Filmes promissores que chegam aos cinemas em 2023

O ano de 2022 mal acabou, mas já temos um ótimo calendário de lançamentos do cinema em 2023. Enquanto alguns longas de cineastas consagrados já tem data de estreia confirmada, outros trabalhos ainda terão mais detalhes divulgados ao longo do ano. A lista a seguir traz filmes de cineastas relevantes que estreiam mundialmente em 2023. A lista, no entanto, não conta com filmes que estrearam em outros países em 2022, mas chegam no Brasil em 2023, como Os Fabelmans e A Baleia, ela trata apenas de filmes cuja data de estreia oficial é no ano que acabou de começar. Aqui estão alguns deles:

Batem à Porta, de M. Night Shyamalan

O polêmico M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido, Corpo Fechado, Fragmentado) traz aos cinemas o terror Batem à Porta. O filme conta a história de uma família que vai passar férias em uma casa distante, e é sequestrada por estranhos que exigem que a família faça uma escolha impensável para salvar o planeta do apocalipse.

O elenco alterna entre estrelas e estreantes, e conta com nomes como Dave Bautista, Jonathan Groff, Kristen Cui e Rupert Grint. A estreia nos cinemas brasileiros está marcada para o dia 2 de fevereiro, transformando o filme em um dos primeiros grandes lançamentos do ano.

Asteroid City, de Wes Anderson

Outro cineasta oriundo dos anos 90 que lançará um filme novo em 2023 é Wes Anderson (Rushmore, Moonrise Kingdom, O Grande Hotel Budapeste). Asteroid City é protagonizado por Tom Hanks e Margot Robbie, e se passa durante uma competição de astronomia amadora em uma cidade do interior dos Estados Unidos.

Além da dupla de protagonistas, o longa conta com um grande elenco, cheio de colaboradores habituais de Wes Anderson; Adrien Brody, Edward Norton, Bryan Cranston, Willem Dafoe, Tilda Swinton, Scarlett Johansson, Jeffrey Wright, Liev Schreiber, Maya Hawke, Matt Dillon, Jeff Goldblum, Rita Wilson e Steve Carrell são alguns dos nomes.

A estreia no circuito comercial dos Estados Unidos está marcada para o dia 23 de junho, e a chegada nos cinemas brasileiros deve ser próxima dessa data.

Oppenheimer, de Christopher Nolan

Em 2020, Christopher Nolan (O Cavaleiro das Trevas, A Origem, Dunkirk) insistiu em lançar um grande blockbuster de ação (Tenet) em meio à maior crise sanitária dos últimos 100 anos. Levando em conta as circunstâncias, a bilheteria de 365 milhões de dólares que o filme arrecadou ainda foi satisfatória – mesmo que seu alto custo, de mais de 200 milhões de dólares, tenha minimizado bastante a margem de lucro da produtora.

Três anos depois, o diretor traz seu novo trabalho às salas de cinema. Trata-se de Oppenheimer, épico sobre a vida do físico Robert Oppenheimer, conhecido por ter liderado o Projeto Manhattan e desenvolvido a bomba atômica que destruiu Hiroshima e Nagasaki no final da segunda guerra mundial.

É o primeiro filme de Nolan a não ser financiado pela Warner Bros., já que ele se desentendeu com a direção da produtora, que planejava realizar lançamentos simultâneos nos cinemas e na HBO Max. O longa foi produzido pela Universal, que aceitou exigências como a participação de Nolan em 20% dos lucros da obra, 100 milhões de dólares de orçamento e 100 milhões para marketing, uma janela de exibição de pelo menos 100 dias nas telonas, e o não-lançamento de nenhum outro filme da produtora nas três semanas antes e depois do lançamento de Oppenheimer.

O elenco conta com inúmeras estrelas, como Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Matt Damon, Rami Malek, Emily Blunt e Gary Oldman, entre vários outros. A estreia está marcada para o dia 21 de julho de 2023, em salas normais e IMAX.

Barbie, de Greta Gerwig

O principal concorrente de Oppenheimer na bilheteria deve ser Barbie, terceiro longa de Greta Gerwig (Lady Bird, Adoráveis Mulheres), que tem a estreia marcada para o mesmo dia, 21 de julho de 2023. O filme, claro, traz a boneca Barbie para os cinemas, interpretada por Margot Robbie.

