:
5 – Ataque dos Cães, de Jane Campion
Outra produção que deve contar com forte campanha da Netflix é Ataque dos Cães, novo filme de Jane Campion, cineasta responsável por obras como O Piano e Brilho de uma Paixão.
O longa se passa no estado de Montana, no velho-oeste estadunidense, e conta a história de dois irmãos: George e Phil. Quando o primeiro se casa secretamente, o segundo faz de tudo para atrapalhar a vida do irmão, gerando, assim, confrontos definitivos para a história da família.
Também escrito por Jane Campion, o longa conta com um elenco forte, composto por nomes como Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst, Jesse Plemons, Kodi Smit-McPhee, Thomasin McKenzie e Keith Carradine.
Recentemente premiado com o Leão de Prata do Festival de Veneza, o filme chegará às telas da Netflix no dia 1 de Dezembro. Confira o teaser:
6 – Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson
Paul Thomas Anderson está de volta! Após o lançamento de Trama Fantasma, em 2017, o diretor de clássicos modernos como Boogie Nights, Magnolia e Sangue Negro volta às telonas com Licorice Pizza, filme que conta a história de um adolescente dos anos 70 que se torna ator e vive dramas comuns para os adolescentes de qualquer época.
O elenco do longa conta com estrelas como Bradley Cooper, Sean Penn, Maya Rudolph e Tom Waits, além de estreantes como Alana Haim e Cooper Hoffman – filho de Phillip Seymour Hoffman, colaborador frequente de PTA.
O lançamento do filme está marcado para o dia 26 de Novembro, em circuito reduzido nos Estados Unidos. Confira o trailer:
7 – The Tragedy Of Macbeth, de Joel Coen
Outro filme que deve receber bastante atenção na temporada de premiações é a mais nova adaptação de Macbeth, uma das obras mais aclamadas do escritor inglês William Shakespeare. Após ser filmada por cineastas lendários, como Orson Welles, Roman Polanski e Béla Tarr, chegou a hora de Joel Coen – conhecido pela dupla com seu irmão, Ethan – emprestar sua visão à obra de Shakespeare.
Para ela, o diretor recrutou um elenco que conta com nomes consagrados, como Denzel Washington, Frances McDormand e Brendan Gleeson, além de talentos emergentes, como Harry Melling e Corey Hawkins.
A adaptação se trata do primeiro roteiro que Joel Coen escreveu sem a parceira de seu irmão, e também do primeiro filme que não contará com a participação de Ethan Coen por trás das câmeras desde Matadores de Velhinhas, de 2004.
O filme, produzido pela A24 e distribuído pela Apple TV+, será lançado nos cinemas dos Estados Unidos no dia 25 de Dezembro, e chegará ao serviço de streaming da Apple no dia 14 de Janeiro. Confira o trailer:
8 – Casa Gucci, de Ridley Scott
O veterano Ridley Scott – responsável por verdadeiros clássicos do cinema, como Blade Runner, Alien e Gladiador – está de volta às telonas. Dessa vez, o cineasta contará a história do assassinato de Maurizio Gucci, planejado por sua esposa Patrizia Reggiani.
Interpretando Maurizio – neto do designer fashion Guccio Gucci – está Adam Driver, e, interpretando Patrizia Reggiani, está Lady Gaga, em seu primeiro papel desde o premiado Nasce Uma Estrela, que rendeu a Gaga uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Completam o estrelado elenco nomes como Al Pacino, Salma Hayek, Jared Leto e Jeremy Irons.
O longa está previsto para chegar aos cinemas estadunidenses no dia 24 de Novembro, e contará com forte campanha da MGM para chegar com força na temporada de premiações. Confira o trailer:
9 – O Último Duelo, de Ridley Scott
Outro filme de Ridley Scott a estar cotado para a temporada de premiações é O Último Duelo, primeiro roteiro escrito em parceria entre Matt Damon e Ben Affleck desde Gênio Indomável, de 1997, que deu aos amigos o Oscar de Melhor Roteiro Original. A também indicada ao Oscar, Nicole Holofcener – responsável pelo roteiro de Poderia Me Perdoar? – assina os créditos de escrita do longa junto com a dupla.
