Crítica: Tô Ryca 2 (2022, de Pedro Antonio)

Para quem não se lembra, Selminha Oleria da Silva (Samantha Schmutz) herda uma fortuna de 300 milhões de reais de um tio em Tô Ryca! (2016). No primeiro longa-metragem da franquia de comédia, o desafio de Selminha era conseguir gastar 30 milhões em um determinado prazo, entretanto não poderia comprar nada para ela. Um desafio e tanto, ainda mais para alguém que é humildade pura, a cara do povão.

Em Tô Ryca 2, a história é outra. Selminha agora é rica e vive uma vida repleta de regalias e luxo, tudo bancado pela fortuna que herdou no primeiro filme. Porém, ela é surpreendida quando outra Selminha (Evelyn Castro) surge alegando ser a verdadeira herdeira do falecido tio milionário. Então, Selminha acaba tendo todos os seus bens congelados e passa a viver apenas com um salário mínimo, retornando a Quintino e vivendo de favor na casa da velha amiga Luane (Katiuscia Canoro).

A sequência da comédia Tô Ryca (2016) segue com direção de Pedro Antonio (Os Salafrários, 2017) e o roteiro de Fil Braz (Vai que Cola, todas as temporadas), ou seja, já dá para ter uma noção do que esperar de Tô Ryca 2, muita comédia, situações e diálogos hilários, um bom humor garantido. Arrisco a dizer que em determinados aspectos, está até mais engraçado que o anterior. Uma comédia mais equilibrada e com o humor na medida, mais funcional, pautado em situações do cotidiano da maioria dos brasileiros.

Tô Ryca é para o povo, o povo em sua maioria são pessoas simples, verdade seja dita, justamente o público-alvo do longa-metragem. Pois haverá uma identificação em diversos momentos, como a dificuldade de usar o transporte público, em sobreviver apenas com um salário mínimo, a situação das chuvas com lugares que alagam e o transtorno que os trabalhadores enfrentam no retorno para casa. Todas essas situações que apesar de dramáticas são abordadas com muito bom humor.

Mas vale destacar que mesmo com a comédia o filme acaba sendo uma crítica social sobre essas diferenças sociais e, principalmente, os dramas enfrentados pelas classes mais baixas. A relação entre as duas classes, os mais abastados com o menos abastados e a postura de um com outro. O filme acaba trazendo boas reflexões em pequenas situações em que o espetador vai olhar e pensar: “É verdade!”.

O elenco é uma comédia à parte. Samantha Schumtz com seu jeito caricato e sempre excêntrico ao dar vida a Selminha, Evelyn Castro como Selminha “Fake” vem carregada no exagero e bom humor e o filme conta ainda com a participação de Rafael Portugal, figurinha carimbada quando o assunto é comédia.

Tô Ryca 2 é o filme para assistir com a família toda e dar gargalhadas no cinema ou no sofá de casa, para aqueles que optarem ver no streaming. Uma comédia realmente agradável, apesar de alguns exageros, se mantém em um ritmo tolerável, contendo momentos específicos mais engraçados que outros, com os quais o público vai se identificar e muito.

Título Original: Tô Ryca 2

Direção: Pedro Antônio

Duração: 102 minutos

Elenco: Samantha Schmutz, Katiuscia Canoro, Evelyn Castro, Rafael Portugal, Marcelo Mello Jr., Anderson Di Risi

Sinopse: Em Tô Ryca 2, Selminha (Samantha Schmütz) está de volta. Após ficar rica ela paga mais caro em tudo que quer e que pode pagar, sem pensar nas consequências. Mas tudo que é bom dura pouco! A fortuna de Selminha e todo seu dinheiro são colocados a prova quando uma estranha aparece do nada e coloca o dedo em onde não é dela. Para piorar, a estranha tem mesmo nome que Selminha e se diz herdeira legitima da fortuna. Todos os bens de Selminha são congelados e sua única fonte de renda vira a que lhe é concedida pela justiça: 30 reais por dia, ou seja um salário mínimo por mês. Agora, sabendo como é viver no aperto, ela terá que voltar a suas origens e lutar para sobreviver em sua nova rotina e fazer com que a comunidade de quem ela era patrona, Quintino, também não acabe passando aperto.

Trailer:

Fala pra gente se você vai nos cinemas conferir Tô Ryca 2 e o que você achou do filme caso já tenha assistido?

Deixe uma resposta