Crítica: Maligno (2021, de James Wan)

James Wan já se tornou uma marca, tamanho os sucessos de seus filmes, como por exemplo: Jogos Mortais, Sobrenatural e Invocação do Mal. O diretor e roteirista é tão bom, principalmente, no gênero de horror, que quando o espectador vai aos cinemas assistir a um filme como Maligno as expectativas são as melhores e maiores possíveis. Não é para menos, o novo longa-metragem provavelmente vai abrir portas ou criar um novo cenário de filmes de terror.

Tendo em vista que Wan extrai o conceito do filme de um subgênero já conhecido, os giallos. Para quem não conhece giallos, eram pequenas revistas italianas que continham contos de ficção científica, fantasia, terror e outras aventuras. Nos Estados Unidos, eram publicadas como as chamadas Pulp Fictions, mas que no fim das contas eram a mesma coisa que os giallos, na matéria de conteúdo.

Já tem algum tempo que roteiristas e diretores adaptam esse subgênero ao cinema, de tal modo que acabou dando origem a outro subgênero do terror que são os filmes slashers, conhecidos pela matança em série e muito, mais muito sangue. Podemos adiantar que em Maligno vai ser possível notar elementos desses dois subgêneros.

Tudo começa no Hospital Psiquiátrico Simion com o paciente Gabriel, um caso grave e extremamente violento que é tratado pela doutora Florence Weaver (Jacqueline McKenzie), já entregando uma premissa do que vem pela frente. Mas a história gira em torno de Madisson Mitchell (Annabelle Walis), rosto conhecido de Annabelle, spin-off de Invocação do Mal. Madisson é uma mulher solitária, está grávida, é oprimida e agredida pelo marido Derek Mitchell (Jake Abel). Após uma última agressão de Derek contra Madisson, desencadeiam-se diversos eventos aparentemente sobrenaturais e sem explicação na vida de Madisson.

A jovem passa a ser atormentada por visões de crimes, uma série deles, ela vê eles no momento em que estão acontecendo. O que passa a ser perturbador para ela, ainda mais depois das perdas que sofreu. Ela começa a colaborar com a polícia com as visões que tem para entender os crimes que estão acontecendo. Estão na frente das investigações os policiais Kekoa Shaw (George Young) e Regina Moss (Michole Briona White), que prestigiam o espectador com uma sequência de cenas investigativas e de perseguição.

O roteiro assinado por Akela Cooper (Chambers, série da Netflix) e com colaboração de James Wan e Ingrid Bisu, está mais para uma ficção científica de horror do que para um filme sobrenatural. Mas a estética do filme a todo tempo lembra o clássico Sobrenatural (Insidious) com a casa isolada, tons sombrios e azulados, muita neblina, vultos e pequenos sustos dentro da casa, algo que também lembra bastante Invocação do Mal. Basicamente Wan pegou os elementos que deram certo nos seus filmes de horror e mesclou com o estilo giallo e entrega ao público algo completamente novo.

Maligno já estreia com uma espera muito positiva por parte do público geral e principalmente para os fãs do diretor e do gênero de terror. Assim que começa e no desenrolar, talvez alguns espectadores tenham a impressão de estar assistindo mais do mesmo. Um clichê de espírito do mal e perseguidor. Pautado por uma investigação policial, muita ação e uma trilha sonora até eletrizante.

Entretanto, o plot twist do filme é de cair o queixo ou talvez não, para os mais atentos alguns elementos ainda na abertura podem entregar o grande mistério por trás de Madisson, que tem um passado sombrio. Por isso, cada detalhe é importante, diversos pontos do roteiro vão elencando o que aconteceu e o que está acontecendo novamente.

Considero este filme uma nova vertente de filmes de horror, certamente a proposta de James Wan é essa: fugir um pouco do sobrenatural. Explorando o mal e o horror em outras formas, mas ainda arrepiando, assustando e fazendo as pessoas saírem da sala de cinema apavoradas com o que acabaram de assistir.

Título Original: Malignant

Direção: James Wan

Duração: 111 minutos

Elenco: Annabelle Walis, Maddie Hasson, George Young, Jacqueline Mckenzie, Jake Abel, Ingrid Bisu, Paula Marshall, Mckenna Grace, Michola Briona White

Sinopse: Em Maligno, Madison (Annabelle Wallis) passa a ter sonhos aterrorizantes de pessoas sendo brutalmente assassinadas. Ela acaba descobrindo que, na verdade, são visões dos crimes enquanto acontecem. Aos poucos, ela percebe que esses assassinatos estão conectados a uma entidade do seu passado chamada Gabriel. Para impedir a criatura, Madison precisará investigar de onde ela surgiu e enfrentar seus traumas de infância.

Trailer:

Você está animado para assistir Maligno? Se já assistiu conte-nos o que achou?

Deixe uma resposta