Crítica: The Last of Us – 1ª Temporada (2023, de Craig Mazin e Neil Druckmann)

A série The Last of Us é baseada num jogo de videogame de mesmo nome desenvolvido pela Naughty Dog, originalmente lançado em 2013 para o PlayStation 3. O jogo foi amplamente aclamado pela crítica e é um sucesso até hoje. Quando a série foi anunciada, não demorou para que o público fosse à loucura, especialmente aqueles que já eram fãs do game!

A série foi desenvolvida pela HBO em parceria com a Naughty Dog, ou seja, Craig Mazin produziu a série juntamente com o diretor do jogo, Neil Druckmann, que também trabalhou como roteirista e produtor executivo, o que foi perfeito, pois dessa forma a série seguiu de forma espetacular a história do jogo enquanto ainda explorava muito mais daquele cenário pós-apocalíptico e seus personagens complexos.

Em The Last of Us vemos o início de um apocalipse através de um fungo, o Cordyceps, que sofreu uma mutação e começou a infectar seres humanos, transformando-os em criaturas horripilantes denominadas de “infectados”. Esses infectados são caracterizados por deformidades físicas onde fungos começam a crescer no corpo até tomar aquele humano completamente, e enquanto eles não sofrem 100% dessa mutação, são bem agressivos, indo em busca de mais vítimas. E basta uma mordida para que você fique infectado.

Ah, e uma curiosidade muito bacana, é que toda essa transformação dos infectados é real, quer dizer, é maquiagem, ou seja, não foi criada por efeitos especiais em CGI, mas práticos. E essa caracterização foi feita por Barrie Gower, que também criou a caracterização do Vecna, vilão na série Stranger Things.

E dentro desse cenário pós-apocalíptico iremos encontrar Joel e Ellie. Joel, brilhantemente interpretado por Pedro Pascal, é um homem que perdeu tudo aquilo de mais importante em sua vida e hoje vive completamente amargurado. Já Ellie, uma garotinha de 12 anos, super empolgada pela vida e cheia de vontade de querer descobrir mais das coisas e do mundo, acaba cruzando seu caminho com o de Joel. Então, de repente, Joel se vê numa difícil jornada junto com Ellie em busca de uma cura e de lugares seguros para se esconder.

Ellie, interpretada por Bella Ramsey, está magnífica em seu papel e tem uma química de outro mundo com Pedro Pascal! É lindo vê-los atuando juntos, parece que ambos foram feitos para estes papeis! Bella consegue transmitir de forma muito natural e genuína toda a inocência e alegria de Ellie, enquanto Pedro não deixa a desejar ao dar vida a Joel, homem duro e cínico.

E essa personalidade tão oposta deles é o que tem de melhor na construção do relacionamento dos dois. Joel é o cara que viu o mundo antes do apocalipse, ele tinha tudo – e perdeu. Já Ellie, é uma garotinha que nasceu no meio desse apocalipse, então não perdeu nada, pelo contrário, já nasceu acostumada dentro desse caos, lutando para sobreviver, dia após dia. Por esse motivo, ela tem a alegria, ela quer descobrir e aprender sobre o mundo, ela tem esse anseio, anseio este que já não existe mais em Joel. Aliás, inicialmente quando Joel conhece Ellie, acha ela insuportável com toda a sua felicidade e otimismo.

Os episódios da série são longos e muitos são lentos, mas de forma alguma chatos. Apesar da construção e introdução da história e dos personagens ter esse ritmo mais lento, o tempo passa super rápido enquanto estamos assistindo. A história é tão bem escrita e produzida e os personagens são tão cativantes que nem vemos o tempo passar! Mas não ache que vai ser um marasmo puro, temos cenas de ação na medida certa que vão fazer nosso coração pular do peito! E uma habilidade muito boa dos diretores, é sempre em algum episódio quebrar uma expectativa com algum detalhe da história, mostrando algo completamente diferente daquilo que nos fez imaginar inicialmente, e isso faz com que nossa cabeça exploda – no bom sentido.

The Last of Us é uma ótima opção para todos aqueles que amam uma boa história apocalíptica! E o melhor de tudo, é que já temos uma segunda temporada confirmada e, segundo entrevista dada à revista Vanity Fair, Bella Ramsay revelou que a segunda temporada será sobre vingança!

Título Original: The Last of Us

Direção: Craig Mazin e Neil Druckmann

Episódios: 9

Duração: 1 hora por ep. aproximadamente

Elenco: Bella Ramsay, Pedro Pascal, Adam Basil, Andrea Greening, Anna Torv, Nico Parker, Murray Barlett, Storm Reid, Lamar Johnson, Keivonn Montreal Woodard, John Hannah, Merle Dandridge e outros.

Sinopse: Vinte anos após a destruição da civilização moderna, Joel, um sobrevivente, é contratado para contrabandear Ellie, uma garota de 14 anos, para fora de uma zona opressiva de quarentena. O que começa como um pequeno trabalho logo se torna uma jornada brutal, já que ambos devem atravessar os EUA e dependem um do outro para sobreviver.

Trailer:

Espero que você tenha gostado da crítica e que tenha sentido vontade de explorar esse complexo e incrível universo pós-apocalíptico de The Last of Us junto com a gente! E corre que ainda dá tempo de maratonar a primeira temporada antes da segunda chegar! 🙂

Deixe uma resposta