E a cerimônia de certa forma atendeu algumas expectativas, mas deixou a desejar em outras. As piadas do apresentador Chris Rock foram o tempo todo voltadas para a polêmica racial. Por um lado ele falou sim da falta de indicações e de oportunidade dos negros no cinema. Mas por outro também alfinetou os próprios negros, que eles já fizeram lutas mais importantes no passado e não se importavam com Oscar, que boicotar a premiação não adianta nada uma vez que esta falta de indicações não é culpa exatamente da academia, mas dos chefões dos estúdios de Hollywood que não dão bons papéis para negros, impedindo assim que os mesmos cheguem ao Oscar. Em momentos acertava, em outros meio que ofendia, Chris Rock fez uma das apresentações mais polêmicas e sarcásticas em anos.
Houveram alguns prêmios um tanto duvidosos. Por mais que ‘Ex-Machina’ seja ótimo, ganhar em Melhores Efeitos Visuais foi duvidoso, uma vez que ‘Star Wars’ era quem deveria ter ganho. Sem falar que ‘Mad Max’ viria em segundo lugar nesta categoria. Até ‘O Regresso’ e ‘Perdido em Marte’ viriam acima do vencedor. E pensando nisso, lembramos que ‘Jurassic World’ sequer foi para o Oscar, mas seria um forte candidato nesta categoria. Ou seja, ‘Ex-Machina’ é um ótimo filme, mas ganhou Oscar na categoria errada. Outro prêmio que talvez tenha sido a maior perda da noite foi Sylvester Stallone perder o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme ‘Creed’. Quem levou foi Mark Rylance pelo seu bom trabalho em ‘Ponte de Espiões’. Note que Rylance merecia concorrer, mas quem deveria ganhar era Stallone. O astro vinha ganhando esta categoria em outras premiações como o Globo de Ouro, era o favorito e de fato seu papel em ‘Creed’ é marcante. Depois de tantos filmes como o Rocky Balboa, ele retorna ao personagem desta vez como coadjuvante, idoso e doente, treinando o filho de um amigo. Seu delicado e competente trabalho deveria render a ele a estatueta não apenas por este filme, mas por toda carreira que o astro traz desde os anos 70. Esta derrota evidencia bem que a academia não gosta do ator.
Uma total surpresa positiva (embora a maioria discorde) foi o Oscar de Melhor Canção Original para Sam Smith pela música ‘Writing on the Wall’ em ‘007 Contra Spectre’. A preferida por todos era uma canção de Lady Gaga feita para um documentário sobre abuso sexual; a canção é boa mas no fundo eu torcia por Sam Smith. Sem falar que 007 já tem um legado de ganhar nesta categoria. E a academia do Oscar preza muito a saga do agente secreto.
‘Mad Max’, eleito pela maioria o melhor filme de 2015, levou 6 prêmios técnicos, que inclui: Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Montagem, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Design de Produção e Melhor Figurino. Embora fique feliz que este excelente filme tenha ganhado tantos prêmios, ainda me incomoda o fato do pessoal do Oscar ter medo de premiar um filme de fantasia, ação e efeitos especiais. Tecnicamente eles amam ‘Mad Max’, o consideram o melhor do ano, mas preferem dar o prêmio de Melhor Filme a um longa mais “cara de Oscar”, mais simples e dramático. Isto evidencia falta de coragem da academia, simples assim. Mas ao menos o vencedor na categoria de Melhor Filme foi o bom ‘Spotlight’, que expõe os podres da igreja católica. O filme também levou em Melhor Roteiro Original.
