A subversão dos personagens de Breaking Bad

* CONTÉM SPOILERS.

A subversão dos personagens de Breaking Bad é um exemplo da habilidade da série em criar personagens multifacetados e em constante evolução. Vince Gilligan, diretor da série, foge de todos os estereótipos que apresenta para nos passar uma mensagem bem clara: não subestime ninguém. 

Breaking Bad é uma série original e genial que eu arriscaria dizer que beira a perfeição. Ela tem várias qualidades e eu estou aqui para falar de uma delas: a construção da subversão dos personagens. 

Ao longo das incríveis 5 temporadas, acompanhamos uma transformação lenta porém constante de vários personagens, que se distanciam de suas características estereotipadas iniciais e assumem papéis surpreendentes. 

Vamos falar sobre cada uma delas agora, começando pelo nosso protagonista, Walter White. 

Walter White

Walter White, protagonista da série, tem a maior e mais notável transformação. No início, ele é um professor de química do ensino médio que não consegue nem fazer com que seus alunos se interessem por suas aulas. Recebe uma mixaria por ano e tem aquela sensação de que sua vida está escorrendo por suas mãos. A chave de Walter vira e a subversão de seu personagem começa a aparecer quando ele descobre que tem um câncer de pulmão em estágio avançado. E é aí que o vemos embarcar em um dilema moral gigantesco de fazer o que der na telha já que não tem mais nada a perder e está com os dias contados. Um químico brilhante frustrado e mal pago acha que está na hora de começar a ser bem recompensado por todo o seu brilhantismo. Sua ideia? Criar a metanfetamina mais pura do mercado. A justificativa? Deixar dinheiro para a sua família ficar confortável quando ele morrer. E ele vai de um homem de família certinho e bondoso a um criminoso de primeira linha que cria uma teia de mentiras com sua família só para poder sentir o gosto de ter sido alguém poderoso e bem reconhecido, não importasse como, antes de morrer. De bonzinho à vilão, literalmente. 

Jesse Pinkman

Jesse Pinkman, além de ex-aluno de Walter White, é também um traficantezinho meia boca, super imaturo e irresponsável, que se torna parceiro/sócio de White nesse mundo do crime. Porém, desde o início da série, enxergamos em Jesse uma certa inocência, algo que nos mostra que lá no fundo ele é uma boa pessoa. Jesse se vê preso em um ciclo autodestrutivo que só piora. E sempre que ele pensa em mudar e sair daquela vida, algo acontece que o prende ainda mais naquela teia de crimes. A subversão do seu personagem acontece quando ele começa a se tornar completamente consciente das consequências das suas ações e vai se transformando numa pessoa mais sensível. E eu diria que a subversão de Jesse é a sua maior punição, um coração bom que nunca ficará livre de seu passado, não importa aonde vá. 

Skyler White 

Skyler é a esposa de Walter, com quem tem um filho de 16 anos e está grávida do segundo. Inicialmente, Skyler é aquela mulher do lar que se resume a ser esposa, mãe, irmã e cunhada. É um doce de pessoa, muito leal, atenciosa e dedicada à todos a sua volta. Ela quebra completamente o estereótipo de mulher grávida louca dos hormônios em todas as cenas em que mostra sua completa razão e sensatez, especialmente nos momentos em que seu marido descobre o câncer ou, mais tarde, quando ela começa a perceber todas as mentiras que Walter vem lhe contando. Mas a subversão de Skyler começa quando ela descobre de fato todos os crimes do marido. Ela se vê num beco sem saída, não sabe o que fazer e acaba sendo obrigada a ser cúmplice para proteger a sua família – ela sim, se viu obrigada a entrar no mundo do crime para proteger sua família, diferente de Walt. Skyler leva em consideração que Walter está com os dias contados e vê na morte dele uma saída daquela situação. Ou seja, inicialmente uma esposa amorosa evitando a todo custo que o câncer de seu marido evolua, para uma esposa em prantos desejando que o câncer volte com tudo e faça o favor de lhe matar.

Walter White Jr. (ou Flynn)

Walter White Junior é o filho de Walter e Skyler e tem paralisia cerebral, o que lhe causa algumas poucas dificuldades para andar e falar. Ele é frequentemente mostrado como alguém vulnerável, que precisa de apoio para fazer as coisas simples do dia a dia. Walter Jr. vê em seu pai uma figura de herói, um pai presente e dedicado, carinhoso, um bom marido para sua mãe, um professor dedicado, um completo exemplo de homem, pai e marido. A subversão de Walter Jr. começa quando ele adota o apelido “Flynn” e obriga todos o chamarem por esse nome, e acaba fazendo isso inconscientemente (ou não) para se desvincular da sombra do nome de seu pai, passando a criar sua própria personalidade, com suas próprias opiniões e independência. Flynn não tem um arco tão extenso e complexo quanto outros personagens, mas a sua subversão é bem nítida quando ele vê realmente quem é o seu pai de verdade, um monstro criminoso que destruiu a família a troco de nada, então aquele pai herói se transformou no vilão horripilante que ele quer ver longe ou morto.

