Top 5: Performances de Jennifer Lawrence



Hoje vamos falar de uma das maiores revelações do cinema dos últimos anos. Jennifer Shrader Lawrence, nascida no dia 15 de agosto de 1990. Sua carreira começou em 2007 na série The Bill Engvall Show, também ganhou destaque pelas participações que fez em Medium e em Cold Case: Arquivo Morto. Ficou conhecida pelo grande público por protagonizar franquias de sucesso como Jogos Vorazes e a última trilogia de X-Men, mas o reconhecimento da indústria veio em 2010, quando começou a ganhar prêmios por Inverno da Alma, thriller dramático que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar. Venceu o Oscar na sua segunda indicação, por O Lado Bom da Vida e ao todo, soma 4 indicações ao prêmio principal do cinema mundial. De lá para cá, Lawrence têm diversificados seus projetos entre suspense, “dramédias” e filmes de ação. Amada por muitos, também é odiada por muitos que a consideram superestimada, mas a verdade é que ela têm inúmeras performances boas no currículo e já se provou uma ótima atriz em várias ocasiões. Agora vamos ao top 5 de performance da Jennifer Lawrence.

5. Joy: O Nome do Sucesso


Ao contrário das suas duas últimas colaborações com David O. Russell (Trapaça e O Lado Bom da Vida), Lawrence tem uma personagem equilibrada e forte em Joy: O Nome do Sucesso. Ela lida com uma família desequilibrada e várias sabotagens na vida profissional, mas consegue dar a volta por cima. Embora tenha um ou outro momento mais estérico, Lawrence entrega uma performance na medida, com carga dramática suficiente e carisma para dar e vender. Ainda que não seja seu melhor trabalho, sua indicação ao Oscar não é injusta. Além de ser indicada ao Oscar, Lawrence venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical e foi indicada ao Critic Choice Awards de Melhor Atriz e de Melhor Atriz em Comedia.

4. Jogos Vorazes


Sucesso de bilheteria e de críticas, Jogos Vorazes foi o filme que trouxe Jennifer Lawrence ao posto de estrela, apenas com 22 anos. Katniss é uma personagem complexa e Lawrence consegue construir uma atuação cheia de camadas, tem uma força natural e um instinto de proteção forte, mas é insegura e imatura, frutos da pouca idade, Lawrence entrega uma performance com várias nuances. A cena com a Rue é de cortar a coração e Lawrence está muito bem. Venceu o Critic Choice Awards  de Melhor Atriz em Filme de Ação e ficou em segundo lugar no prêmio dos críticos de Nova York. Já nos prêmios de votação polar, venceu o MTV Movie Awards, o Teen Choice Awards e o People Choice Awards.

3. O Lado Bom da Vida


É uma das performances com mais rejeição da atriz, mas a verdade é que Jennifer Lawrence faz um bom trabalho aqui. Diálogos rápidos e expressões faciais carregadas dão o tom da personagem. Lawrence segura todas as variações de humor que a personagem tem e mostra várias facetas, tanto no lado cômico, quanto no lado dramático. Venceu o Oscar de Melhor Atriz, o SAG, o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical, o Independent Spirit Awards e diversos outros prêmios.

2. Inverno da Alma


Jennifer Lawrence devia ter uns 18/19 anos quando Inverno da Alma foi gravado e a maturidade que ela mostra em cena é surreal. A personagem dela mais uma vez é bem complexa, ela tem uma força e é a chefe da família, mesmo com a pouca idade, ela luta com unhas e dentes para defender a casa e os irmãos e isso é nítido no olhar dela, ao mesmo tempo, quando confrontada com adultos com caráter duvidoso, vemos a fragilidade que ela possui. Lawrence entrega uma performance natural, que passa por momentos dramáticos, mas sem exagero. Foi indicada ao Oscar, ao SAG, ao Globo de Ouro, ao Independent Spirit Awards e ao Critic Choice Awards. Venceu alguns prêmios da crítica e foi indicado em vários outros.

1. Mãe


Mãe é o filme mais polêmico do ano passado, há quem ame, há quem odeie, mas a performance de Lawrence segue intocável (mesmo sendo indicada ao Framboesa de Ouro como Pior Atriz). No suspense de Aronofsky, Lawrence precisa ficar reagindo o tempo todo as loucuras que começa acontecer em sua casa e é uma entrega única da atriz. Sua personagem vai sendo construída aos poucos e no terceiro ato têm vários momentos com explosões dramáticas e de fúria. Lawrence cresce aí, a sua performance é muito crível e como o filme gira em torno dela, ela carrega ele inteiro nas costas. Junto de um ótimo elenco, direção e roteiro, Lawrence chega a melhor performance de sua carreira. Venceu o prêmio dos críticos do Novo México e foi indicada ao prêmio dos críticos de North Texas, mas também foi indicada ao Framboesa de Ouro como Pior Atriz, o que não quer significar nada.

Atualmente nos cinemas com o filme de ação Operação Red Sparrow, esse ano ela também aparecerá em X-Men – A Fênix Negra e têm vários projetos encaminhados para 2019/2020.

E aí, qual a opinião de vocês sobre a Jennifer Lawrence? Vocês gostam ou acham que ela é superestimada? Deixe seu comentário e não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais.

Deixe uma resposta