Especial Dia das Bruxas: Saga Halloween





Eis que recentemente passamos por 31 de Outubro – noite de Halloween. Não poderia deixar em branco e trago para vocês a sinopse e uma breve opinião da saga que leva o nome desta data. Halloween marcou a história do cinema de horror, traçando características que seriam muito copiadas por outros filmes. Com um total de 10 filmes, onde o assassino mascarado Michael Myers sempre persegue alguma moça de sua família, a grande franquia surgiu no longínquo ano de 1978. Nasceu através das mãos de um dos grandes mestres do terror, John Carpenter – competente diretor por trás de O Enigma do Outro Mundo, Fantasmas de Marte, Vampiros de John Carpenter, A Cidade dos Amaldiçoados, Eles Vivem, Christine – O Carro Assassino, A Bruma Assassina; dentre tantos outros. Mas Halloween é sua obra-prima, com uma direção e montagem friamente assustadora. Dentre a continuações, feitas por outros diretores, algumas como o segundo, o sexto e o Halloween H20 (o sétimo filme) são muito boas. E mesmo que as demais sequências ficaram um pouco abaixo, toda a saga merece e vale ser vista. Segue uma lista com os 10 filmes com sinopse, uma breve opinião e link para download.

Halloween: A Noite do Terror (Halloween) – 1978

Sinopse: Na noite de Halloween de 1963, Michael Myers, um garotinho de sete anos assassina sua irmã mais velha, pois esta estava tendo relações sexuais com o namorado enquanto devia estar cuidando de Michael e sua irmã recém nascida. Michael é levado para o sanatório Smith Groove, e lá, vive sob os cuidados do Dr. Loomis. Passam-se 15 anos e Michael, totalmente perturbado, foge do sanatório e vai em direção a Haddonfield atrás de sua irmã mais nova, agora, uma adolescente que quando ainda bebê, foi adotada pelos vizinhos dos Myers. Michael agora está a espreita de todos, sua antiga casa abandonada é seu quartel general e na noite de Halloween ninguém escapará.



DOWNLOAD: http://adorofilmesdeterror.blogspot.com/2013/10/halloween-noite-do-terror-1978-dublagem.html#more



MINHA VISÃO: Um clássico absoluto e genuíno, sob a perspectiva do assassino e um suspense muito bem explorado em diversos sentidos. Lançou a carreira de Jamie Lee Curtis, uma das grandes heroínas da ficção e a cut girl da época. O filme também conta com o ilustre Donald Pleasence. Obrigatório para fãs de terror e cinéfilos em geral, é um daqueles filmes que deve se ver antes de morrer.


Halloween II: O Pesadelo Continua (Halloween II) – 1981

Sinopse: Michael Myers (Dick Warlock) assassinou três jovens na noite de Halloween e tentou matar sua irmã mais nova, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis). O Dr. Loomis atirou várias vezes contra o maníaco, que escapou apesar de estar baleado. Laurie é levada para o hospital local e questiona-se por qual razão Michael a perseguiu e matou todas aquelas pessoas, a medida em que o Dr. Loomis investiga, ele vai descobrindo os mistérios horripilantes que há por trás dos atos selvagens do maníaco e tenta detê-lo antes que ele chegue até Laurie.

DOWNLOAD: http://adorofilmesdeterror.blogspot.com/2013/10/halloween-2-o-pesadelo-continua-1981.html#more

MINHA VISÃO: Desta vez Carpenter só volta na produção, desta que é uma excelente sequência. Seguindo de perto o original, e inclusive se passando na mesmíssima noite de Halloween, o terror e a tensão vem em dobro nesta produção. Vale muito a conferida.








Halloween III: A Noite das Bruxas (Halloween III: Season of the Witch) – 1982


Sinopse: Halloween III dá uma pausa na história de Michael Myers e foca na pequena cidade de Santa Mira, na Califórnia, o Dr. Dan Challis é um médico local que se depara com uma terrível conspiração para trazer o fim da espécie humana, esse plano será posto em prática na noite de Halloween quando as crianças estiverem usando as famosas máscaras Silver Shamrock, que não são como as outras, pois as crianças que estiverem usando essas máscaras terão suas mentes tomadas por uma terrível força diabólica. O Dr. Dan e uma moça chamada Ellie, que teve seu pai morto próximo a fábrica que produz as máscaras, terão de fazer algo antes que o comercial das máscaras Silver Shamrock inicie as mutações ou será o fim da espécie humana.


