Crítica: iZombie – 5ª Temporada (2019, Michael Fields e outros)

Sendo mais uma série da CW baseada em história em quadrinhos, iZombie (Vertigo, da DC Comics) se alongou até a 5ª temporada, que foi anunciada em 2018 como a última, e trouxe em sua narrativa uma mistura de comédia e drama. Desde o episódio piloto somos introduzidos a personagem “Liv” (Rose Mclver) que, após ter sido transformada em zumbi, precisa se alimentar de cérebros, o que a faz adquirir a personalidade da pessoa a qual o cérebro pertencia, levando a momentos divertidíssimos, além das visões que ela tem quando está sob o efeito. Isso serve como ajuda em seu trabalho da polícia, facilitando resolver casos de mortes.

Essa 5ª e última temporada seguiu o método das anteriores ao trazer um novo caso a cada episódio, o que acabou se tornando cansativo e impedindo que arcos importantes fossem desenvolvidos com melhor dinâmica, deixando tudo para ser resolvido no finalzinho da temporada. Em meio ao caos e rivalidade entre humanos e zumbis, ainda temos Liv descobrindo quem é seu pai e se conectando com sua família, Ravi (Rahul Kohli) tentando conseguir a cura do zumbismo, Blaine (David Anders) perdendo o controle de suas operações, além de algumas mortes e reviravoltas inesperadas logo no começo, entre outros momentos que acabam se perdendo e não encontram seu clímax.

Por ser a última temporada, eu esperava mais tanto do desenvolvimento quanto do final, que foi muito apressado, como se a série tivesse sido cancelada de última hora, o que não é verdade, já que seu fim foi anunciado com antecedência, 1 ano antes da estreia (que ocorreu em 2 de maio de 2019, com término no dia 1 de agosto) e ainda teve um time jump que não funcionou muito bem. Mas uma coisa é certa: todo o elenco possui grande carisma e são eles que marcam a série. O episódio que eu mais gostei foi o 5×03 Five, Six, Seven, Ate!, que trouxe o melhor do lado cômico apresentado durante as temporadas, focando na linda amizade de Liv e Ravi que estavam hilários devido aos cérebros que comeram. O Ravi é maravilhoso, sendo um dos melhores personagens, e tem ótimos momentos nessa temporada. A Liv é sempre muito cativante e tenta ajudar quem estiver ao alcance, a atriz entregou um ótimo trabalho desde o começo, interpretando diversas personalidades.

Outro destaque foi o personagem Don E (Bryce Hodgson), que ganhou um (trágico) interesse amoroso. Já o Clive Babineaux (Malcolm Goodwin – que inclusive dirigiu o episódio 5×06) é um dos personagens mais simpáticos e legais, não tem como não gostar das caras que ele faz toda vez que a Liv está sob efeito de algum cérebro. A charmosa Peyton (Aly Michalka) também merece menção, ela se mantêm maravilhosa independente de estar trabalhando sério ou cantando Icona Pop bêbada no bar, até mesmo o Blaine parece não ter se esquecido dela.

Além do elenco, uma das coisas mais marcantes da série é definitivamente as cenas de comida. Quando a Liv vai preparar seu “cérebro do dia”, ela sempre cria pratos que dão água na boca, e vemos todo o processo em um jogo de edição e direção de arte que são prazerosos de olhar.

A série sempre foi gostosa de assistir, combinada com uma trilha sonora muito legal. E apesar da 5° temporada não ter sido uma das melhores e de ter falhado em vários pontos, ainda manteve seus bons momentos, principalmente aqueles divertidos e que brincam com a proposta da série, como um dos episódios que foi no estilo noir e utilizou-se de uma fotografia desbotada, voltada para o preto e branco, ou quando os próprios personagens criam um seriado chamado “Hi, Zombie”, levando a série a fazer uma paródia de si mesma. O maior problema foi mesmo não terem conseguido construir uma boa ponte para o plot principal, levando a um final desapontador, mas cumpriu no papel descontraído, e de quebra ainda deu um desfecho feliz para um certo casal que era aguardado pelos fãs.



Título Original: iZombie

Direção: Michael Fields e outros.

Episódios: 13

Duração: 42 minutos

Elenco: Rose McLver, Malcolm Goodwin, Rahul Kohli, Robert Buckley, David Anders, Aly Michalka, Bryce Hodgson e outros.

Sinopse: Em Nova Seattle, grupos de zumbis e humanos estão em guerra, enquanto há em jogo uma cura que pode reverter o zumbismo, mas há um preço a se pagar.
Trailer:
Escrevam nos comentários o que vocês acharam da última temporada de iZombie!

Deixe uma resposta