Crítica: Invocação do Mal 3 – A Ordem do Demônio (2021, Michael Chaves)


 

O filme em si, gera grandes expectativas, já que a franquia vinha lançando derivados das histórias assustadoras que o casal Warren passou durante sua vida, como A Freira e Annabelle. Entretanto o terceiro filme vem com algumas mudanças, que podemos entender pela troca na direção, James Wan dá lugar para Michael Chaves (A Maldição da Chorona) e podemos inclusive comparar seus filmes, já que a forma com que ele trabalha é muito mais focada em todo um contexto do que somente criar cenas de terror e por isso, o filme possa ser considerado o mais “fraco” dos três, até agora. 

Particularmente como fã, percebo que esse filme é mais palpável quando comparado aos outros, provavelmente porque sua história foi amplamente noticiada na época, por sabermos que, de fato, aconteceu. Não que eu esteja julgando os outros filmes, mas se pararmos para pensar em como nos era apresentada a história, era muito mais sobrenatural ou fantasiosa, apesar de eu não duvidar em nenhum momento da veracidade delas, aqui temos algo mais voltado para um grande drama, com um mistério a ser resolvido. 

No filme a ameaça agora vem de dois lados, o sobrenatural e o humano. Para não entrar em detalhes e estragar a surpresa de vocês ao ver o filme, acredito que a parcialidade entre esses dois mundos é o grande diferencial até aqui. Gosto também da forma que o longa evolui, nos mostrando aos poucos a história até que os Warren sejam chamados e é então que entramos à fundo nos fatos.

Vera Farmiga e Patrick Wilson estão, como sempre, impecáveis em seus papéis e nos mostrando que, mesmo em momentos de grande perigo, o amor deles sempre foi o caminho, independente da ameaça, um sempre volta para o outro. Os efeitos dão um toque macabro, assim como toda a fotografia, lembrando sempre um dia nublado em volta da pequena cidade. Temos também uma pequena homenagem ao filme O Exorcista, que não passou despercebida e por fim, diria que o filme segue com a mesma qualidade da franquia.


Título Original: The Conjuring: The Devil Made Me Do It

Direção: Michael Chaves

Duração: 112 minutos

Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Ruairi O’Connor, Julian Hiliard, Sterling Jerins, Sarah Catherine, Jhon Noble, Eugenie Bondurant

Sinopse: Ed e Lorraine Warren retornam para investigar o caso de um homem sendo julgado por assassinato que afirma ter sido possuído por um demônio.

Trailer: 


 E o que você achou do filme?

  

 

Deixe uma resposta