Vários prêmios já eram super esperados e se concretizaram, como Atriz coadjuvante para a maravilhosa Alicia Vikander em ‘A Garota Dinamarquesa’ e Melhor Atriz para Brie Larson em ‘O Quarto de Jack’; ambas as atrizes revelações de 2015. ‘Divertida Mente’ obviamente e merecidamente levou de Melhor Animação, mas no fundo lá no fundo eu tenho um certo encanto com ‘Shaun, O Carneiro’ e em um mundo perfeito gostaria de ver ele vitorioso. Em Roteiro Adaptado levou ‘A Grande Aposta’, enquanto que Melhor Filme Estrangeiro ganhou o forte ‘O Filho de Saul’. O domentário ‘Amy’ ganhou nesta categoria, enquanto que o mestre italiano Ennio Morricone merecidamente ganhou seu Oscar de Melhor Trilha Sonora por ‘Os Oito Odiados’ depois de décadas e mais de 500 trabalhos em filmes, na maioria os grandes clássicos de faroeste. Este foi um dos momentos mais emocionantes da noite, Ennio mau consegue andar, mas finalmente teve reconhecimento e de maneira humilde elogiou os outros concorrentes, incluindo John Williams que novamente concorria por ‘Star Wars’. É interessante dizer que tanto Morricone quanto Williams estão bem idosos e em breve poderemos perder estas lendas que compõem belas trilhas em Hollywood.
E finalmente chegamos no tão falado ‘O Regresso’, que além de levar o prêmio de Melhor Fotografia, deu o segundo Oscar consecutivo de Melhor Diretor para Alejandro González Iñarritu, que já havia vencido na premiação anterior por ‘Birdman’. Mas e o DiCaprio? Afinal a internet e o mundo estavam de olho nele… Finalmente Leonardo DiCaprio saiu vitorioso no Oscar de Melhor Ator pelo seu intenso trabalho em ‘O Regresso’. Ao subir no palco, fez um discurso humilde e rápido, alertando sobre os perigos das mudanças climáticas. Por anos DiCaprio é verdadeiramente envolvido em projetos ecológicos e aproveitou sua vitória para apelar ao mundo sobre o cuidado com nossa Terra. Bravo Léo!
![]() |
Leonardo DiCaprio finalmente ganha o Oscar de Melhor Ator e faz discurso ecológico. |
Assim foi a edição de 2016, com poucas surpresas negativas, uma positiva e no mais o de sempre. Lamentamos por Stallone, vibramos por DiCaprio e nos dividimos em opiniões e críticas. Termino dizendo que é importante que os produtores e donos de estúdios abram caminho para atores negros, latinos e orientais. Que a academia reconheça o trabalho destas pessoas diversas. E que acima de tudo, que a academia do Oscar perca o preconceito com filmes de terror, fantasia, ação e efeitos especiais. Se estes forem bons, merecem estar no Oscar. ‘Mad Max’ está aí para provar. Que abram a mente para outros tipos de filmes, como as boas produções da Netflix por exemplo, um novo formato e jeito de se assistir a filmes de qualidade. Depois de tanta polêmica neste ano, ficamos na forte expectativa de que teremos surpresas no Oscar 2017, até ano que vem!
![]() |
Anos se passaram desde ‘Titanic’, mas Leonardo DiCaprio e Kate Winslet chegaram juntos a cerimônia. |
![]() |
E Winslet ficou emocionada com a vitória de seu amigo e antigo parceiro DiCaprio. |
![]() |
BB8, R2-D2 e C3PO dando um show no Oscar. |
![]() |
A desconhecida Brie Larson conquista o Oscar de Melhor Atriz. Nasce uma estrela. |
![]() |
O carismático Jacob Tremblay amou a turma do ‘Star Wars’. |
![]() |
E até mostrou sua meia do lado negro. |
![]() |
Alicia Vikander, vencedora de Melhor Atriz Coadjuvante. |
![]() |
Leonardo DiCaprio, vencedor de Melhor Ator. |
![]() |
Alejandro G. Iñarritu, Melhor Diretor segundo ano consecutivo. |
ORIGINAL
Ex-Machina: Instinto Artificial
Divertida Mente
Spotlight:
Segredos Revelados – VENCEDOR
Straight Outta Comptom – A História de N.W.A.
