Crítica : Chucky (2021, de Don Mancini)

O ano era 1988, o cinema era brindado com ótimos lançamentos, filmes que viraram marcos para a história do cinema. No momento em que tínhamos as criações fantásticas do estúdio Ghibli como Túmulo dos Vaga-Lumes e Meu Amigo Totoro, aparecia para o cinema um filme que também iria virar um marco, só que para o terror. Um filme estreava, com uma história bem peculiar, o serial killer Charles Lee Ray  (interpretado por Brad Dourif) está fugindo de um policial, quando num momento ele acaba entrando numa loja de brinquedos e dentro da loja  é atingido por um tiro do policial, já quase sem vida o assassino efetua um ritual vodu e transfere sua alma para um boneco Good Guy. O filme foi um sucesso na bilheteria na época, tendo arrecadado 44, 2 milhões de dólares, o que para um iniciante era uma boa marca. O brinquedo assassino teve inúmeras continuações ao longo dos anos, virando um marco impressionante para o gênero do terror,  e todas com a participação mais que especial do criador Don Mancini (que também criou nossa série que será falada hoje).

Brinquedo Assassino (1988)

A série acompanha o adolescente Jake Wheeler (Zachary Arthur) que em um belo dia em um brechó acaba comprando um boneco vintage. Jake é um menino solitário, como a série mesmo mostra nos primeiros instantes e enfrenta problemas de descoberta sexual, o que o leva a ter sérios problemas com o pai, que também aparenta ser um homem solitário, frustrado pela sua carreira e ser um homem viúvo. Logo no primeiro episódio temos a aparição do nosso querido brinquedo serial killer (dublado mais uma vez por Brad Douriff) , que aparenta ser um amigo para Jake, com a famosa frase : “Serei seu amigo até o fim”. A série também conta com  Jennifer Tilly, rosto conhecido na saga Chucky, tendo aparecido pela primeira vez em A Noiva De Chucky (1998).

Algo que os fãs queriam

Não se falava muitos nos outros filmes sobre quem era Charles Lee Ray, o famoso serial killer que incorpora nosso brinquedo assassino, mas a série explora muito bem esse passado, trazendo contexto e algumas dúvidas sendo sanadas sobre o assassino, desde quando criança, no momento que ele começou a ter esse instinto assassino, até o momento fatídico de sua morte e transferência da alma para o boneco.  Além disso, a série ainda conta com cenas que os fãs adoram, como mortes cheias de efeitos práticos, massacres em cinema, mortes que parecem acidentais e casa sendo incendiada, algo que o Don Mancini impõe desde seu primeiro longa com o boneco. A série possui inúmeras menções aos filmes anteriores, pois é uma continuação direta dos outros filmes, o último sendo O Culto De Chucky (2017) na qual introduziu a ótima personagem Nica (Fiona Duriff ) que também está presente na série. Aguardem algumas surpresinhas durante a série, que conta com “fan service” à outros filmes do gênero e à própria saga.

Brad Dourif ao lado de Chucky
Charles Lee Ray criança, interpretado pelo ator mirim David Kohlsmith

No fim,  a série faz jus aos filmes?

Se você é um fã do gênero trash, vai se encantar pela série de Don Mancini, ela segue com o mesmo ritmo dos filmes, cercada de cenas de assassinato pelas mãos do nosso bonequinho ruivo e sua risada icônica, algo que virou marca da saga do brinquedo. O criador se mantém fiel ao que foi apresentado na década de 80, e atualizando a série para os dias atuais, tocando em assuntos LGBTQIA+, algo que o próprio diretor combate desde o início de sua carreira, sendo ele um dos únicos do gênero a ser assumidamente homossexual, e trazer um personagem como Jake, enriquece a história, pois há até  menção de Chucky a seu filho, dito por ele mesmo ser gênero fluído, filho que esse foi mostrado no longa Filho De Chucky (2004). No fim temos um sucesso, a série teve recorde de público nos Estados Unidos, sendo exibida no Canal Syfy, tendo estreado em época de Halloween e contando com um novo episódio a cada semana, e chegando ao Brasil pelo Star+ e sendo ainda confirmada uma segunda temporada em 2023. Quer brincar com Chucky?

Don Mancini, criador da saga Chucky ao lado de um boneco Good Guy

Título Original: Chucky

Criação: Dom Mancini

Episódios : 8

Duração : 42 minutos aprox.

Elenco: Zachary Arthur, Brad Dourif, Christine Elise, Alex Vincent, Jennifer Tilly, Fiona Dourif, Bjorgvin Arnarson, Alyvia Alyn Lynd, Teo Briones.

Sinopse : Enquanto comprava produtos em um bazar, o jovem Jake Wheeler (Zackary Arthur) encontra Chucky. No entanto, ele não sabia que esse brinquedo é um boneco assassino que já passou por gerações. Quando Chucky passa a cometer inúmeros assassinatos e aterrorizar a sua pequena cidade, o garoto precisa lutar contra o impossível.

Trailer:

E você, é fã do Chucky? Curte os filmes? Gostou ou assistirá a série?

Deixe uma resposta