DOWNLOAD: http://adorofilmesdeterror.blogspot.com/2013/03/halloween-3-noite-das-bruxas-1983.html#more


MINHA VISÃO: Este é o único filme da saga que é bastante diferente, sem a presença do terrível Michael Myers e sua pobre irmã. Justamente é o filme mais rejeitado da franquia. A história traz um conto onde uma fábrica de máscaras de Halloween está colocando estranhos comerciais hipnóticos na TV e fabricando suas máscaras com um terrível segredo. Vou ser sincero: embora totalmente fora da saga, gosto bastante deste filme pela originalidade. Tem uma fotografia bacana, um enredo fantasioso que mostra as origens celtas da data de Halloween e vários elementos estranhos que tornam o filme bem interessante.




Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (Halloween 4: The Return of Michael Myers) – 1988


Sinopse: Halloween 4: O Retorno de Michael Myers ou Halloween 4: Dia das Bruxas traz de volta o maníaco Michael Myers que recebe a notícia de que sua irmã Laurie morreu em um acidente de carro, no início, Michael teve a sensação de “missão cumprida, todos estão mortos”, mas ele não contava que sua irmã havia deixado uma filha, Michael, com fúria e ódio, mais uma vez foge para Haddonfield no dia das bruxas a fim de, assassinar a pequena Jamie, sua sobrinha de sete anos. A única esperança de Jamie é o Dr. Loomis que está no rastro de Michael.

DOWNLOAD: http://adorofilmesdeterror.blogspot.com/2013/03/halloween-4-o-retorno-de-michael-myers.html#more


MINHA VISÃO: Aqui nosso temido e amado serial killer retorna com força e sede de morte, embora este já não tenha o brilho dos originais. Michael faz a “faxina” na data, e de novo Donald Pleasence o enfrenta. Vale a conferida por trazer aquele “ar oitentista” típico de filmes como ‘O Maníaco’, ‘Sexta-Feira 13’ e os próprios ‘Halloween’.



Halloween 5: A Vingança de Michael Myers (Halloween 5: The Revenge of Michael Myers) – 1989


Sinopse: Michael Myers que está aparentemente morto retorna para Haddonfield para terminar o que começou a fazer, matar sua sobrinha Jamie Lloyd. Quando a polícia local ignora as advertências do Dr. Loomis que Michael está vivo e voltou, ele tenta persuadir Jamie para ajuda-lo a prender seu tio e para-lo de uma vez por todas. Um misterioso estranho vestido de preto também chega à Haddonfield. Ele está atrás de Michael para ajuda-lo ou para-lo?


DOWNLOAD: http://adorofilmesdeterror.blogspot.com/2013/03/halloween-5-vinganca-de-mike-myers-1989.html#more


MINHA VISÃO: No mesmo nível do anterior, este quinto capítulo já não traz nada de novo, mas vale a pena ver o assassino matando no Halloween. Não é um filme ruim, tem boas cenas e é sério, apenas não inova em nada se comparado com os episódios anteriores. Mas quem é fã da saga como eu, não “enjoa”.



Halloween 6: A Última Vingança (Halloween 6: The Curse of Michael Myers) – 1995


Sinopse: O Homicida Michael Myers (George P. Wilbur) retorna à cidade para tentar acabar com o que sobrou de sua família que ele tanto persegue. Só que seu principal inimigo, o Dr. Loomis (Donald Pleasence), está atento aos seus movimentos e pronto para defender a família contra aquele que considera ser a personificação do mal.

DOWNLOAD: http://adorofilmesdeterror.blogspot.com/2013/03/halloween-6-ultima-vinganca-1995-dublado.html#more


MINHA VISÃO: De novo vou na contramão. Muitos consideram este bem ruim e desmiolado, mas novamente eu apoio o diferencial do filme. Embora tenha atuações fracas, o clima é bom e o final é bastante eletrizante. Este capítulo 6 consegue ser mais ágil que os dois anteriores. E Michael Myers está cada vez mais sedento de sangue!



