MATÉRIA ESPECIAL 1 : PÚBLICO CONTRA CRÍTICOS

Hoje eu falarei sobre uma questão interessante, a diferença do público, ou grande massa; e os críticos de cinema. Acontece que os dois lados as vezes se confundem, já que o assunto é filme e os gostos variam muito, mas basicamente a diferença é a seguinte: os críticos sempre irão preferir aqueles filmes chamados ”independentes”, baratos mas que contém um conteúdo mais realista e humano. O público costuma achar esse tipo de filme chato, mas são esses filmes que irão ganhar prêmios em festivais mundo afora, como Cannes, Veneza ou até o Oscar. Um exemplo é o filme GUERRA AO TERROR.

Já os chamados ”blockbusters”, são os filmes populares, aqueles que lotam as salas de cinema, rendem muita bilheteria e propaganda. Esses são os filmes do público, geralmente odiados pela crítica, ou pelo menos deixados de lado. Um belo exemplo é a saga TRANSFORMERS.

Claro que de vez em quando surge aí um filme que agrade a ambos os lados quase que em unanimidade, como por exemplo os ótimos A ORIGEM e AVATAR. Filmes que foram líderes em bilheterias, mas conseguiram conquistar a crítica especializada por apresentar um roteiro quase impecável e verdadeiramente original.

Bem meu amigo leitor, de qualquer jeito; o verdadeiro amante de cinema como eu, acaba gostando do filme seja grandioso ou nem tanto, pois no fundo essa briga entre público e crítica é besteira e o que vale é se afundar numa poltrona ou colchão e se deleitar com o melhor da sétima arte…

Deixe uma resposta