Crítica: O Andar de Cima (Curta concorrente do IBIFEST)

O Andar de Cima é um dos quatro finalistas entre os curtas-metragens do IBIFEST. O Andar de Cima se aproxima de um projeto completo, redondo, onde todo seu potencial é transmitido de forma eficiente, e ainda assim com sutilezas e interpretações.

No momento em que uma tragédia ocorre de forma acidental, os moradores de um residencial começam a apontar os dedos para um ou outro, deixando o clima tenso. As personas em tela não sabem quem cometeu aquele ato, mas você que está assistindo sabe desde o primeiro minuto. É interessante como isso te torna cúmplice deste segredo, mas isso também é necessário para que gradativamente você compreenda de forma clara as consequências e principalmente, as injustiças sociais e preconceitos que vão sendo destampados aos poucos.

Em um Brasil cada vez mais confuso socialmente e politicamente, onde existe a tendência de se culpar o pobre, o negro, o jovem que fuma e bebe, mas que acontece de o branco, a classe média ou alta, a pessoa de cargo quase sempre sair ilesa. E mesmo quando a justiça ocorre legitimamente nas duas situações, o branco classe média/alta recebe penalizações mais brandas que o negro/pobre. Tudo isso é questionado aqui no documentário, mas de uma forma sutil, indireta, através tanto das acusações que os moradores fazem entre si, como na forma que o síndico lida com a situação, que envolve alguém intimamente ligada à ele. Palmas para esse roteiro genial, que dialoga de forma eficiente tudo isso.

O Andar de Cima é mais um exemplo das diferenças sociais e de como elas devem sempre ser debatidas. Mas acima do debate, são diferenças a serem combatidas e derrubadas. Um excelente projeto, cujo diretor Tomás Fernandes Silva tem muito a oferecer em um futuro próximo.

Não perca a programação do IBIFEST:

Título Original: O Andar de Cima

Direção: Tomás Fernandes Silva

Duração: 22 minutos

Sinopse: Quando um acidente fatal acontece em um prédio residencial em São Paulo, o síndico precisa encontrar o culpado para amenizar os conflitos crescentes entre os moradores. Com o aumento das tensões, os preconceitos de um país desigual mostram sua verdadeira face.

Trailer:

https://vimeo.com/543300316

Valorize a cultura e o cinema nacional!

Deixe uma resposta