Relembre um clássico: De Volta para o Futuro completa 35 anos em 2020




Um clássico imediato e aclamado pela mídia especializada e fãs: De Volta para o Futuro marcou gerações e deixou um legado inquestionável. São inúmeras referências ao filme em outras obras, em eventos geek, jogos, histórias, enfim, o filme é indispensável para todo fanático pelo cinema e ficção científica, com o tipo ar dos anos 80. 

Agora, em 2020, a produção completa seus 35 anos, então não há momento melhor para aproveitar e assistir de novo (ou ver pela primeira vez) as aventuras do Doutor Brown e Marty McFly. O filme está disponível no Netflix para usuários que já tem assinatura, mas por estar bloqueado à versão americana do site, é preciso fazer login através de uma VPN para Netflix que pode liberar o acesso para os brasileiros. Ou, é claro, desempoeirar o vídeo cassete e assistir com uma fita original, para extrair o máximo da nostalgia. 

Sobre o filme:

Produzido nos Estados Unidos e lançado em 1985, o filme conta com elenco forte e arrecadou quase 400 milhões de dólares em sua estreia, tornando-se o filme com maior sucesso do ano. 

Sinopse: 
“Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.”

Elenco:
Michael J. Fox como Marty McFly
Christopher Lloyd como Doc Brown
Lea Thompson como Lorraine Baines-McFly
Crispin Glover como George McFly


Reunião do elenco:

Não são só os fãs que aproveitaram o marco de 35 anos para celebrar a nostalgia do cinema. O elenco original se reuniu em um evento ao vivo no YouTube, junto ao roteirista Bob Gale e diretor Robert Zemeckis. A conversa durou cerca de 30 minutos e foi repleta de lembranças inéditas dos bastidores, piadas, e brincadeiras. A atriz Lea Thompson brincou que Marty e o Doutor poderiam viajar no tempo para nos alertar do perigo da pandemia que estaria por vir em 2020, alusão à temática de viagem no tempo do filme, que chegou a adivinhar algumas invenções tecnológicas do futuro.  

Nas redes sociais, a atriz celebrou a data marcante com uma foto e o comentário: 

“Faz 35 anos desde que o primeiro #BackTotheFuture foi lançado. Obrigado amigos que ainda gostam do trabalho que fizemos. Tão orgulhosa de fazer parte de algo que ainda pode emocionar, ensinar e divertir depois de todo esse tempo.”
Em tempos de cinemas fechados por causa da pandemia, é um ótimo momento de revermos grandes clássicos como De Volta para o Futuro.
Teorias e easter eggs:

Por se tratar de uma franquia extremamente bem-sucedida, não podiam faltar teorias conspiratórias e análises de fãs. Recentemente, o roteirista chegou a responder uma das hipóteses mais debatidas entre os fanáticos por De Volta para o Futuro, apesar de que a verdade absoluta ainda não possa ser determinada, por medo de danificar os negativos originais da gravação. 

Outra atividade favorita dos fãs é a busca por easter eggs, ou seja, pequenos detalhes ou referências escondidas no filme para que apenas os olhos mais atentos possam encontrar. Selecionamos alguns dos mais relevantes: 

1. A última cena em De Volta para o Futuro deveria ser a cena inicial de De Volta para o Futuro 2, no entanto, pela necessidade de regravação do segundo filme a cena precisou ser refeita. Embora parecidas, em uma comparação lado a lado é possível ver que se tratam de gravações distintas. Tente memorizar a cena ao reassistir. 

2. O fazendeiro do filme chama-se Peabody, “corpo de ervilhas”, o que pode parecer apenas um nome aleatório para um fazendeiro. No entanto, ao vermos o nome do filho, Sherman, conseguimos desvendar o detalhe: uma referência ao desenho sobre viagens no tempo de 1960, o Mr. Peabody and Sherman.

3. A rua principal da cidade do filme faz referência ao filme Gremlins, de 1984.

4. Quando Marty retorna à 1985, fica aliviado em perceber que tudo está normal e ao encontrar o mendigo “Red” deitado. Red Thomas era o prefeito em 1955, provavelmente caindo do maior para o menor nível social. 

5. A produção presta homenagem ao famoso diretor Stanley Kubric. O amplificador da guitarra de Marty mostra CRM-114 em seu painel. CRM refere-se ao decodificador de mensagem do filme de Kubrick, Dr. Fantástico (1964). 114 é o código da exploração  de Júpiter em 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968).

Conclusão:

Apesar do momento de extrema dificuldade e preocupação que o ano de 2020 nos trouxe, também é possível celebrar a alegria dos clássicos do cinema e reviver a juventude assistindo novamente aos filmes da franquia De Volta para o Futuro, que ainda continua tão mágica como sempre. Se você nunca assistiu, ou conhece alguém que nunca viu, também pode ser uma ótima oportunidade para marcar mais esse filme em sua lista. Será que o filme envelheceu bem? Conte para nós nos comentários. E confira a campanha juntos pelo cinema, projeto que visa a retomada dos cinemas após a pandemia. 

Participe, comente e compartilhe nosso post! 😊 

Deixe uma resposta