Marie Schrader

Marie é a irmã de Skyler. Inicialmente Marie é uma personagem com uma personalidade esquisita qual demoramos pra entender. É uma mulher com atos duvidosos mas que surpreende em algumas situações com a sua empatia e habilidade de se colocar no lugar do próximo. A subversão de Marie começa a aparecer aos poucos depois que ela começa a fazer terapia, mas fica ainda mais visível quando eventos traumáticos acontecem na sua vida e de seu marido, obrigando uma maturidade mais rápida, e é onde vemos uma mulher esquisita e meio inconsequente se tornar uma mulher amorosa, empática, cuidadosa, como a sua irmã Skyler era inicialmente. Parece que o jogo virou. 

Hank Schrader 

Hank é marido de Marie e cunhado de Skyler e Walter. É também um agente da DEA (Agência de Combate às Drogas). No início da série, Hank parece dar vida àquele estereótipo de policial invencível e marido machão. Mas esse estereotipo é quebrado antes mesmo da subversão de Hank aparecer, que é quando vamos conhecendo melhor seu personagem e vendo que ele é um ótimo marido, um ótimo amigo para Walt e um tio muito dedicado a Flynn – então não demora muito para que Hank se torne um dos nossos personagens preferidos. Mais determinado do que nunca, quando descobre que tem um novo traficante produzindo uma droga ainda mais pura circulando pela cidade, não demora 2 segundos para que fique obcecado em prender esse cara misterioso. Mas a subversão de Hank vai começando quando ele quase morre em uma missão, onde começa a ter ataques de pânico frequentes que o levam a pensar em se aposentar, e toma seu ápice quando descobre que Walt é o cara que ele procura incansavelmente há mais de um ano, fazendo com que a vontade de pegar Walt com suas próprias mãos se torne ainda maior. E é essa sua obstinação pela vingança que o leva ao seu próprio fim. A subversão mais triste, na minha humilde opinião. 

Saul Goodman

Saul é o advogado criminalista de Walter e Jesse. Inicialmente ele é um advogado de porta de cadeia que encontra brechas na lei para livrar a cara de seus clientes, fazendo isso até de forma cômica e bem caricata. Mas a mudança de Saul começa quando o perigo vai ficando cada vez maior e ele precisa revelar habilidades mais ágeis e complexas para dar conta do seu duo preferido, então logo vemos Saul sair de um advogadozinho cômico para uma peça chave e indispensável na vida de Walter e Jesse. Sem Saul, nada seria possível.

Mike Ehrmantraut

Mike é um dos melhores e mais icônicos personagens de Breaking Bad. Inicialmente é apresentado como um ex-policial e capanga de maior confiança de Gus Fring, dono do cartel para qual Walter cozinha a metanfetamina. Mike exala segurança, lealdade e competência. Sua postura e experiência o tornam um cara temido e respeitado. Porém, essa imagem de homem durão implacável vai amolecendo quando somos apresentados a um lado seu com mais compaixão, que acontece quando sua relação com Jesse vai evoluindo e ele se dá conta de que Jesse é um cara bom e leal, ou seja, ele se vê em Jesse e isso o comove de certa forma, fazendo com que ele passe a proteger Jesse e tome decisões que normalmente não o faria. 

Skinny e Badger 

Skinny e Badger são dois drogados de carteirinha e traficantes de meia tigela, mas ótimos amigos de Jesse, super presentes e leais. Quando Jesse começa a vender a meta que está cozinhando com Walt, eles são os primeiros vendedores. A subversão dos dois personagens acontece juntas e essa chave vira quando o Jesse começa a bancar a vida dos amigos e eles não veem mais necessidade de traficar, tornando-se apenas usuários controlados e pessoas responsáveis. A maior demonstração da mudança destes dois personagens pode ser vista quando vemos os amigos em sua casa nova, um lugar bonito e limpo, e o cuidado, responsabilidade e carinho que eles tem com Jesse quando o amigo aparece de supetão depois de ter ficado preso em cativeiro por meses. Enquanto Jesse cuidava deles com dinheiro, os amigos cuidavam de Jesse com aquilo que podiam dar de melhor, lealdade e afeto. E é algo subversivo pois não imaginamos que pessoas como os dois tomassem esse rumo na vida ou que pudessem de fato serem boas pessoas. 

P.S.: A evolução dos personagens Skinny e Badger é melhor vista no filme El Camino: A Breaking Bad Film, uma continuação em filme da série que mostra de forma mais atenciosa o fim de Jesse Pinkman.

Que Breaking Bad é uma série sensacional todo mundo que já viu sabe, mas vocês já tinham parado para refletir um pouco mais a respeito de cada personagem?

Deixe uma resposta