Em desenvolvimento desde 2009, o projeto só tomou forma de vez quando Gerwig assumiu a missão de escrever o roteiro, junto a seu marido e companheiro de trabalho, Noah Baumbach. A dupla já dividiu os créditos de roteiro de Frances-Ha e Mistress America, ambos dirigidos por Baumbach.

O projeto traz um elenco estrelado, com nomes como Ryan Gosling, Kate McKinnon, Simu Liu, Emma Mackey, Will Ferrell e a cantora Dua Lipa – além, é claro, de Margot Robbie.

Duna: Parte 2, de Dennis Villeneuve

Após o sucesso da primeira parte de Duna – um dos primeiros grandes filmes a serem lançados na retomada das salas de cinema, ainda durante a pandemia –, a segunda e derradeira parte da saga protagonizada por Timothée Chalamet e dirigida por Dennis Villeneuve (Os Suspeitos, A Chegada, Blade Runner 2049) deve chegar aos cinemas em novembro deste ano.

Repetindo o estrelado elenco do primeiro filme – Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Dave Bautista, Javier Bardem, Oscar Isaac, Charlotte Rampling, Jason Momoa –, o longa deve contar, ainda, com uma maior participação de Zendaya, que causou enorme reclamação dos fãs por ter aparecido pouco na primeira parte.

O filme de 2021 foi indicado ao Oscar em dez categorias, e venceu em seis delas, se tornando, assim, o trabalho mais premiado da noite. Se a parte dois repetir o caminho do primeiro filme, será um dos mais comentados e debatidos do ano. Tem a estreia nos cinemas brasileiros prevista para o dia 2 de novembro.

Killers Of The Flower Moon, de Martin Scorsese

Quatro anos após o épico de máfia O Irlandês, o lendário cineasta Martin Scorsese (Taxi Driver, Touro Indomável, Os Bons Companheiros) retorna aos holofotes com o suspense Killers Of The Flower Moon. O filme é baseado em um livro homônimo de não-ficção, lançado em 2017 e escrito pelo jornalista David Grann, que investiga uma série de assassinatos misteriosos na tribo indígena Osage, na Oklahoma do início dos anos 1920.

O longa marca a quinta parceria de Scorsese com Leonardo DiCaprio, e a décima com De Niro. Pela primeira vez, o diretor trabalhará com seus dois astros favoritos no mesmo filme. Os atores, por sua vez, repetem a parceria que ocorreu apenas no filme que deu início à carreira cinematográfica de DiCaprio – Despertar de Um Homem, de 1993. O elenco ainda traz nomes como Brendan Fraser, Lily Gladstone e Jesse Plemons.

O roteiro também é assinado por Scorsese, juntamente com Eric Roth, que tem no currículo os roteiros de Forrest Gump, O Informante, Munique, Nasce Uma Estrela, O Curioso Caso de Benjamin Button, Duna, entre outros. O diretor também dará continuidade à parceria com figuras carimbadas de sua filmografia, como o diretor de fotografia Rodrigo Prieto, a montadora Thelma Schoonmaker e o compositor Robbie Robertson.

A estreia nos Estados Unidos está marcada para maio, mas, por possivelmente visar o Oscar, essa data pode ser revista para se aproximar da temporada de premiações – de setembro em diante. Além do mais, já há rumores de que o filme pode estrear no próximo Festival de Cannes. Fica a altíssima expectativa para o novo trabalho de um dos maiores diretores da história do cinema.

The Killer, de David Fincher

Parece que os fãs de David Fincher (Seven, Clube da Luta, A Rede Social) não terão que esperar mais 6 anos para o próximo filme do diretor, como foi entre Garota Exemplar (2014) e Mank (2020). O novo suspense do diretor, The Killer, deve chegar à Netflix ao longo de 2023.

O longa é baseado na graphic novel homônima, escrita por Alexis Nolent, que segue um assassino de aluguel que começa a perder a sanidade em função de seu ofício. Foi rodado entre setembro de 2021 e março de 2022, e ainda está em processo de montagem.

