Filmes de terror ganham sessão especial na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes

O cinema de horror é um gênero importante na história da sétima arte desde sua criação. Nos últimos dez anos, os filmes de terror têm ganhado cada vez mais força e espaço no Brasil, principalmente em festivais especializados. Pensando em dar visibilidade a essas produções e a toda variedade criativa do cinema brasileiro, a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes criou este ano a Sessão da Meia-Noite. Dois filmes compõem a mostra: Skull: A Máscara de Anhangá, de Armando Fonseca e Kapel Furman, e O Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão. Os longas-metragens podem ser vistos gratuitamente, até o dia 30 de janeiro, no site do evento: www.mostratiradentes.com.br.

Segundo Francis Vogner, coordenador curatorial da Mostra Tiradentes, ambos os filmes têm diferenças e similaridades. As diferenças passam pelo estilo e pelo tom. “A produção de Armando Fonseca e Kapel Furman é uma narrativa urbana de filme policial e com ritmo amparado em uma montagem mais frenética, ação coreográfica em cenas de luta e um horror gráfico que remete aos quadrinhos. Já o filme de Rodrigo Aragão é uma narrativa de aventuras com gosto pelos cenários tradicionais do horror, como castelos e cemitérios”, explica.


Quanto às semelhanças, para o curador, além da dedicação dos diretores ao gênero, está o fato de que Furman e Aragão são os maiores e mais criativos técnicos de efeitos especiais e designers de monstros do Brasil. E que ambos os filmes se amparam em um repertório genuinamente brasileiro que se volta às fantasmagorias do passado brasileiro.
Sessão da Meia-Noite – Filme Skull: A Máscara de Anhangá | Mila Cavalcante


Mostra Tiradentes: uma janela de oportunidades

Para o diretor de Skull, Kapel Furman, a inclusão de novas e diferentes narrativas é sempre bem-vinda, oferecendo ao espectador uma amplitude de espectros e apresentando linguagens que talvez não fossem conhecidas até então. Para o realizador, a Mostra Tiradentes é uma plataforma para ter esse retorno também. “Do meu ponto de vista criativo, cinema fantástico – dentre este o terror – funciona por semiótica, e para estudar essa semiótica é importante ter o conhecimento da gama de símbolos e das referências do receptor ao interpretá-los. Nesse sentido, a Mostra de Cinema de Tiradentes é uma janela excelente para o gênero”, revela.

O cineasta Armando Fonseca, que também assina a direção de Skull, destaca que um dos pilares do cinema de gênero de terror é fazer um paralelo com o nosso mundo real. “Ao extrapolar críticas sociais, o espectador consegue identificar naquela história (por vezes) surreal, vários problemas e conflitos com os quais ele está acostumado a ver todo dia no jornal. Não é necessário que um filme fale diretamente sobre algo para que possa plantar a semente do questionamento na cabeça do espectador. E a Mostra de Cinema de Tiradentes oferece o melhor dos dois mundos: o cinema crítico e direto complementado pelo cinema de gênero, que exagera visual e plasticamente para entregar uma estética diferente, porém com conteúdo relevante.”

Corroborando com os diretores de Skull, Rodrigo Aragão acrescenta que um festival da importância de Tiradentes é fundamental para solidificar a produção do gênero de terror no Brasil. “Espero que a Sessão da Meia-Noite continue para sempre na programação da Mostra de Cinema de Tiradentes. A única coisa que lamento é o fato de não estar presente na cidade para acompanhar a exibição de Cemitério das Almas Perdidas na grande tela.”

Sessão da Meia-Noite – Filme O Cemitério das Almas Perdidas | Tiago Ferri


Frio na barriga


Enganam-se aqueles que pensam que o famoso “frio na barriga” acontece somente com artistas iniciantes. Para o cineasta veterano Armando Fonseca, a oportunidade de alcançar um amplo e seleto grupo de espectadores na Mostra Tiradentes já lhe causa essa sensação. “Percebo que o público em geral está cada vez mais receptivo às obras de terror, fico muito feliz que a Mostra está super atual, sendo que já vem há anos dando esse espaço para o gênero. Até no Oscar os filmes de gênero fantástico estão sendo premiados. Participar da Sessão da Meia-Noite na Mostra de Cinema de Tiradentes é uma evidência da demanda do espectador por filmes assim”.

Na opinião de Kapel Furman, é sempre muito complicado ter expectativas, pois tudo é uma surpresa. Mas seu desejo que é as pessoas se divirtam com as exibições e que conheçam um pouco da ampla produção de cinema fantástico no Brasil.

Mostra de Tiradentes – Maior plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo, a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece de 22 a 30 de janeiro de 2021. Com intensa programação em ambiente online, no site www.mostradetiradentes.com.br, a Mostra ofertará exibição de filmes, debates, oficinas e live shows. Algumas ações pontuais também serão realizadas presencialmente na cidade mineira. Toda programação é gratuita.

Para saber mais sobre a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, fique de olho na programação do Minha Visão do Cinema!

Fonte: ETC Comunicação para 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Deixe uma resposta