5 Documentários Diferentões para Assistir na Netflix


Confesso que antigamente quando me diziam que eu seria obrigada à assistir algum tipo de documentário, meu nariz já torcia, era meu ódio secreto, mas, com o passar do tempo e a evolução dos documentários, comecei a gostar de assisti-los, pois uma das minhas maiores fascinações, é a de observar o comportamento e as emoções dos seres humanos.

Assim sendo, apresento à vocês um apanhado de cinco documentários incríveis que estão disponíveis na Netflix e precisam sim serem assistidos. Anote e assista. Vale a pena. 
5 – Chef´s Table






Imagine uma série documental de gastronomia. Você acha que já assistiu à todas? Não, se você ainda não assistiu Chef´s Table.





O documentário abrange toda a essência da gastronomia de uma forma poética.

Você vai se emocionar e diria até chorar com as histórias incríveis de superação e busca incansável da perfeição que os chefs tanto almejam.

É tão incrível a composição dos pratos que você estará de frente à obras de artes comestíveis, você passará a entender o por quê “aquele pouquinho de comida” custa tão caro e dará valor à cada conceito.

Destaque para o primeiro episódio do Chef Massimo Bottura, sua história de vida, de amor e toda a emoção que ele coloca em todos os pratos vai te fazer chorar. Perdi as contas de quantas vezes assisti e recomendei esse episódio em especial.
Assista, vale a pena e mudará seu conceito sobre o que realmente é alta gastronomia.

Confira a crítica da 5ª temporada aqui



4 – Dirty John




Baseado em fatos reais e um documentário que deu origem à série da Netflix, Dirty John, conta a história na versão das vítimas de um golpista em série, que se aproveitava de mulheres ricas e solitárias que estavam com baixa auto-estima, para roubá-las e fazê-las casarem-se com ele.





Se o plano não desse certo, estas mulheres eram ameaçadas e manipuladas deixando-as sempre vulneráveis às suas investidas.






John era um homem inteligente e sedutor que manipulava suas vítimas e que na maioria das vezes não sabiam que estavam diante de um golpista, mesmo porque ele se comportava de maneira interessante, sempre com cuidados e dedicação, desde que não confrontado, John era uma pessoa particularmente intrigante. 



Interessante assistir para tentar entender como estes sociopatas aproveitadores agem e como identificá-los.

3- Jim & Andy: The Great Beyond 





Se você sempre tentou entender como Jim Carey desenvolveu seus trejeitos peculiares, uma grande pedida é este documentário sobre a vida do ator Andy Kaufman em O Mundo de Andy, Jim mergulha de uma maneira fantástica nos bastidores do injustiçado clássico de 1999 dirigido por Milos Forman.

Quando perguntado sobre como gostaria de começar o filme, Jim Carrey responde: “gostaria que já tivesse começado e que não terminasse. Quando esse filme começou?”. 

Jim Carey se apoderou e vivenciou o personagem de tal forma que ele acreditava que não era ele que estava representando o papel de Kaufman, mas sim o próprio que estava incorporado no ator.

O documentário transcende toda a historia de Andy Kaufman, e passa a ser a composição da persona de Jim Carey, a fusão das duas personalidades e de como Jim passou a assimilar os trejeitos deste humorista em suas performances em uma releitura do icônico comediante.

Este filme deixa de ser somente uma homenagem à Andy Kalfman, tornando-se também uma homenagem à Jim Carey.
2 – Derren Brown – A Incrível Arte de Roubar



Derren Brown é mágico, mentalista, ilusionista e pintor. Ficou conhecido logo no começo de sua carreira no ano 2000, quando apresentou uma série televisiva chamada Mind Control.

No documentário: A Incrível Arte de Roubar, Derren pretende cometer um crime perfeito, roubando uma pintura de 100 mil libras de uma exposição de caridade, informando para o organizador da exposição, Ivan Massow – um milionário colecionador de arte, o dia, qual quadro seria roubado, e por quem.

Para este feito você acha que ele recrutou quem? Ladrões famosos? ilusionistas? Não, alguns idosos que gostariam de realizar este feito. Para isso, realizou um treino de um mês para que os idosos realizassem a incrível missão. Se foi bem sucedida ou não, você verá ao assistir. 

Mas a incrível mágica não é sobre o roubo, mas sim, como nos entretemos e ficamos sabendo sobre como os idosos podem ser pessoas ativas, e que muitas vezes são vistos como invisíveis para a sociedade. Como todo bom mágico diz, o truque sempre é feito, quando você tira o foco do objeto de atenção.

Assista, surpreenda-se e tenha uma outra perspectiva sobre o assunto.

1 -FYRE Festival




Não tenho a mínima ideia do porque comecei a assistir este seriado, deve ter sido apenas pelo nome e pela ideia de entender como uma festa que teoricamente poderia ter sido a melhor festa da história tornou-se algo desastroso.

Este é um dos documentários que eu levarei para a minha vida, pois aprendi diversas premissas com ele.

Resumidamente, conta como um grupo de jovens empreendedores decidiu lançar um evento gigantesco para promover um aplicativo que pretendia contratar artistas como uma espécie de Uber.

O festival que era para ser algo modesto, acabou tornando proporções homéricas sem que fosse devidamente planejado, por conta da propaganda teaser com modelos incríveis prometendo o melhor da música e gastronomia em uma ambiente paradisíaco. O que obviamente gerou uma expectativa surreal por conta do que o festival vendia, como tendas exclusivas e uma infraestrutura invejável em uma ilha deserta que pertencia à Pablo Escobar.

Tudo parecia surrealmente fantástico, porém a realidade não era esta. O documentário conta então todos os passos do evento e como ele se tornou um desastre. Desde a falta de infraestrutura do local à falta de preparo dos organizadores. Mesmo que diversos especialistas os tivessem alertados do fracasso iminente, Billy McFarland, o CEO da FYRE acreditava que o evento se concretizaria.

Muitas lições aprendi com o documentário como, por exemplo, que não se pode acreditar em tudo o que se é vendido pelas mídias sociais inclusive se for mais incrível do que pode parecer. Outra lição foi o fato de que antes de se apresentar uma ideia verifique todas as variáveis que você precisa para que ele se concretize. E entre outros, para finalizar, se você sabe que um projeto é inviável e mesmo assim você ainda continua acreditando nele até o final, mesmo que o projeto não seja seu, você também é responsável pelos resultados do mesmo.

Você terá alegria, indignação e tristeza tudo ao mesmo tempo assistindo ao documentário.




E Você? Já assistiu alguns destes documentários? Esquecemos de algum? Não esqueça de curtir e compartilhar com os amigos.

Deixe uma resposta