Crítica: O Grande Mauricinho (2022, de Toby Genkel e Florian Westermann)

Com sua estreia antecipada no Brasil, O Grande Mauricinho chega hoje e conta a história do ambicioso gato Mauricio que, além da ganância, é muito esperto e consegue passar a perna na maioria das pessoas que cruzam seu caminho, até mesmo os mais chegados.

A animação dirigida por Toby Genkel (Bem-vindo ao Mundo dos Ogglies, 2021) e Florian Westermann (antes diretor de arte, Amigos Alienígenas, 2018) é uma adaptação do livro infantil The Amazing Maurice and His Educated Rodents (O Incrível Mauricio e Seus Roedores Educados, tradução livre) de Terry Pratchett. Inclusive, os roedores possuem papel de destaque nessa história, pois é através deles e com eles que Mauricinho consegue aplicar seus golpes contando também com a ajuda do flautista Keith.

Após enganarem um vilarejo, fingindo que acabaram com os roedores do lugar através do encantamento pela flauta “mágica”, Mauricio, o grupo de ratos e Keith seguem caminho atrás da próxima civilização para aplicar seus golpes, mas ao chegarem na cidade mais próxima são pegos de surpresa. A cidade está devastada pela escassez de alimentos ao mesmo tempo que se livrou dos roedores com a ajuda de um trio de homens especialistas em caça e extermínio. 

Nessa cidade Keith e Mauricinho conhecem Malicia, uma jovem menina, muito espevitada e amante de histórias. Ela ama ler, ouvir e contar histórias, uma das técnicas narrativas é justamente misturar a história que hora Marina lê e outra hora ela narra. Parte da história dos roedores que andam com Mauricio se misturam com as histórias, pois eles sonham em viver em um lugar como nos livros: onde humanos e ratos vivem em harmonia.

Na verdade, Mauricinho e Keith tiram proveito desse sonho e de toda a ingenuidade dos ratos. Até o momento em que eles se separam e se encontram em uma enrascada diante desses caçadores de ratos. Mas, a sacada do longa-metragem é mostrar exatamente isso, na hora do aperto até o maior dos golpistas pode mudar quando tem amigos, apesar de toda a ganância.

Todo o filme faz uso de fábulas e de situações de contos para ensinar valores e gerar reflexões, um prato cheio para os pequenos e uma satisfação para os maiores. Tem um design muito lindo, totalmente inspirados naqueles belos livros infantis que estamos acostumados a crescer lendo ou ouvindo a leitura. Portanto, acaba que o filme acerta em todos os aspectos e promete agradar a todos os públicos.

Título Original: The Amazing Maurice

Direção: Toby Genkel & Florian Westermann

Duração: 93 minutos

Elenco (Vozes): Emilia Clarke, Hugh Laurie, Himesh Patel, Hugh Boneville, Gemma Arterton, David Thewlis, David Tennant, Joe Sugg, Rob Brydon, Bastian Pastewka, Ariyon Bakare, Jerry Hoffman, Julie Atherton, Janin Ullman

Sinopse: Ratos! Estão por todo o lado… Na caixa do pão, a dançar em cima das mesas, a roubar tartes, mesmo debaixo do nariz da cozinheira. Do que é que toda a cidade precisa? Um bom flautista para os levar dali para fora. É aqui que entra o Maurice, um gato cheio de lábia, com o esquema perfeito para fazer dinheiro. Já todos ouviram as histórias do flautista e da cidade cheia de ratos. Maurice encontrou o seu próprio flautista e uma praga de ratos que usa para enganar cidadãos ingénuos e receber muito dinheiro.

Trailer:

Vai assistir ao filme? Curtiu a crítica? Comente aí 🙂

Deixe uma resposta