Por vários anos, Wenders a acompanhou pelo mundo, induzindo-a a fazer um filme sobre sua dança. Ao relatar que teve a oportunidade de tomar um café e conversar com Pina sobre o assunto, ele afirma que ela não disse muito. Porém, um ano depois, eles se encontraram novamente e segundo o diretor, foi como se tivessem conversado no dia anterior, quando ela disse: “você mencionou algo sobre um filme, acho que seria interessante”. Entretanto, foi combinado que o filme não contaria com entrevistas a ela, tampouco focaria em uma biografia permitida pela mesma. Com o falecimento de Pina poucas semanas antes das gravações, Wenders cumpriu com o prometido. Ele expressou sua devoção à coreógrafa, com fortes emoções encobertas nas coreografias. Muitos notarão isso, que não se trata apenas da dança, mas também da comoção passada nas apresentações. Garanto que você irá curtir o trabalho feito por Wenders, é entretenimento de qualidade!
Com um elenco esforçado e sem muitos defeitos a apontar aqui, ele é repleto de espetáculos surreais! O enredo nos entrega interpretações espetaculares dos atores da companhia Wuppertal, nos surpreendendo com tamanho empenho colocado em cima das coreografias. Certas cenas desafiam a lógica e somos até ludibriados com ilusões em alguns momentos. Mas o filme no geral é lindo, possui belos figurinos e uma trilha sonora envolvente. Destaque para a música do trailer, que inclusive toca no filme: ‘Lilies of the Valley’, de Jun Miyake. Em suma, recomendo para todas as idades! Confiram se possível essa obra-prima que certamente te deixará encantado com o talento e performance dos atores! Será uma experiência cinematográfica sem igual!
Nota: 9
Direção: Wim Wenders
Elenco: Aida Vainieri, ,Ales Cucek, Andrey Berezin, Azusa Seyama, Bénedicte Billet, Cristiana Morganti, Damiano Ottavio Bigi, Daphnis Kokkinos, Ditta Jasjfi, Domnique Mercy, Fabien Prioville, Fernando Suels, Jean-Laurent Sasportes, Jorge Puerta, Julie Shanahan, Malou Airaudo, Mechthild Grossmann, Michael Grossmann, Michael Strecker, Nazareth Panadero, Rainer Behr, Regina Advento, Ruth Amarante, Pina Bausch.
Uma das belas faixas da trilha sonora:
Frase de efeito:
“As palavras apenas evocam as coisas. É aí que entra a dança.” (Pina Bausch)
Gostou? Tem alguma dúvida? Deixe em seu comentário!