Crítica: Apresentando os Ricardos (2021, de Aaron Sorkin)

Apresentando os Ricardos

Apresentando os Ricardos é o mais novo filme de drama de Aaron Sorkin, responsável pela direção e pelo roteiro do mesmo, trazendo para as telas um filme biográfico, mas com características documentais, tendo no elenco, Nicole Kidman e Javier Bardem.

O longa ganhou reconhecimento do público ao entrar para o catálogo da Amazon Prime Video e rapidamente já ter 3 indicações ao Globo de Ouro de 2022, como Melhor Atriz para Nicole Kidman, que ganhou o prêmio, bem como de Melhor Roteiro e de Melhor Ator.

O filme encanta o público com seu tom diferenciado que nos transporta para a Hollywood de 1950, onde era exibida uma das maiores sitcons da época, I Love Lucy, nos apresentando um filme sobre a indústria do cinema e da televisão e nos transportando para os bastidores da série, desde a produtora responsável, a sala de roteiristas escrevendo cada um dos episódios, os ensaios, direção, gravação de cada um dos episódios, montagem de estúdios e ainda a relevância do show na vida das pessoas da época, bem como para os atores e profissionais da TV que cresceram com ela e todas as consequências de suas vidas expostas pela mídia, nos trazendo no longa o foco em um dos episódios em que os bastidores são extremamente turbulentos.

Being the Ricardos' traz Nicole Kidman e Javier Bardem em sintonia em filme  irregular; g1 já viu | Cinema | G1

Este é inclusive um dos principais focos da trama, a vida de Lucille Ball, a Lucy de I Love Lucy, a protagonista do show de comédia que vê sua carreira decolar com o cargo, mas ao mesmo tempo, sofre as consequências disso em seu casamento e em sua vida privada, quando suas preferências politicas ameaçam todo o show.

Além da trama que nos encanta do início ao fim com uma capacidade de imersão e transposição para os anos dourados do programa, o filme ainda traz uma protagonista diferenciada, que se impõe e interfere em cada um dos elementos da trama de I Love Lucy, nos mostrando uma Lucille forte e determinada, em um dos momentos mais turbulentos de sua vida, mas que sabe claramente o que quer, e que ao ser interpretada por Nicole Kidman, acredito que pouco poderia se contestar a escolha da premiação, pois a atriz carrega o filme nas costas, e nos encanta desde sua primeira cena, nos mantendo presos à trama simplesmente pela curiosidade de saber o que acontecerá com Lucille.

O filme conta ainda com uma produção intensa ao nos apresentar elementos cenográficos realistas como da época, tendo como direção de arte um dos principais fatores de transposição para a Hollywood de 1950, ao contar com poucas locações, mas elementos ricos em detalhes e realismo.

Being the Ricardos — Aaron Sorkin goes behind the scenes of I Love Lucy |  Financial Times

Porém, o que mais se destaca desde o início no filme, é seu tom de iluminação e fotografia, contando com planos mais fechados, com cortes entre eles mas que ilustram uma pouca variedade de planos que variam entre si, além de uma iluminação escura, repleta de sombras e contrastes e que proporcionam à trama um filme escuro e com tons de sépia do início ao fim.

Ao falar dos elementos técnicos, porém, não se pode deixar de lado o roteiro, que nos faz oscilar entre o show I Love Lucy, a vida de Lucille e o caráter documental de depoimentos aparentemente reais de pessoas que trabalharam com Lucille na época, não nos deixando esquecer que estamos assistindo a um filme biográfico, mas que no transporta para dentro do show e para dentro da mente de Lucille em diversos momentos em situações que chegam a parecer irreais e complexas, mostrando o limiar sutil entre a vida pública e privada, a atriz e a personagem.

Being the Ricardos: Nicole Kidman começou a fumar para filmagens; entenda ·  Rolling Stone

Se você não assistiu a Apresentando os Ricardos, deixo aqui minha grande indicação, o longa está disponível na Amazon Prime Video e vale cada minuto.

Crítica | Being the Ricardos: Cinebiografia de I Love Lucy traz polêmicas  da época - Nerd Cult News

Título Original: Being the Ricardos

Direção: Aaron Sorkin

Duração: 131 minutos

Elenco: Nicole Kidman, Javier Bardem, Nina Arianda

Sinopse: .Em Being the Ricardos, Lucille Ball (Nicole Kidman) e Desi Arnaz (Javier Bardem) são ameaçados por chocantes acusações pessoais, uma difamação política e tabus culturais no drama de bastidores. O longa revela a complexa relação romântica e profissional do casal, enquanto é mostrado o casal durante uma semana de produção de sua sitcom inovadora “I Love Lucy”.

Trailer:

E aí, conta pra gente o que achou da crítica nos comentários e não esqueça de deixar o seu like pra gente!

Deixe uma resposta