7 motivos para maratonar os três filmes da Trilogia Before

A Trilogia Before é composta pelos filmes Antes do Amanhecer (1995), Antes do Pôr do Sol (2004) e Antes da Meia-Noite (2013), dirigidos por Richard Linklater.

Linklater é conhecido por sua abordagem intimista e sua característica singular de usar a passagem do tempo como uma ferramenta para trazer mais realismo as suas obras. Existe um intervalo de 9 anos entre cada filme e isso não foi à toa ou coincidência.

Mas vamos às 10 razões pelas quais você deveria assistir aos três filmes:

1 – Roteiro filosófico, inteligente e bem escrito. Os diálogos dos filmes são extremamente naturais e realistas. O diretor permitiu que Ethan Hawke e Julie Delpy, que são as figuras principais dos três filmes, contribuíssem para o roteiro dos filmes, mas não só isso, também permitiu que os atores pudessem improvisar nos diálogos, o que contribuiu para trazer veracidade à história.

2 – Uso criativo dos hiatos entre cada filme. Existe um intervalo de 9 anos entre cada filme e, como eu falei, isso não é à toa ou coincidência, a duração dos hiatos corresponde ao tempo que se passa na história. E isso também contribuiu muito para trazer mais veracidade à trama.

3 – Baseado em fatos reais. O primeiro filme, Antes do Amanhecer, foi inspirado em um relacionamento passageiro de Linklater, onde ele também teve uma conversa intima, filosófica e profunda com uma mulher em uma viagem de trem.

4 – Cenas em plano-sequência. Os três filmes são recheados de cenas gravadas em uma única tomada, ou seja, minutos e mais minutos sem interrupções. Pode parecer algo simples, mas imagine gravar mais de 10 minutos de um drama complexo sem qualquer interrupção. É um desafio não só para os atores, mas para todos os envolvidos, pois não só precisa de uma boa atuação, como precisa de uma boa direção, cinematografia e por aí vai.

5 – Locações reais. Linklater não quis estúdios para os seus filmes, os 3 foram gravados em ambientes reais, sendo o primeiro gravado em Viena, o segundo em Paris e o terceiro em Creta. A fotografia do filme explorou muito bem as três cidades, quase como se os locais fossem o terceiro elemento principal do filme, depois dos atores.

6 – Trilha sonora bem escolhida. A trilha sonora é deliciosa e desempenha um papel muito importante na ambientação de cada filme. Vamos de Nina Simone à própria Julie Delpy com suas canções autorais, dando ainda mais originalidade às obras.

7 – Abordagem realista de um relacionamento. É fantástico como o filme retrata muito bem da fase inicial de um relacionamento, onde tudo é uma grande lua de mel, à fase em que a rotina já se estabeleceu e você passa até mesmo a odiar muitas das características que você amava em seu parceiro, colocando todo o amor à prova.

Se eu esqueci de citar algum motivo pelo qual essa obra-prima deveria ser vista, deixe as suas razões aqui nos comentários! Ou, caso você ainda não tenha visto, espero que com esta lista eu tenha te convencido. No mais, fique com o trailer do primeiro filme para te dar um gostinho a mais:

Trailer:

E você, já assistiu a essa maravilhosa trilogia? Gosta?

Deixe uma resposta