Oscar 2015: Livre (2014, de Jean-Marc Vallée, Indicado ao Oscar de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante)

Depois de um bom tempo de atuação em filmes de romance e comerciais da Avon, Reese Witherspoon mostra seu talento em ‘Livre, um filme baseado em uma alto-biografia de Cheryl Strayed, uma escritora que decidiu fazer a trilha de Pacific Crest Trail (que atravessa todo os ‘Estados Unidos’) sem experiência nenhuma. Essa sua decisão de viver como mochileira é uma tentativa de amadurecer, endireitar a vida e superar a perda da mãe.
Durante sua viagem ela passa por lugares selvagens e muito bonitos, mostrando que o filme tem uma boa fotografia, acompanhado de uma ótima direção, mesmo com cortes rápidos de cena em alguns flashbacks. Mas nós devemos chamar a atenção para as atuações, pois as atrizes, Reese Witherspoon e Laura Dern estão concorrendo ao Oscar (que acontece amanhã). De fato Reese tem uma atuação muito boa, principalmente quanto ao humor e conduta da personagem, que está em constante mudança durante o filme. Laura Dern não aparece muito no filme e nos momentos em que ela aparece, mesmo que com uma atuação competente, sua indicação não foi muito merecida, pelo fato de sua personagem ser pouco utilizada na trama.

A trilha sonora é muito diferente e boa, que na maior parte são apenas músicas cantadas ou sussurradas. O também filme é bastante fiel ao livro, como por exemplo a cena em que Cheryl se encontra sozinha na mata com dois homens que aparentam ser perigosos, sendo este o acontecimento que mais deixou a escritora com medo. A trama também tem muito humor em algumas cenas como quando a personagem tenta levantar a mochila pesada, ou a cena em que ela joga a botina fora e enrola fita adesiva nos pés. Mesmo Cheryl tendo muitos desafios, ela não desiste, ela aprende a seguir em frente e não olhar para trás. Talvez nessa geração cheia de tecnologia, a natureza seja a nossa opção para se desestressar, mas o filme quis nos mostrar que talvez nós devemos nos perder para nos encontrar.

Diretor: Jean-Marc Vallée

Sinopse: Após a morte de sua mãe, um divórcio e uma fase de autodestruição repleta de heroína, Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) decide mudar e investir em uma nova vida junto à natureza selvagem. Para tanto, ela se aventura em uma trilha de 1100 milhas pela costa do oceano Pacífico.

Elenco: Reese Witherspoon; Laura Dern; Gaby Hoffman; Thomas Sadoski; Michiel Huisman; W. Earl Brown; Kevin Rankin; Brian Van Holt.

Trailer:

Deixe uma resposta