Crítica: Parker (2013)



Direção: Taylor Hackford


Elenco: Jason Statham, Jennifer Lopez, Nick Nolte, Clifton Collins Jr., Wendell Pierce e Michael Chiklis.


Sinopse: Parker (Statham) é um ladrão que tem um código de honra sobre nunca roubar dinheiro de pessoas que precisam. Para se aposentar, ele e uma agente imobiliária (Lopez) planejam aplicar um golpe milionário.



Trailer:



Embora ação não seja meu gênero favorito, como cinéfilo e administrador do blog, acompanho quase tudo que é lançado. Há sim títulos de ação divertidos e que gosto. Gosto destes filmes que reúnem um grande elenco e brinca de maneira nostálgica, como Machete, R.E.D., Os Mercenários 1 e 2 e o recente O Último Desafio. Também gosto daqueles filmes frios e mais pseudo-político realistas, como a saga Bourne, Hanna e Salt. Há ainda sequências megalomaníacas que são quase super heróis: Duro de Matar, Missão Impossível, Velozes e Furiosos, G.I. Joe e Esquadrão Classe A. Estes são alguns exemplos de filmes que me divertiram. Quando o assunto é o ator aqui em questão,  Jason Statham parece ser o quebra tudo dos anos 2000. Embora seja um ator de cara amarrada, pelo menos seus filmes costumam ter adrenalina. Me diverti com a ação louca da trilogia Carga Explosiva, da violência de Corrida Mortal (o remake de 2008) e de sua participação nos já mencionados Os Mercenários. Mas confesso que os filmes mais legais do cara foram Adrenalina e Adrenalina 2- Alta Voltagem. Ambos filmes levaram pra um lado trash desmiolado e adulto (uma ou duas cenas quase pornográficas). Nunca ri tanto em filmes de ação como estes 2, que estão mais para comédias de humor negro. 

Mas de 2011 para cá o astro tem feito filmes fracos, parados e um tanto sem sal (salve Os Mercenários, claro). A fórmula genérica dos filmes de ação tem me irritado bastante. Quando saíram as primeiras notícias deste Parker, botei um pouco de esperança de ver algo bom, não que esperava ser fantástico, mas ao menos divertido. Uma produção de orçamento não tão pequeno, com um visual bacana e principalmente a linda Jennifer Lopez no elenco. Botei certa expectativa de me divertir. Infelizmente, é o que não acontece.

O filme realmente é extremamente genérico e amarrado. Logo no início temos uma boa confusão envolvendo um assalto. Caras fantasiados de palhaços e Jason Statham de padre. Algumas piadas e um plano arquitetado de maneira louca. Logo em seguida vem a típica traição. Jason Statham apanha muito e salta fora do carro em movimento. O cara se quebra todo e fica arrebentado. Ótima maquiagem nesta cena. Pelo menos ele não é super humano e sai lutando logo em seguida. Depois disso ele procura vingança e saber o que aconteceu. É quando ele se junta à Jennifer Lopez. Maravilhosa e com seu grande bumbum talento, espera-se algo quente entre os dois astros. Fique esperando!

Pois é, embora Jeilo esbanje sensualidade (poucas mulheres tem uma sensualidade natural e sem esforço), a trama não explora todo potencial. Há uma boa cena de ação no apartamento de Jason, que acaba com uma queda violenta. Mas no resto o filme não traz ação suficiente. A própria Jeilo custa a cair na pancadaria. Quem espera uma relação entre os dois (trailers e fotos sugerem isso), ficará decepcionado. Infelizmente a trama rebuscada de vingança, golpe e redenção ofusca o potencial de diversão do filme. Não me julguem pervertido, não é isso. Mas ao ver um filme de trama boba, espera-se pelo menos diversão. O roteiro e a direção podiam muito bem explorar o lado luta + sexo. Quantos filmes de ação bons trazem esta fórmula, que apesar de batida, te distrai? Um exemplo é o próprio Adrenalina.

Enfim, mesmo que com umas duas cenas de ação legais, onde as personagens se machucam e ficam arrebentadas; e mesmo que com a presença da linda atriz, o filme decepciona. Veremos o que terá de ação até o fim do ano. Mas ando sentindo falta de algo bobo e divertido, no nível de Carga Explosiva e Adrenalina.
NOTA: 4

Bônus: já que o filme não é grande coisa, pelo menos se “divirta” com uma seleção de fotos da estonteante Jennifer Lopez.



Mais fotos e cartazes do filme:

  

    

  


Deixe uma resposta