Crítica: Bochincho – O Filme (Curta concorrente do IBIFEST)

Outro dos quatro finalistas do IBIFEST, Bochincho utiliza o poema de Jayme Caetano Braun para visibilizar um pouco da cultura tradicionalista gaúcha. Interessante que apesar de eu ser gaúcho, confesso que não conversou tanto comigo, talvez por não ser muito tradicionalista, mas a obra deve agradar aos gaúchos no geral por verem sua cultura representada.

Dizem que o tradicionalismo gaúcho está sendo perdido. Não creio ser verdade, muitas características se mantém ou reinventam. A questão é que simbolismos do gaúcho clássico, isso sim está ficando no passado, evento natural da passagem do tempo. O mundo e as coisas evoluem, muitas coisas ficam apenas como referência histórica e cultural, como nos filmes, o que é o caso aqui. O belo poema ganha vida nesse projeto, que até necessita de uma direção mais experiente, mas que por ser um projeto pequeno e autoral, consegue-se trazer em imagens aquilo que quer se passar.

Há belas passagens, como a cena da dança, ou as cenas finais, que se turvam entre lembranças e imaginações do nosso protagonista/narrador. Existe um dialeto excessivamente pautado em cima dos trejeitos gaúchos clássicos. É quase um idioma diferente, com muitas expressões próprias sendo ditas em pouco tempo de duração. Está certo que se baseia no poema tradicionalista, mas o roteiro poderia trazer esse filtro, em diluir isso de forma mais palpável, e não apenas citar por citar. O fator “gaúcho raiz” fica meio jogado por ficar, para aqueles não muito escolados nessas características. Mas nada que estrague a experiência, culturalmente interessante.

Visualmente, as caracterizações estão belíssimas. As atuações são ótimas de todo elenco. Um projeto interessante, desse Sul que apesar de seus problemas culturais (o próprio tradicionalismo gaúcho está cheio dos seus poréns históricos), mostra que o gaúcho ainda tem o que oferecer.

Não perca a programação do IBIFEST:

Título Original: Bochincho – O Filme

Direção: Guilherme Suman

Duração: 17 minutos

Elenco: Bruno Krieger, Cássio Nascimento, Clemente Viscaíno, Denise Franzen, Guilherme Suman.

Sinopse: Baseado no conhecido poema de Jayme Caetano Braun, Bochincho, O Filme conta a história de um velho homem que, ao lado de parceiros de lida, evoca suas lembranças de um pitoresco episódio de seu passado no Rio Grande do Sul.

Trailer:

Valorize a cultura e o cinema nacional!

Deixe uma resposta