Crítica: Além do Tempo (2023, de Theu Boermans)

Johanna (Sallie Harmsen) e Lucas (Reinout Scholten Van Aschat) são um casal jovem e apaixonado, vivendo por volta dos anos 70 e 80 com o seu filho pequeno Kai (River Oosterink). Tudo ia bem na vida dos três, até que durante uma viagem de barco eles vão viver a pior tragédia de suas vidas.

Em Além do Tempo vamos acompanhar um drama dirigido por Theu Boermans sobre o casal que precisa lidar com a perda do único filho. Baseado em uma história real, veremos o quanto a morte de um filho pode ser devastadora e que não importa quanto tempo passe, para os pais é uma perda irreparável.

Com roteiro de Marieke Van Der Pol veremos uma história que se passa em duas fases. Inicialmente teremos Johanna e Lucas com seu filho, depois os dois precisando lidar com o trauma e o luto, até a ocasião que acabam se separando. Já na segunda fase, veremos a história mais pelo lado de Johanna, já madura e que seguiu sua vida e teve mais dois filhos, mas nunca deixou de pensar em Kai e Lucas.

Portanto, ela e Lucas acabam se reencontrando agora mais velhos, mas com os sentimentos ainda intactos, como o amor, a saudade e o luto. Eles vão reviver memórias do passado e talvez até dar uma nova chance ao amor. Dessa maneira, o longa-metragem busca retratar que não importa quanto tempo se passe, o amor ultrapassa as barreiras do tempo.

Sallie e Reynout, que interpretam Johanna e Lucas na fase jovens respectivamente, entregam uma atuação forte, dramática e ao mesmo tempo desesperada. Sallie se destaca, pois, além de encarnar o luto de uma mãe em cena, sua personagem vive um outro lado: o de tentar resgatar a sua família, tendo um novo filho. Coisa que Lucas, interpretado por Reynout, considera um absurdo, resultando na separação do casal.

Já Elsie de Brauw e Gijs ScholthenVan Aschat, Johanna e Lucas respectivamente, interpretam o casal maduro de forma mais resignada, mas que de maneira brilhante transparecem as marcas e dores do passado. Mas, depositam na união e no amor a esperança no futuro.

Além do Tempo, com sua fotografia às vezes bela, às vezes dramática, e uma trilha sonora envolvente, é uma obra sobre luto e como o tempo tem papel fundamental nas nossas vidas. Mas, é uma demonstração de que mesmo que ele passe, as lembranças e marcas do passado ficam para sempre. Tudo isso de forma simplista e profunda.

Título Original:  Zee Van Tijd

Direção: Theu Boermans

Duração: 116 minutos

Elenco: Sallie Harmsen, Reinout Scholten van Aschat, Elsie de Brauw, Gijs Scholten van Aschat, River Oosterink

Sinopse: Lucas (Reinout Scholten van Aschat), e Johanna (Sallie Harmsen), vivem no início dos anos 1980, são um casal que se amam e que são muito felizes juntos. Uma tragédia cruzará o caminho dos dois que, infelizmente, faz com que se separem por anos.

Trailer:

O que achou da crítica? Pretende assistir ao filme?

Deixe uma resposta