O elenco conta com o protagonismo de Michael Fassbender, em seu primeiro filme pós-pandemia, além de nomes como Tilda Swinton e Kellan Rhude. Quem assina o roteiro é Andrew Kevin Walker, que já colaborou com Fincher no clássico Seven, de 1995.

Beau Is Afraid, de Ari Aster

Para os fãs do cinema de terror, um dos diretores mais hypados dos últimos anos também voltará às telonas em 2023. Trata-se do terceiro projeto de Ari Aster (Hereditário, Midsommar) com a produtora A24, Beau Is Afraid, que, para manter a surpresa na trama, tem sido descrito apenas como um “retrato de várias décadas de um dos empreendedores mais bem-sucedidos de todos os tempos”.

O filme é protagonizado por Joaquin Phoenix, e tem nomes como Amy Ryan, Parker Posey, Michael Gandolfini e Stephen Henderson. A produção da A24 ainda não tem data de estreia confirmada, mas tem estreia prevista para 2023.

Poor Things, de Yorgos Lanthimos

Quatro anos após o aclamadíssimo A Favorita, o grego Yorgos Lanthimos (Dente Canino, O Lagosta, Sacrifício do Cervo Sagrado) volta com um novo lançamento. Poor Things é baseado em um romance homônimo, e conta a história de uma mulher que tem seu cérebro substituído pelo de seu filho, que ainda não nasceu.

O longa, já fadado à dividir opiniões só por sua sinopse, é protagonizado por Emma Stone, e também conta com Willem Dafoe, Mark Ruffallo, Margareth Qualley e Kathryn Hunter. Ainda não tem data de estreia, mas certamente será lançado em 2023.

May December, de Todd Haynes

O cineasta Todd Haynes, responsável por filmes premiados como Carol e Longe do Paraíso, trará aos cinemas o drama May December. Estrelado por Natalie Portman e Juliane Moore, o longa conta a história de uma atriz que viaja para conhecer uma mulher a quem ela interpretará em um filme.

Maestro, de Bradley Cooper

Após o sucesso arrebatador de Nasce Uma Estrela, de 2018, o astro Bradley Cooper está para lançar seu segundo trabalho como diretor. Trata-se da cinebiografia de Leonard Bernstein, compositor da trilha sonora de filmes como Amor, Sublime Amor (West Side Story, de 1963).

Inicialmente, o projeto seria dirigido por Steven Spielberg, mas, ao convidar Bradley Cooper para protagonizar o filme, o ator pediu para assumir as rédeas do projeto como diretor, e Spielberg aceitou. Além de Cooper, que interpretará Bernstein, o longa também conta com Carey Mulligan, Jeremy Strong, Maya Hawke e Sarah Silverman no elenco. Será distribuído pela Netflix, e ainda não tem data certa para chegar à plataforma.

How Do You Live?, de Hayao Miyazaki

Após anunciar a aposentadoria em 2013, com o lançamento de Vidas Ao Vento, o cineasta Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke) – um dos maiores nomes da história do cinema de animação – voltou ao trabalho com o longa How Do You Live?.

O filme é baseado no romance homônimo de 1937, e acompanha o crescimento psicológico de um adolescente, a partir de suas relações com amigos e com seu tio. Foi descrito como um “grande filme de fantasia”. Seu lançamento nas salas de cinema japonesas está marcada para o dia 14 de julho, e, pela reputação de Miyazaki, é de se esperar que o filme tenha uma boa distribuição nas salas brasileiras.

El Conde, de Pablo Larraín

O chileno Pablo Larraín (Jackie, Spencer) volta à sua terra-natal para El Conde, seu próximo filme, que vai satirizar o ditador sanguinário Augusto Pinochet, que governou o Chile entre 1973 e 1990. O longa retratará Pinochet como um vampiro de 250 anos que decide morrer devido a doenças causadas pela sua desonra e conflitos familiares. O longa também será distribuído pela Netflix, e ainda não tem data de estreia definida.

Qual desses filmes é o que você está mais ansioso para assistir? Deixe seus comentários e obrigado por ter lido!

Deixe uma resposta