Crítica: Alerta Vermelho (2021, de Rawson Marshall Thurber)

Alerta Vermelho - Universo Reverso

O filme Alerta Vermelho é um dos mais recentes lançamentos da plataforma da Netflix, ele já vinha sendo anunciado pelo streaming antes de sua entrada no catálogo e se manteve por um bom tempo entre os Top 10 do Brasil.

Mas o que Alerta Vermelho tem assim de tão especial? O marketing do filme já começa com os protagonistas da narrativa, os atores aclamados por Hollywood e amados pelo grande público: Gal Gadot, Dwayne Johnson e Ryan Reynolds. E deve-se ressaltar, realmente o trio ganha as telas e a nossa atenção durante toda a trama.

O maior diferencial do filme é conseguir ser um longa de comédia e ação, que traz algumas referências de A Lenda do Tesouro Perdido, filme de 2004 com Nicolas Cage, principalmente pelo aspecto de ter como base em sua trama, grandes obras de arte históricas. No roteiro temos 3 ovos de Cleópatra, onde um deles estaria desaparecido, pegou a referência?

Outra referência que fica bem evidente, é a do filme Viagem 2: A Ilha Misteriosa, também com Dwayne Johnson, principalmente com respeito aos efeitos especiais e as construções digitais do cenário da Argentina, que nos coloca no meio de uma selva muito semelhante a do longa citado, tanto quanto de Mogli: O Menino Lobo também.

Aposta da Netflix, 'Alerta Vermelho' homenageia os 'filmes de assalto' com  doses de ação e comédia - Verso - Diário do Nordeste

Quanto a atuação e construção do roteiro, todos os atores e personagens nos encantam e fazem bem o seu papel, mas nota-se uma forte tendência do roteirista de deixá-los extremamente caricatos, com suas personalidades bem evidentes, e suas histórias pregressas simples e totalmente expostas para o público nos momentos certos da trama. Se era uma busca por simplicidade ou uma pressa para partir para a ação, não saberemos.

Dentre todas essas personalidades, o roteiro ainda faz questão de confundir as interpretações do espectador em alguns momentos, gerando dúvidas sobre as motivações dos personagens e principalmente sobre o que eles realmente querem em uma trama em que na verdade nada é o que parece.

O diretor, que também é o roteirista, Rawson Marshall Thurber, faz ainda mais uma jogada, incluindo nos 3 personagens os extremos, da comédia com Ryan Reynolds, da sedução e ação com Gal Gadot, que ainda dá um toque de feminismo a trama, tão comum nos filmes atuais. E sem deixar de lado Dwayne Johnson, que troca de lado tantas vezes, que é o personagem menos previsível de todo o filme.

Alerta Vermelho" cometeu erro geográfico com o Brasil em cena na Netflix:  entenda - VIX

Quanto aos aspectos técnicos, é claramente uma produção alta de Hollywood, que não poupa esforços produtivos para seus efeitos especiais e gastos de orçamento, trazendo para o longa uma variedade infinita de cenários perfeitamente construídos, bem como objetos de cena para todas as obras de arte, que inserem o expectador na trama de forma que é muito fácil acreditar em tudo que está acontecendo, rir das piadas e da comédia de Ryan Reynolds, se encantar com os amplos movimentos de câmera e movimentos de luta nas cenas de ação.

Quanto ao figurino, todos os personagens em determinados momento buscarem trazer a atenção do público para eles, seja como um comentário, uma zoação, uma necessidade estratégica, pois fazem parte das características de cada personagem, com destaque para Gal Gadot, que usa e abusa de seu poder feminino de sedução, sem esconder sua inteligência e sagacidade em prol do que quer, com planos mirabolantes e uma verdadeira ícone do feminismo atual.

No geral o filme nos encanta e diverte com as doses certas de comédia e ação, e para os que gostam de filmes com grandes reviravoltas, mas fáceis de serem digeridos e compreendidos, Alerta Vermelho é uma boa opção para os momentos de descanso e diversão.

Confira o Trailer de Alerta Vermelho, novo filme de ação/roubo/comédia com  Dwayne Johnson, Ryan Reynolds e Gal Gadot - Eagoracast

Título Original: Red Notice

Duração: 118 minutos

Direção: Rawson Marshall Thurber

Elenco: Dwayne Johnson, Ryan Reynolds, Gal Gadot

Sinopse: Um alerta vermelho da Interpol é emitido e o agente do FBI John Hartley assume o caso. Durante sua busca, ele se vê diante de um assalto ousado e é forçado a se aliar ao maior ladrão de arte da história, Nolan Booth, para capturar a ladra de arte mais procurada do mundo atualmente, Sarah Black.

Trailer:

E você, já assistiu ao novo filme de Alerta Vermelho? Se sim, quais outras referências de filmes clássicos você encontrou? Deixe pra gente o seu comentário

Deixe uma resposta