Crítica: The Bold Type 1ª – 4ª Temporadas (2017, de Sarah Watson)

The Bold Type é uma série norte-americana do gênero comédia romântica. A série é inspirada na vida da ex-editora-chefe da Cosmopolitan, Joanna Cole e teve a estreia de sua primeira temporada em 2017, no canal americano Freeform.

Apesar de ter sido inspirada na vida de Joanna Cole, a série mostra os bastidores da produção de uma revista feminina, chamada de Scarlet Magazine, pela perspectiva de três jovens contratadas, Jane Sloan, que acabou de ser promovida a redatora, Kat, a diretora de mídias sociais da empresa e Sutton, assistente que busca evoluir em sua carreira na revista. 

As três protagonistas trazem um olhar leve e divertido a série, que faz com que maratoná-la seja algo gostoso e divertido e gerando ainda identificação do público feminino de 20 e poucos anos com os problemas sociais, de relacionamento e pessoais das três, em uma trama leve e que nos faz pedir sempre por mais episódios.

A série até o momento conta com 4 temporadas, já tendo a sua última e 5ª temporada em exibição nos Estados Unidos. A série teve maior alcance do público internacional e brasileiro neste ano, momento em que a Netflix disponibilizou em sua plataforma as 4 temporadas que estavam em circulação até o momento.
As três primeiras temporadas tem 10 episódios, e a quarta tem 16 episódios, com em média 40 minutos recheados de drama e comédia, em que com episódios em sequência, que exigem que o público assista a toda a temporada para entender a trama, abordam assuntos femininos e sociais com um roteiro de tamanha qualidade que assistir a toda a série rapidamente não é nenhum desafio.

O diferencial da série para os demais programas de comédia romântica, claramente é o fato de se utilizar atrizes dinâmicas e incríveis, com a mesma idade de seu público alvo, um público feminino que está iniciando em sua carreira e tentando se estabilizar financeiramente, pessoalmente e nos relacionamentos, com em média 20 e poucos anos.

Com esse viés, The Bold Type divide seus episódios em pautas principais, enquanto temos os problemas pessoais e de relacionamento das protagonistas acontecendo em segundo plano e que nem sempre são resolvidos em um único episódio. Somos colocados cara a cara com o dia a dia da produção da Scarlet Magazine e suas pautas feministas e abordando assuntos repletos de tabus sociais.

É neste momento que nos deparamos com a diretora da Scarlet, inspirada em Joanna Cole, a atriz Melora Hardin, dá vida a diretora Jacqueline de forma espetacular, de forma que é fácil compreender como ela é uma diretora e chefe que todos gostaríamos de ter e que rapidamente se torna amiga de seus funcionários, incentivando-os de forma humana e profissional a sempre evoluírem profissionalmente e pessoalmente, evolução que acompanhamos de perto com as três protagonistas Jane, Kat e Sutton. 



Quanto aos assuntos abordados, tem uma profundidade e uma dramaticidade transmitida pelas protagonistas tão profunda, que ao assistir nos sentimos realmente lendo a uma revista feminina ou até mesmo conversando com sua melhor amiga. Os assuntos variam de sexo, relacionamentos, feminismo, machismo, homofobia, homossexualismo, política, direitos humanos, saúde, entre muitos outros, cada um deles sendo abordado de forma profunda, real e leve, gerando reflexão e emoção no espectador.

Quanto a produção da série, é inegável que é em grande estilo, com uma trama que se passa em Nova York, mas com cenários que incluem Paris, aeroportos, exposições e muitos bares e festas, além de toda a dinâmica de muitos atores envolvidos no enredo.


Porém o que mais se destaca em The Bold Type é sua trilha sonora e sua direção de arte. Quanto a trilha sonora, o supervisor musical da série deixa claro seu gosto por músicas pop e jovens, que trazem sempre uma mensagem referente ao momento da série ou do episódio de forma que é a composição perfeita para se emocionar ou para se divertir muito junto dos personagens. É uma trilha sonora que vale a pena conferir e prestar atenção ao assistir, e notar as sutilezas da Direção de Som com a letra da música e a mensagem que a música e a série tentam passar juntas.

Quanto a direção de arte é inegável que ela chama atenção desde a primeira cena, onde os figurinos de todos os personagens nunca deixam a desejar, sendo ao mesmo tempo fashion, extravagantes e em grande parte um sonho de consumo para as espectadoras. Este fator se evidencia quando o tema moda entra sempre em questão em meio aos episódios, seja com relação ao setor de moda da Scarlet, a dúvida pessoal de uma protagonista sobre a roupa certa para um evento ou até mesmo a abordagem de roupas de marca para as matérias da revista e para os eventos da Scarlet. De qualquer forma, é difícil passar uma só cena sem analisar cada detalhe do figurino e ao mesmo tempo, valorizar o trabalho incrível das figurinistas e da direção de arte da série.

Se você gostou do que leu até aqui e ficou com vontade de assistir a série, a noticia boa é que a quinta temporada já está em exibição nos Estados Unidos e deve chegar ao Brasil muito em breve. Porém, a notícia ruim é que a 5ª temporada já foi anunciada como a última, e contém apenas 6 episódios. A decisão de não ter uma próxima temporada veio dos próprios produtores e acredita-se que tenha sido influenciada pela pandemia do coronavírus, além do fato já comprovado pelos produtores de uma queda significativa da audiência da terceira para a quarta temporada, que claramente não foi a mais apreciada pelo público, de modo que as três primeiras agradam muito mais quanto à temas e assuntos abordados nos episódios, bem como do momento de vida dos personagens.

Já foi confirmada a compra pela Netflix da quinta temporada e está prevista para estrear na plataforma após o termino das exibições da série nos Estados Unidos na Freeform, estima-se que a partir de Setembro de 2021. Ficamos ansiosamente no aguardo da conclusão dessa história cativante.

Título Original: The Bold Type

Direção: Holly Whidden

Episódios: 10 episódios por temporada

Duração: 43 minutos.

Elenco: Katie Stevens, Aisha Dee, Meghann Fahy

Sinopse: Três amigas se unem para conquistar o sucesso em Nova York, batalhando para fazer seus sonhos resistirem ás realidades da vida, e, quando têm um tempo livre, procurando o amor verdadeiro. Jane (Katie Stevens) foi recentemente promovida a redatora da Scarlet Magazine, um periódico renomado focado em estilo de vida. Mesmo sendo tão apaixonada pelo que faz e determinada a ter sucesso, Jane por vezes hesita perante os desafios da vida na cidade grande. Por sorte ela conta com a ajuda da amiga Kat (Aisha Dee), a diretora de mídia social da empresa, que é destemida e ousada. Sutton (Meghann Fahy) é a última das três a ocupar o cargo de assistente, mesmo sempre trabalhando até a exaustão. Pelo menos o trabalho lhe distrai do segredo que precisa esconder das amigas. As três trabalham sob a guarda da editora chefe Jacqueline (Melora Hardin), que comanda a revista equilibrando dureza e cuidado com suas subordinadas. Elas dividem a redação com Alex (Matt Ward), que só aceitou o emprego depois de perder a vaga dos sonhos em outra publicação, e Richard (Sam Page), um membro do conselho diretor e advogado da revista – e conquistador.
Trailer 5ª temporada

E aí, gostou da crítica? Já assistiu as 4 temporadas de The Bold Type?Deixe seu like e seu comentário pra gente! 🙂

Deixe uma resposta