Halloween H20: 20 Anos Depois (Halloween H20: 20 Years Later) – 1998


Sinopse: Depois de escapar do assassino mascarado, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) forjou sua morte e reconstruiu sua vida mudando de nome e cidade. Agora, 20 anos mais tarde, Laurie e Michael Myersestão prestes a se encontrarem novamente, ele volta em busca de vingança, mas desta vez não é somente atrás dela que ele está, o terror começa para toda uma nova geração…


DOWNLOAD: http://adorofilmesdeterror.blogspot.com/2013/03/halloween-h20-vinte-anos-depois-1998.html#more


MINHA VISÃO: Perdendo apenas para o primeiro, este é o segundo melhor filme da saga! Muito eletrizante, cenas de mortes radicais e um roteiro redondo e enxuto, Jamie Lee Curtis está de volta 20 anos depois. Este filme foi feito como o novo terceiro capítulo, seguindo o que acontece 20 anos pós o segundo. É um slasher movie de respeito e merece toda atenção possível!




Halloween: Ressurreição (Halloween: Resurrection) – 2002

Sinopse: Após invadir o sanatório Grace Anderson, Michael Myers conseguiu finalmente fazer o que tinha de fazer desde 1978: matar sua irmã Laurie Strode. Cumprida sua missão, Michael volta para sua casa em Haddonfield. Um grupo de adolescentes ganha um concurso para passar uma noite na aparentemente abandonada casa de Michael Myers para uma exibição ao vivo pela TV, a intenção é se divertir e se promover, mas as coisas ficam assustadoras e o jogo se transforma em uma luta onde nem todos saem vivos pois Michael Myers estava lá para recebê-los.

DOWNLOAD: http://adorofilmesdeterror.blogspot.com/2013/03/halloween-ressurreicao-2002-dual-audio.html#more


MINHA VISÃO: Considero este o menos bom da saga. Mesmo assim vale conferir Michael Myers massacrando jovens estúpidos que vão fazer um tipo de reality show na sua velha casa. Um pouco de humor negro o tornam assistível, mas muito aquém do que poderia ser realmente.


          Halloween: O Início (Halloween) – 2007


Sinopse: Aos 10 anos, Michael Myers é um garoto problemático excluído por todos. Sua mãe é uma stripper em um clube local e vive brigando com o namorado. Para descontar sua raiva, Michael tem o hábito de maltratar animais. Até que um dia, o diretor da escola descobre e conta à sua mãe que ele possui tendências psicopatas. Numa noite de Halloween, fantasiado com uma de suas máscaras preferidas, ele perde totalmente o controle e assassina a todos na casa, exceto sua irmã recém nascida e sua mãe que não estava no local e vai parar num reformatório para crianças. Depois de ficar recluso por 15 anos, Michael foge e retorna à cidade em busca de vingança, e qualquer um que atravessar seu caminho estará correndo um grave risco de morte.


DOWNLOAD: http://adorofilmesdeterror.blogspot.com/2013/03/halloween-o-inicio-2007-dual-audio.html#more


MINHA VISÃO: Eis o polêmico remake de Rob Zombie, o roqueiro e diretor de cinema endiabrado. O filme é bom, principalmente nos seus 40 minutos iniciais, que mostram as origens do assassino, seus traumas de infância e sua fuga do hospício. É bastante violento e cheio de sensualidade e humor negro. Talvez o mais macabro de todos, mas sem o glamour de ser um clássico.



             Halloween 2 (Halloween 2) – 2009


Sinopse: O mal permanece vivo e toda a crueldade não é o bastante para Michael Myers (Tyler Mane), ele continua com sua sede de sangue e não descansará enquanto sua irmã não o aceitar como membro da família. Ele torna-se ainda mais malvado, já que seu único laço com as emoções foi quebrado. Agora, há duas principais vítimas em seu caminho: sua irmã Laurie e aquele que cuidou do rapaz durante sua temporada no manicômio, o Dr. Samuel Loomis (Malcolm McDowell).


DOWNLOAD: http://adorofilmesdeterror.blogspot.com/2013/03/halloween-2-2009-dual-audio.html#more


MINHA VISÃO: Esta continuação tem uma abertura eletrizante e muito forte. Toda a sequência do hospital é terrível. Porém, após isso nada mais de interessante acontece. Tudo é banalizado de tal forma que o terror dá espaço a uma grande alucinação da mente de Michael (ou seria de Zombie?). Feito às pressas e sob pressão da Dimension, o filme acabou sendo uma das sequências mais massacradas. Mesmo assim não acho o fiasco que falam. De qualquer forma, aguardemos que um novo capítulo a ser lançado em 3D muito em breve tire a saga da lama.



Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta