Crítica: Blade – O Caçador de Vampiros (1998, de Stephen Norrington).

O filme em questão nos apresenta o personagem principal, Blade, famoso pelos quadrinhos da Marvel, interpretado por Wesley Snipes (Homens Brancos Não Sabem Enterrar). Blade é um ser híbrido, meio humano e meio vampiro, que dedica sua vida a caçar e eliminar essas criaturas da noite sedentas por sangue humano. Com suas habilidades sobre-humanas, seu arsenal de armas especiais e sua forte determinação, Blade se torna uma ameaça implacável para os vampiros que ameaçam a humanidade.

Blade – O Caçador de Vampiros é um longa dirigido por Stephen Norrington (A Máquina da Morte). É um diretor com seus altos e baixos e que aqui conseguiu criar uma obra bastante importante para o subgênero dos super-heróis, que hoje é o principal motor da indústria cinematográfica americana. Tudo bem que há uma pegada de cinema de ação noventista mais pujante do que a mitologia do personagem, subdesenvolvida, mas uma semente foi plantada para o que temos hoje.

Wesley Snipes foi para Blade o que Keanu Reeves tem sido para John Wick, fazem aqueles personagens devotos a ação e com pose de “durão”. Poucos diálogos importantes o protagonista tem neste longa, sua forma de se comunicar é muito mais eficiente quando há uma espada em sua mão e um vampiro do outro lado.

Também é digno de nota um certo anacronismo, visto que as arquiteturas e as festas parecem futuristas, enquanto o filme se passa nos anos 1990. Sem dúvidas, o filme é eficiente, tem seus três atos bem definidos e suas cenas de ação são inspiradas. No entanto, é um pouco preguiçoso ou displicente na exploração do sobrenatural do próprio universo, toda a fantasia parece ser pretexto para artes marciais, o que não é demérito em teoria, mas às vezes parece não conseguir se manter com apenas isso, como faz os filmes de Wick.

Sabe-se que um novo Blade está sendo produzido pela Marvel, inclusive com polêmica quanto ao roteiro. É de se esperar que a nova versão seja tão brutal e imponente quanto a de 1998 e suas sequências. Talvez pertencer ao universo compartilhado nos cinemas da Marvel não seja um bom indicativo, há o medo de uma suavização, certamente.

Título Original: Blade

Direção: Stephen Norrington

Duração: 120 minutos

Elenco: Wesley Snipes, Stephen Dorff, Kris Kristofferson, N’Bushe Wright

Sinopse: Um filme de ação e terror lançado em 1998, baseado no personagem da Marvel Comics. A trama segue Blade (interpretado por Wesley Snipes), um caçador de vampiros que é metade humano e metade vampiro. Ele luta contra uma crescente ameaça de vampiros liderados por Deacon Frost (Stephen Dorff), que busca trazer a dominação dos vampiros sobre a humanidade. Blade se une a Abraham Whistler (Kris Kristofferson), seu mentor e parceiro, e à Dra. Karen Jenson (N’Bushe Wright), uma hematologista, enquanto enfrentam o exército de Frost e tentam impedir seu plano diabólico. O filme apresenta cenas de ação intensas, artes marciais e efeitos visuais impressionantes.

Trailer:

Qual sua opinião sobre o filme?

Deixe uma resposta