ADAPTADO
Grande Aposta – VENCEDOR
Brooklyn
Carol
Perdido em Marte
O Quarto de Jack
COADJUVANTE
Oito Odiados
Rooney Mara, Carol
Rachel McAdams, Spotlight: Segredos Revelados
Alicia Vikander,
A Garota Dinamarquesa – VENCEDORA
Kate Winslet, Steve Jobs
Cinderella – Sandy Powell
A Garota Dinamarquesa – Paco Delgado
Mad Max:
Estrada da Fúria – Jenny Beavan – VENCEDORA
O Regresso – Jacqueline West
DE PRODUÇÃO
A Garota Dinamarquesa
Mad Max:
Estrada da Fúria – VENCEDOR
Perdido em Marte
O Regresso
(Lesley Vanderwalt, Elka Wardega e Damian Martin) –
VENCEDOR
The 100-Year-Old Man Who Climbed out the Window and Disappeared
(Love Larson e Eva von Bahr)
O Regresso (Siân Grigg, Duncan Jarman e
Robert Pandini)
Os 8 Odiados (Robert Richardson)
Mad Max: Estrada da Fúria (John Seale)
O
Regresso (Emmanuel Lubezki) – VENCEDOR
Sicário: Terra de Ninguém (Roger Deakins)
Mad
Max: Estrada da Fúria (Margaret Sixel) – VENCEDORA
O Regresso (Stephen Mirrione)
Spotlight: Segredos Revelados (Tom McArdle)
Star Wars: O Despertar da Força (Maryann Brandon e Mary Jo Markey)
DE SOM
Estrada da Fúria – VENCEDOR
Perdido em Marte
O Regresso
Sicário: Terra de Ninguém
Star Wars: O Despertar da Força
DE SOM
Mad Max:
Estrada da Fúria – VENCEDOR
Perdido em Marte
O Regresso
Star Wars: O Despertar da Força
VISUAIS
Instinto Artificial – VENCEDOR
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
Star Wars: O Despertar da Força
DE ANIMAÇÃO
World of Tomorrow
Prologue
We Can’t Live Without Cosmos
Os Heróis de Sanjay
O Menino e o Mundo
Divertida
Mente – VENCEDOR
Shaun, o Carneiro
As Memórias de Marnie
COADJUVANTE
Tom Hardy, O Regresso
Mark Ruffalo, Spotlight: Segredos Revelados
Mark Rylance,
Ponte dos Espiões – VENCEDOR
Sylvester Stallone, Creed: Nascido Para Lutar
Chau, beyond the Lines
Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah
A
Girl in the River: The Price of Forgiveness –
VENCEDOR
Last Day of Freedom
Cartel Land
The Look of Silence
O Que Aconteceu, Miss Simone?
Winter on Fire
Day One
Everything Will Be Okay (Alles Wird Gut)
Shok
Stutterer
– VENCEDOR
ESTRANGEIRO
Cinco Graças (França)
O
Filho de Saul (Hungria) – VENCEDOR
Theeb (Jordânia)
A War (Dinamarca)
de Cinquenta Tons de Cinza (Abel Tesfaye/Ahmad Balshe/Jason Daheala/Stephan Moccio)
Manta Ray, de A Corrida contra a
Extinção (J. Ralph/Antony Hegarty)
Simple Song #3, de Juventude (David Lang)
Til It Happens To You, de The Hunting Ground (Diane Warren/Lady
Gaga)
Writing’s On The
Wall, de 007 Contra Spectre (Jimmy Napes/Sam Smith) –
VENCEDOR
SONORA ORIGINAL
Carol (Carter Burwell)
Os
Oito Odiados (Ennio Morricone) – VENCEDOR
Sicário: Terra de Ninguém (Jóhann Jóhannsson)
Star Wars: O Despertar da Força (John Williams)
George Miller, Mad Max: Estrada da Fúria
Alejandro G. Iñarritu,
O Regresso – VENCEDOR
Lenny Abrahamson, O Quarto de Jack
Tom McCarthy, Spotlight: Segredos Revelados
Brie Larson,
O Quarto de Jack – VENCEDORA
Jennifer Lawrence, Joy: O Nome do Sucesso
Charlotte Rampling, 45 Anos
Saoirse Ronan, Brooklyn
Lista Negra
Leonardo
DiCaprio, O Regresso – VENCEDOR
Eddie Redmayne, A Garota Dinamarquesa
Michael Fassbender, Steve Jobs
Matt Damon, Perdido em Marte
Ponte dos
Espiões
Brooklyn
Mad Max:
Estrada da Fúria
Perdido
em Marte
O Regresso
O Quarto
de Jack
Spotlight :
Segredos Revelados – VENCEDOR