O épico conta a história de um julgamento por combate disputado entre Jean de Carrouges e Jacques LeGris, na era medieval, após a esposa do primeiro acusar o segundo de violentá-la. O elenco conta com nomes como Jodie Comer, Matt Damon, Adam Driver e Ben Affleck.
A data de estreia do filme nos cinemas do Brasil está marcada para o dia 14 de Outubro, e ainda não tem data para chegar às plataformas digitais. Confira o trailer:
10 – Belfast, de Kenneth Branagh
O cineasta Kenneth Branagh – realizador de filmes como Thor, Assassinato No Expresso Oriente e Hamlet – traz aos cinemas o drama Belfast, que trata da “dores e delícias” – como diria Caetano Veloso – de ser um menino de 9 anos no fim dos anos 60, durante o tumulto cultural e social na capital da Irlanda do Norte, cidade natal de Brannagh.
Em um filme descrito por alguns como uma espécie de Roma do Reino Unido, o diretor – que também escreveu o roteiro do filme – conta com Jamie Dornan, Caitriona Balfe, Judi Dench, Ciarán Hinds e Lara McDonnell.
O longa estreou no festival de Telluride, foi amplamente aclamado e colocado entre os favoritos para o próximo Oscar. Belfast chega aos cinemas do Brasil no dia 16 de Dezembro. Confira o trailer:
11 – Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg
Após quatro anos longe das telonas, Steven Spielberg está de volta, e dessa vez com um remake de um dos musicais mais icônicos da história do cinema – Amor, Sublime Amor, filme de 1961, dirigido por Robert Wise e Jeremy Robbins, que se tornou um ícone para a juventude ao adaptar a história de Romeu & Julieta para uma briga entre gangues para dominar as ruas de Manhattan.
Para contar a história da batalha entre os The Jets e os The Sharks, Spielberg conta com um elenco recheado de jovens talentos, como Ansel Elgort, Rachel Zegler, David Alvarez e Ariana DeBose, além da participação de Rita Moreno, uma das estrelas do filme original.
O remake está previsto para chegar aos cinemas brasileiros no dia 9 de Dezembro, e, com o diretor que tem, tem grande potencial de aparecer em várias categorias do Oscar. Confira o trailer:
12 – A Crônica Francesa, de Wes Anderson
Finalmente, deve chegar aos cinemas A Crônica Francesa, primeiro filme de Wes Anderson desde Ilha dos Cachorros, de 2018, e o primeiro longa live-action do diretor desde O Grande Hotel Budapeste, de 2014. Em um filme descrito como uma “carta de amor ao jornalismo”, o diretor levará às telas uma coleção de histórias publicadas em um jornal europeu, escolhidas pelos editores do jornal como as melhores histórias da última década.
O elenco conta com vários colaboradores frequentes do diretor – como Bill Murray, Frances McDormand, Tilda Swinton, Owen Wilson, Adrien Brody, Willem Dafoe, Edward Norton, Saoirse Ronan, Timothee Chalamet, Léa Seydoux e Jason Schwartzmann – além de caras novas dentro da filmografia de Anderson, mas bem conhecidas pelo público, como Benício Del Toro, Jeffrey Wright, Christoph Waltz e Elizabeth Moss.
Após quase um ano e meio de adiamento causado pela pandemia – a estreia mundial do filme estava planejada para O Festival de Cannes de 2020 – o lançamento do filme nos cinemas brasileiros deve ocorrer no dia 18 de Novembro. Confira o trailer:
E você, está ansioso para quais desses filmes? Já tem suas apostas para o Oscar prontas? Deixe seu comentário e obrigado por ler!