Retrospectiva dos Filmes de Terror em 2014

Os 10 melhores do ano:

1°- The Babadook

Trailer:


De longe o melhor terror de 2014. O filme surpreende por ser um terror psicológico, que foge dos assassinos, fantasmas e outros clichês do horror. Aqui o medo é algo real, envolvendo a tristeza de uma mãe e seu filho. Direção impecável, roteiro enxuto e uma atuação monstruosa da protagonista Essie Davis (digna de concorrer ao Oscar). The Babadook subverte o conceito de monstro imaginário para algo muito mais perturbador do que se imagina. Um filme incrível, que o tornou não apenas o melhor terror de 2014, mas um dos melhores filmes do ano.
2°- Assassino Invisível

Trailer:



Com uma ótima direção, cheia de detalhes, designe de produção e bela fotografia, este filme ainda contém um roteiro bem estruturado, cheio de reviravoltas e metalinguagem. Em uma espécie de remake e sequência do clássico dos anos 70, inteligentemente se cria uma versão onde o primeiro filme é apenas um filme dentro deste aqui, onde não se sabe se os primeiros ataques foram reais ou são apenas uma lenda urbana. A partir daí cria-se um clima tenso de investigação e assassinatos, lembrando os melhores slashers como Sexta-Feira 13 – Parte 4. Um filmão, que consegue o difícil feito de ser melhor que o original.
3°- Assim na Terra Como no Inferno

Trailer:



Finalmente um filme found footage com imagens claras e que mostra bem o horror. Uma história que envolve arqueologia nas velhas catacumbas de Paris, com cenários claustrofóbicos e escuros dignos de Abismo do Medo, mas cheio de referências e simbolismos à um dos clássicos da literatura mundial: O Inferno de Dante. Muito intenso e eletrizante, o filme consegue meter um pouco de medo, além de ser muito eletrizante na sua metade final. Imperdível!
4°- O Pacto

Trailer:


Daniel Radcliffe deixa sua imagem de bruxinho para trás e encara esta fantasia obscura. Embora careça um pouco de terror em si, o filme ganha muitos pontos pelo roteiro irônico, que de certa forma critica a sociedade e sua mente imunda. A direção do filme é boa (do competente Alexandre Aja), as piadas são sagazes, o clima de fábula obscura e de humor negro é genial. Não mete medo, mas diverte e te prende até o final. As aparências enganam e a moral é que os demônios são as pessoas.

5°- As Bruxas de Zugarramurdi

Trailer:


Dirigida pelo brilhante Álex de la Iglesia (do ótimo O Dia da Besta), esta é a sua nova comédia de terror. Aqui, Iglesia usa o feminismo e costumes das mulheres para fazer uma crítica à relação homem/mulher. Além desta metáfora interessante, o filme contém cenas hilárias, bons efeitos especiais e uma das melhores direções do ano passado. Com cenas elétricas e alucinógenas, o filme é um dos mais divertidos que vi em muito tempo.

6°- The Canal

Trailer:


Um terror com toques de drama psicológico envolvente. Repleto de cenas cheias de alucinações um tanto mórbidas, este competente filme passou quase despercebido do cenário mundial. Pena, pois é um thriller e tanto. Há algumas cenas bem perturbadoras e a atuação do protagonista é muito competente.


7°- House Bound



Trailer:


Outro filme que não tem muito terror, mas que é muito divertido. Este filme neozelandês é muito bem produzido, tem um mistério competente, um humor negro impregnado de maneira bem sutil e um confronto final bem eletrizante. Boas sacadas e boa direção nesta produção pouco conhecida, mas melhor que a maioria.


8°- Jessabelle


Trailer:


De certa forma, Jessabelle tem um enredo bem batido, muito parecido inclusive com A Chave Mestra. Mas a boa direção, a ambientação de casas em beira de pântanos em Nova Orleans e algumas cenas bem apavorantes tornaram este longa uma surpresa. Sem falar que a beleza ruiva e atuação da protagonista Sarah Snook é ótima, uma das atrizes revelação do ano passado (ela foi vista também em O Predestinado). E convenhamos, filmes de terror com protagonista cadeirante causa mais agonia. Pelo menos em mim …



9°- Extraterrestrial




Trailer:




Eis uma grande surpresa! Extraterrestrial trouxe os clichês et’s em um filme eletrizante e cheio de estilo. Câmera lenta, trilha sonora eletrônica, efeitos de iluminação contra a câmera, tudo muito competente. Mesmo sendo um filme de baixo orçamento, as cenas de efeitos especiais são espantosamente bem elaboradas, enganando e dando a impressão de que estamos diante um filme maior. Todos estes méritos se devem à dupla de diretores The Vicious Brothers (do bom Fenômenos Paranormais), que sabem fazer filmes estilizados sem recurso algum.


10°- Zombeavers




Trailer:




Um filme sobre castores zumbis no TOP 10, é sério? Sim é sério”. Zombeavers é espantosamente o filme mais engraçado que vi em 2014. Não são apenas as situações bizarras e engraçadas, o forte gore e os efeitos plásticos nostálgicos que tornam esta uma pequena pérola. O filme consegue fazer algo que outros não conseguiram: brincar muito bem com os estereótipos e os clichês dos personagens. Em determinado momento, algo terrível (e muito inesperado) acontece com a mocinha boba e “protagonista”. A sua “amiga nerd” se revela a vadia da trama. E a “vadia” mostra-se a guerreira da situação. Este filme é gargalhada e diversão do início ao fim, com cenas que você nunca, mas nunca pensou que veria. Insano! O filme mais inteligentemente tosco que você verá.

Deixe uma resposta