Na tarde deste domingo (19), a Academia Britânica de Cinema e Televisão anunciou os vencedores do BAFTA, conhecido como o Oscar britânico, e mostrou que, no próximo Oscar, vai ser “Tudo ou Nada“.
Os resultados embaralham a corrida para o Oscar de Melhor Filme, pois o favorito Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo agora saiu com apenas um prêmio, de Melhor Montagem, enquanto que o alemão Nada de Novo no Front venceu as principais categorias – Melhor Filme e Direção, para Edward Berger –, além de Melhor Fotografia, Filme Estrangeiro, Roteiro Adaptado e Trilha Sonora.
Outra categoria que segue indefinida é a de Melhor Ator, que contará com disputa acirrada entre Austin Butler, por Elvis – o premiado do BAFTA – e Brendan Fraser, por A Baleia. Melhor Atriz, por sua vez, se desenha cada vez mais para a segunda vitória de Cate Blanchett na categoria, e a terceira em geral, por TÁR. A atriz pode se igualar a Jack Nicholson, Meryl Streep e Daniel Day Lewis, como os atores vivos com mais estatuetas do Oscar.
Já os vencedores dos prêmios de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante foram Barry Keoghan e Kerry Condon, ambos pelo filme Os Banshees de Inisherin. O diretor e roteirista do longa, Martin McDonagh, também venceu as categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Britânico.
Na categoria de Melhor Animação, Pinóquio, de Guillermo Del Toro, confirmou seu enorme favoritismo, enquanto Navalny saiu com a estatueta de Melhor Documentário, Avatar venceu Melhores Efeitos Visuais e Elvis foi premiado por Melhor Elenco. Confira abaixo a lista completa de vencedores:
Melhor Filme: Nada de Novo no Front
Melhor Direção: Edward Berger (Nada de Novo no Front)
Melhor Atriz: Cate Blanchett (TÁR)
Melhor Ator: Austin Butler (Elvis)
Melhor Ator Coadjuvante: Barry Keoghan (Os Banshees de Inisherin)
Melhor Atriz Coadjuvante: Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin)
Melhor Roteiro Original: Os Banshees de Inisherin
Melhor Roteiro Adaptado: Nada de Novo no Front
Melhor Fotografia: Nada de Novo no Front
Melhor Montagem: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Animação: Pinóquio
Melhor Documentário: Navalny
Melhor Filme Estrangeiro: Nada de Novo no Front
Melhor Filme Britânico: Os Banshees de Inisherin
Melhor Trilha Sonora: Nada de Novo no Front
Melhor Elenco: Elvis
Melhores Efeitos Visuais: Avatar: O Caminho da Água
E você, qual sua torcida nessa temporada do Oscar 2023?