Crítica: Encanto (2021, de Byron Howard e Jared Bush)

Encanto | Disney Brasil

Encanto é um dos mais novos filmes lançados no streaming da Disney Plus, tendo chegado ao público já com grande aprovação e sendo lançado rapidamente a indicações no Globo de Ouro e ao Oscar de 2022. O longa já foi vencedor da categoria de Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora Original no Globo de Ouro no último dia 9 de Janeiro.

A grande aprovação se dá em grande parte pela trama musical e as trilhas sonoras inéditas, bem como a grande quantidade de metáforas na trama, que transmitem a mensagem necessária tanto para adultos como crianças, a tornando uma trama universal e necessária.

Encanto conta a história de uma família chamada Madrigal, que vive escondida nas montanhas da Colômbia após fugirem de um ataque e terem recebido um presente, um encanto, que lhes proporcionou uma casa mágica e dons mágicos a todos os seus novos integrantes da família, com exceção de Mirabel, a protagonista.

Muralzinho de Ideias - “Encanto” em cartaz nos cinemas

O longa nos traz em um único filme, diversas questões a serem resolvidas, entrelaçadas, ilustrando uma trama complexa e ao mesmo tempo rápida e de fácil compreensão para o público infantil, abordando assuntos como respeito, compaixão, personalidade, qualidade, defeitos, preconceito e muito mais.

Desde o início da história, somos apresentados a protagonista Mirabel e a todos os dons dos membros de sua família, porém, é quando nos deparamos com a notícia de que a protagonista é a única a não possuir nenhum dom diferenciado, já recebemos um choque nos primeiros 10 minutos de filme, que na verdade acaba por nos trazer tanto os pontos positivos e negativos desse fato, como as consequências de cada um dos dons dos demais personagens, como não apenas pontos positivos de se ter esses dons, e como não ter dons não significa apenas algo igualmente negativo.

Encanto': Próxima animação da Disney ganha novos pôsteres de personagens

Sendo assim, Encanto acaba por ser tanto uma trama divertida e animada com suas trilhas musicais educativas, como uma história repleta de ensinamentos sobre como é importante que todos tenham suas particularidades, propondo uma luta contra o preconceito e uma reafirmação de como cada um dos integrantes são de fato importantes, independente de sua personalidade, dom ou ausência de dom, e que todos tem o direito de serem eles mesmos, com suas personalidades, defeitos e qualidades, pois erros também são permitidos e ninguém deve ter a obrigação de ser perfeito ou alcançar as expetativas alheias.

O filme traz ainda em uma história mágica, mais uma vez os sotaques e toques específicos da Colômbia, mais uma característica que vem sendo muito presente nos filmes de animação atuais, onde desde Luca, vemos uma tendência no gênero de trazer ao público características e personalidades sobre partes do mundo raramente exploradas pelas animações e em Encanto, o local escolhido foi a Colômbia, tendo grande destaque para figurino e direção de arte locais, mas sem deixar de lado até mesmo o sotaque e o gênero das músicas culturais tocadas ao longo do filme.

E aí, você já assistiu a Encanto? O longa está disponível no streaming do Disney Plus!

Disney Encanto: The Deluxe Junior Novelization (Disney Encanto) |  Amazon.com.br

Título Original: Encanto

Direção: Byron Howard, Jared Bush, Charise Castro Smith

Duração: 103 minutos

Elenco: Filipe Bragança, Stephanie Beatriz, John Leguizamo

Sinopse: Encanto é a nova animação da Disney situada na Colômbia, sobre a extraordinária família Madrigal, que vive escondida em uma região montanhosa isolada, conhecido como Encanto. A magia da região abençoou todos os meninos e meninas membros da família com poderes mágicos, desde superforça até o dom da cura. Mirabel é a única que não tem um dom mágico. Mas, quando descobre que a magia que cerca o Encanto está em perigo, ela decide que pode ser a última esperança de sua família excepcional.

Trailer:

E aí, o que achou da crítica? Deixe pra gente seu like e seu comentário sobre o filme 🙂

Deixe uma resposta