Crítica: A Cozinheira de Castamar (2021, de Tatiana Rodríguez)

A série A Cozinheira de Castamar é uma obra de época espanhola, baseada em um livro de romance do escritor Fernando J. Muñes. A série chegou recentemente a Netflix, emocionando e surpreendendo os amantes de programas de época, repletos de romance.

A trama tem como protagonista Clara Belmonte, uma cozinheira com um transtorno de ansiedade chamado Agorafobia, que a torna incapaz de sair em lugares abertos sem passar mal, que é contratada na cozinha de um duque viúvo, atormentado por sua perda e precisando voltar a se casar novamente, o Duque de Castamar.

A trama tem um início lento, que desafia os espectadores a continuarem a assistir a toda a série de 12 episódios, cada um com aproximadamente 1 hora de duração, de forma que a apresentação da trama e dos personagens, embora bem trabalhada e baseada na trama do livro, poderia ser um pouco mais ágil, de forma a não se perder os espectadores potenciais que acabam por abandonar a série no meio do caminho de sua maratona.

É importante ressaltar, porém, que a maratona acontece a partir do terceiro episódio da série, com Clara já instaurada cozinheira, e uma trama que vai além do romance de época para a corrupção, tramas políticas, gravidez indesejadas, assassinatos e transtornos, chegando a abordar assuntos tabus do século 18, como o homossexualismo e o racismo, e isso acaba por conseguir prender o espectador a seus personagens complexos, alguns tão bem trabalhados que conseguimos ver ambos seus lados, de bondade e maldade, bem realistas, e outros mais superficiais que deixam claro sua bondade ou sua ruindade desde o princípio, não gerando surpresas inesperadas.

Desta forma, ao mesmo tempo que nos sentimos em dúvida do que queremos para os personagens que se transformam em bons mas que são “intrometidos” no romance de Clara Belmonte (Michelle Jenner) e Diego de Castamar (Roberto Enriquez), também nos deparamos com uma trama de um romance sutil, proibido e muito real, que surge entre os dois a partir de situações tão sutis, que é difícil notar quando o profissionalismo tem fim e o amor toma conta de seus corações.

La Cocinera de Castamar claramente foi muito bem produzida, com singelos erros de continuidade que passam despercebidos pelos olhos não treinados pelas telas do cinema, e com tamanha perfeição em sua fotografia e cenografia, que estes erros podem e são facilmente esquecidos pelo público, que torce, vibra e chora com as escolhas de Diego e Clara em prol de um bem comum a todos e na luta contra o tempo por justiça. De forma que todos os casais da trama giram em torno de uma mesma percepção: o que o amor pode levar as pessoas a fazerem.

A série infelizmente conta apenas com uma temporada e não terá uma continuação. Mas para os amantes das séries como La Casa de Papel, Vis a Vis e Toy Boys, recomendo que deem uma chance, pois a mesma conta com os mesmos produtores dessas séries que encantaram o mundo, e claramente A Cozinheira de Castamar, tem este mesmo potencial.

Título Original: La Cocinera de Castamar

Direção: Tatiana Rodriguez

Episódios: 12 episódios

Duração: 50 – 60 minutos

Elenco: Michelle Jenner, Roberto Enriquez, Hugo Silva

Sinopse: Baseada no livro homônimo de Fernando J. Múñez, A Cozinheira de Castamar se passa na Espanha de 1720 e acompanha Clara Belmonte (Michelle Jenner), uma jovem que foge de seu passado doloroso para trabalhar na cozinha do palácio Castamar. Ela vem, na verdade, de uma família rica, que desmoronou com o assassinato de seu pai, um dos médicos mais renomados de Madri, por causa de uma traição grave. Afundada na pobreza e esquecida pela alta sociedade, Clara sofre de agorafobia e encontra na culinária uma forma de sobrevivência. É por isso que usa suas fantásticas habilidades para conseguir um emprego na corte do duque Diego de Castamar (Roberto Enríquez). Ela só não esperava se apaixonar por seu nobre patrão, que vive isolado na enorme propriedade desde a morte da esposa. Apesar de os outros criados dificultarem sua vida, Clara chama a atenção do duque graças a sua inteligência e seus dotes culinários. Aos poucos, os dois se entregam ao novo sentimento – mas a diferença abismal de classes sociais vai ser o maior obstáculo para esse amor.

TRAILER:

E ai, gostou da crítica? Deixe pra gente seu like e seu comentário sobre a série!

Deixe uma resposta