Crítica: Sars-Cov-2 / O Tempo da Pandemia (2021, de Eduardo e Lauro Escorel)

Chega aos cinemas brasileiros o documentário dos irmãos Eduardo e Lauro Escorel, Sars-Cov-2 / O Tempo da Pandemia que vai apresentar ao público relatos de médicos e enfermeiros que estiveram na linha de frente no tratamento da Covid-19. A pandemia que até o momento já matou mais de 600 mil pessoas no país.

Entre os entrevistados, destacam-se os integrantes do Comitê Todos Pela Saúde: Paulo ChapChap, Mauricio Ceschin, Gonzalo Vecina, Eugênio Vilaça, Drauzio Varella, Sidney Klajner e Pedro Barbosa. Eles apontam diversos aspectos da pandemia, medidas que precisavam ser tomadas e que nem chegaram a ser noticiadas, pois a realidade dos hospitais era bem pior do que saia nos noticiários.

Ao longo das entrevistas o que o espectador vai perceber é que além de um desabafo, elas carregam um peso de crítica e até denuncia, em relação a falta de planejamento e a desorganização com os insumos que os hospitais tinham a disposição. Como Paulo ChapChap, na época diretor-geral do Hospital Sirio Libanês, pontuou que a crise que acompanhamos em Manaus teria sido evitada com o uso adequado de respiradores, mas que acabaram ficando em falta.

Os demais médicos, inclusive Drauzio Varella, popularmente conhecido por ser um porta-voz da saúde, mencionam o quanto a pandemia evidenciou a desigualdade social e que ela matou mais que o vírus. Isso porque a pandemia criou um abismo ainda maior entre as classes sociais.

Para complementar a narrativa através da perspectiva de profissionais da saúde, foram entrevistados enfermeiros de São Paulo e Manaus, principais epicentros da doença no país. Eles trazem uma abordagem mais próxima da realidade e da rotina enfrentada pelos pacientes enquanto permaneceram internados. Coletaram a fala de cuidadores de idosos que vivem em lares permanentes, para demonstrar um outro aspecto da pandemia: a solidão em decorrência do isolamento social.

Bom, o documentário tem um tom crítico, politico e social, a partir da perspectiva da área da saúde que foi a que enfrentou e ainda lida diretamente com os casos da Covid-19, com entrevistas de grandes nomes da medicina. Portanto pode ser interessante para aqueles que buscam entender como foi todo esse período para esses profissionais e ao mesmo tempo refletir sobre a realidade do nosso país, marcado pela desigualdade social e a ausência de medidas públicas eficientes.

Título Original: Sars-Cov-2/ O Tempo da Pandemia

Direção: Eduardo e Lauro Escorel

Duração: 87 minutos

Elenco (Participações): Paulo Chap Chap, Mauricio Ceschin, Gonzalo Vecina, Eugênio Vilaça, Drauzio Varella, Sidney Klajner, Pedro Barbosa

Sinopse: Com direção de Eduardo Escorel e Lauro Escorel, o “SARS-CoV-2: O Tempo da Pandemia” reúne depoimentos de sete importantes especialistas da saúde que contribuíram para o enfrentamento da maior crise sanitária já vivida no Brasil.

Trailer:

Gostou da crítica? Como o covid lhe afetou?

Deixe uma resposta