Crítica: Soul Surfer – Coragem de Viver (2011, de Sean McNamara)

Filmes
baseados em fatos reais é outra coisa, né? Conferir uma história verídica muda
totalmente a visão de quem assiste a um filme em que os eventos são pura e
simplesmente fictícios. Em vista disso que o drama ‘Soul Surfer – Coragem de
Viver’ inspirou-se.

A história acompanha Bethany Hamilton, jovem surfista que ao sofrer um trágico ataque de tubarão, teve o rumo de sua vida para sempre. Quando pensou não ter mais nada, ela escolheu superar e sendo interpretada pela belíssima AnnaSophia Robb, de ‘A Fantástica Fábrica de Chocolate’ e ‘Ponte Para Terabítia’, sua atuação é um espetáculo em tela! A protagonista foi capaz de passar toda a tristeza e desespero que a verdadeira Bethany enfrentou, apesar de alguns errinhos básicos, mas nada extraordinário; não comprometeram tanto assim a execução em si.

Destaque também para Dennis Quaid, de ‘Os Seus, os Meus e os Nossos’ e ‘O Dia Depois de Amanhã’ e Helen Hunt, de ‘A Corrente do Bem’ e ‘Náufrago’, como Tom e Cheri Hamilton, os pais de Bethany. Além da famosa cantora Carrie Underwood, que apesar da curta participação, teve relevante importância na trama ao incorporar Sarah Hill. Sua personagem é uma mulher que presta ajuda dando sábios conselhos a Bethany e que, inclusive, a levam a nunca desistir e reconhecer que diante de todo esse embaraço, ela ainda é uma vencedora! Não poderia deixar de mencionar as performances de Kevin Sorbo, o eterno Hércules (1995-1999) e ‘Deus Não Está Morto’ como Holt Blanchard e Jeremy Sumpter, de ‘Peter Pan’ (2003), como Byron Blanchard. Seus personagens felizmente não decepcionaram. Ressalto o interessantíssimo aspecto que foi essa força de vontade e determinação que Bethany adquiriu após o acidente, visto que qualquer um que tivesse passado pelo mesmo possivelmente não encontraria forças para viver, muito menos se adaptar à nova rotina da noite pro dia. Isso me surpreendeu bastante. O roteiro em minha opinião foi bem montado, em sua quase 1 hora e 50 minutos de duração. Somos prestigiados pelo sensacional trabalho do diretor Sean McManara, conhecido por dirigir filmes como ‘Na Trilha da Fama’ e séries como ‘As Visões da Raven’.

Aposto que do início ao fim, ele irá prender a sua atenção, assim como prendeu a minha. Não há defeitos notáveis, pelo menos não a meu ver. Se sim, são mínimos e não comprometem o desempenho geral do longa nem fazem o espectador se arrepender de ainda estar vendo. Além disso, todos sabemos que inúmeras biografias vão para as telonas; no entanto, nem todas elas conseguem ser 100% fiéis, não é? Enfim, confiram essa maravilhosa e inspiradora história o mais rápido possível, porque vale muito a pena! Recomendo para todos os públicos que curtem aqueles filmes cujo jogo de câmeras é magistral e boa parte das tomadas de ondas focadas em slow motion são fantásticas!

Nota: 9,5


Direção: Sean McNamara


Elenco: AnnaSophia Robb, Helen Hunt, Dennis Quaid, Carrie Underwood, Kevin Sorbo, Ross Thomas, Chris Brochu, Lorraine Nicholson, Jeremy Sumpter, Sonya Blamores, Craig T. Nelson, Cody Gomes, Branscome Richmond, Titus Kinimaka, John Philbin.


Trailer:

BÔNUS:


AnnaSophia Robb e a verdadeira Bethany Hamilton! Dispensa comentários!



CITAÇÃO:


‘Não preciso que seja fácil. Apenas possível.”


Mais imagens do filme:

E aí, já viu o filme? Conte pra gente o que achou!

Deixe uma resposta