Crítica: Flores (Curta concorrente do IBIFEST)

Um dos quatro finalistas como melhor curta-metragem no IBIFEST, Festival de Cinema de Ibitinga, Flores traz um simples, mas bem executado filme. O curta traz na sua trama três diferentes tipos de relacionamentos e suas dificuldades. Em um deles, um homem casado e sua amante tem divergências quanto as suas situações amorosas. Já em outro arco, mãe e filha possuem dificuldade de se comunicarem e se acertarem. Por último, temos o arco de um jovem casal que está ficando e cada um tem uma visão diferente do que quer para esse relacionamento.

Por se tratar de um curta, tudo é rápido, então é preciso que roteiro e edição sejam precisos nos diálogos e cenas, para que toda mensagem seja contada, e que isso ocorra de uma forma que ainda seja natural, sem transparecer que a equipe está “correndo” com o projeto. E é aí que nesse tipo de caso específico, a regra “menos é mais” dá certo, fazendo-se pouco, mas bem feito.

O roteiro está longe de ser original, não se reinventa a roda, mas é bom o suficiente para mantermos a atenção. As atuações são boas, talvez as do jovem casal sejam mais limitadas, mas se releva dada a experiência dos envolvidos, uma vez que os demais atores mais velhos entregam carga dramática e cênica boa o suficiente.

Destaque para a direção de arte e paletas de cores bem definidas para cada uma das três situações, e como esse conceito de “cor” é embaralhado na virada que o roteiro dá perto do final, que mudará a situação de todos. Aqui temos um quê de originalidade interessante. Há um ar lúdico, quase misterioso, mas de forma graciosa, até mesmo remetendo a um certo altruísmo, passado na atuação alegre do floricultor e nesse mundinho lúdico dentro da loja de flores, que contrasta bem com o espectro cinzento dos relacionamentos.

Flores é um projeto bonito, bem intencionado e que prova que o cinema independente e jovens cineastas no Brasil tem muito a oferecer.

Não perca a programação do IBIFEST:

Título Original: Flores

Direção: Diego dos Anjos

Duração: 16 minutos

Elenco: Gabriel Abreu, Alexandra Azambuja, Thaisa Damous, Marcelo Escorel, Lia Orin, Tom Pires, Guida Vianna, Nedira Campos.

Sinopse: Um homem casado e sua amante, uma mãe e sua filha e um casal adolescente enfrentam problemas em seus relacionamentos até que seus caminhos se cruzam em uma loja de flores. A partir daí, suas vidas mudam para sempre.

Trailer:

Valorize a cultura e o cinema nacional!

Deixe uma resposta