O PRIMEIRO LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO NÃO FOI DA DISNEY

Desde os primórdios das cavernas o ser humano desenha como forma de se comunicar e registrar situações cotidianas, porém somente em 1645 (377 anos antes desta matéria) foi inventado por Christiaan Huygens (1629-1695) um mecanismo chamado “A Lanterna Mágica”, uma espécie de tataravô dos projetores. Funcionava com uma câmara escura onde a luz de uma lâmpada a óleo atravessava placas de vidro que continham figuras desenhadas, e sendo movidas acabavam por projetar num fundo branco a ilusão de movimento.

Epidascópio ou “A Lanterna Mágica”.

Caminhando numa linha do tempo, em 1908 foi produzida a primeira animação em curta-metragem, chamada Fantasmagorie, com 1 minuto de duração, daquele que é considerado o pai da animação, o francês Émile Reynaud (1844-1918).

Muitos pensam que Walt Disney (1901-1966) foi pioneiro em longa-metragem de animação com o clássico Branca de Neve e os Sete Anões (1937), no entanto o equívoco se repara tão logo nos deparamos com a obra El Apóstol (1917), uma sátira ao presidente Argentino Hipólito Yrigoyen com 1 hora e 10 de duração. O criador foi o cartunista, diretor e animador Quirino Cristiani (1896-1984) e a sinopse era simples: O presidente Argentino decide queimar Buenos Aires usando raios de Júpiter”. Cristiani era italiano, mas foi nacionalizado argentino e tinha fortes críticas ao governo da época e conseguiu que o filme ganhasse forte apelo popular no país, ficando em cartaz por seis meses seguidos, porém o que poderia ser um impulso para um promissor mercado de animações no país acabou caindo no esquecimento em razão de um misterioso incêndio que destruiu todas as cópias do negativo em 1926, restando apenas alguns rascunhos do que um dia já foi um projeto realizado.

Cartaz do primeiro longa animado da história: El Apóstol (1917)
Quirino Cristiani (data indefinida)

Outro feito curioso de Cristiani foi a realização do primeiro longa-metragem de animação sonorizado na história, de nome Peludópolis (1931).

Certo, então o Walt Disney veio em seguida e fez o segundo longa de animação?

Errado.

As Aventuras do Príncipe Achmed (1926) da diretora alemã Lotte Reiniger (1889-1981) veio antes do primeiro longa da Disney, que só veio a ser lançado em 1937. Lotte, além de ser a maior pioneira em animação de sombras e silhuetas desenvolveu durante seu processo o que viria a ser a percussora da câmera multiplano, capaz de dar aos cenários a sensação de profundidade de campo.

Lotte Reiniger trabalhando em seu estúdio (1926)
A câmera multiplano em ação.

E você? Conta pra gente qual a primeira animação que você assistiu na sua vida!

Deixe uma resposta