Crítica: Emancipation – Uma História de Liberdade (2022, de Antoine Fuqua)

Emancipation – Uma História de Liberdade é uma dura jornada em busca da liberdade guiada pela fé de Peter (Will Smith) e o desejo de reencontrar sua família novamente. Peter e sua família são escravos do campo, possuem uma espécie de lar, mas vivem e trabalham em prol da plantação de algodão. Até o dia em que Peter é separado de sua família e levado para trabalhar na construção das ferrovias comandadas por Fassel (Ben Foster).

O filme que está disponível na Apple TV+ desde o dia 9 de dezembro de 2022, vai apresentar um cenário cruel, bruto e infeliz do que foi a escravidão nos Estados Unidos. Inclusive, o longa-metragem traz elementos históricos do contexto escravocrata dos E.U.A. como: plantações de algodão, a construção civil por mão de obra escrava, a Guerra Civil Americana e o papel de Abraham Lincoln com a assinatura da Proclamação da Emancipação.

O personagem Peter é inspirado em uma figura real conhecido por Gordon ou Whipped Peter (“Peter Chicoteado” em português) e o que o longa-metragem aparenta fazer é dar à figura desse homem uma história de herói. Com pesquisa e conceito de Joey McFarland, escrito por Willian N. Collage e dirigido por Antoine Fuqua, a obra Emancipation parece transitar entre 12 Anos de Escravidão no quesito dramático, pelo fato dele ser retirado de sua família e ser levado para outro local; e na sequência lembra a ação e vingança de Django Livre, na busca por liberdade e justiça, mas ainda mantendo uma forma séria e dramática.

Imagem original de Whipped Peter (1863) e que inspirou o personagem Peter vivido por Will Smith.

Portanto, como muitos filmes que tratam dessa temática tão sensível, pode dividir opiniões. Mas acredito que em um contexto geral a obra vá surpreender e comover mais do que desagradar. Direção e roteiro cometem excessos como a exposição crua de violência e a hiper resistência de Peter, o que o coloca num papel de quase super-humano. O homem sobrevive de tiros, a luta “mano-a-mano” com um crocodilo. Aqui, é preciso fazer algumas comparações com O Regresso, na forma como o protagonista sofre e enfrenta os extremos da natureza.

O que não tem como deixar de mencionar e pensar é que, este provavelmente seria o filme que traria mais uma indicação ao Oscar para Will Smith. Pois, o longa é inteiramente voltado para a interpretação do ator, extraindo toda sua carga dramática e cênica. Mesmo com as interações com sua família e os outros personagens escravizados, a atenção sempre se volta ou é puxada para ele de alguma forma, principalmente pelo uso da câmera sempre buscando-o. E o que se tem aqui de Smith é uma de suas melhores interpretações em drama ou ação, um verdadeiro espetáculo. Não tinha como ser diferente, sendo um dos melhores de sua geração.

O filme Emancipation – Uma História de Liberdade é um filme necessário, vai causar diversos sentimentos como aflição, raiva, tensão, uma verdadeira montanha-russa de sentimentos. Mas ao mesmo tempo muita emoção, seja pelo amor que Peter tem pela vida e pela família ou seja pela fé inabalável em Deus. Recomendado, vale a assinatura do Apple TV+.

Título Original: Emancipation

Direção: Antonie Fuqua

Duração: 132 minutos

Elenco: Will Smith, Ben Foster, Mustafa Shakir, Steven Ogg, Imani Pullum, Charmaine Bingwa, Gilbert Owuor

Sinopse: Emancipation – Uma História de Liberdade acompanha Peter (Will Smith), um homem que usa a inteligência, a esperança e o amor pela família para escapar da escravidão, fugir de caçadores brutais e passar pelo pântano impiedoso de Louisiana em busca da liberdade.

Trailer:

Pretende assistir ao filme? Assina Apple TV+?

Deixe uma resposta