Análise do Episódio 3 de WandaVision: Bebês são presentes do céu?

 

A semana chega ao fim, e para encerrá-la, a Disney+ lança mais um episódio da enigmática série da Marvel, WandaVision, no qual testemunhamos esse belo casal de super-heróis vivendo um belíssimo sonho romântico, que, nós sabemos, não é tão perfeito assim. Se você tem acompanhado o nosso conteúdo aqui no site, sabe que lançamos uma análise que detalha os dois primeiros episódios, mostra suas referências, elementos estranhos e até mesmo pistas do futuro desses personagens. Caso não tenha visto, confira aqui.

Nós assistimos o terceiro episódio e realmente estamos adentrando ainda mais na verdade obscura desse grande mistério envolvendo Wanda, Visão e sua realidade alternativa. Aqui, iremos destrinchar e ver se conseguimos encontrar mais detalhes obscuros nessa história.

Agora se prepare, pois vamos decifrar WandaVision!

Atenção: Spoilers do terceiro episódio!

Episódio 3


Oficialmente uma regra declarada pela série, a história de Wanda e Visão abraça a linguagem de seriados antigos da televisão ao avançar das décadas conforme a trama continua, e agora estamos nos anos 70. Com as cores invadindo a realidade de Wanda e a expansão do núcleo romântico do casal para a criação de uma família, elementos que começaram a construir a reformulação dos conceitos de sitcoms na televisão americana, o episódio possivelmente faz uma homenagem ao seriado The Brandy Bunch, exibido entre 1969 e 1974, que categorizava o clássico cotidiano de famílias estadunidenses.

Nesse episódio, prosseguimos o gancho do episódio anterior. Wanda já está grávida e está sendo atendida por um doutor, e como essa realidade está no controle total dela, vemos que ela consegue apressar sua gestação em questão de minutos, o que intriga bastante, especialmente o Visão. Já reparamos nos episódios anteriores que ele, mesmo estando coerente  em suas ações e comportamentos  com a realidade criada por Wanda, ainda questiona os estranhos acontecimentos entre os dois.

Porém nem sobra tempo para ele pensar sobre isso, pois muitos desses questionamentos são transgredidos com piadas e risadas, e se constrói um clima de fantasia. Quando Visão deixa o médico ir embora, pois ele está se preparando para viajar com a esposa, o herói nota que Herb, seu vizinho, está cortando a grama e cerrando o muro, o que é estranho. Estaria ele tentando fugir?

Visão retorna para casa, mesmo estranhando a situação, e nota que a barriga de Wanda está cada vez maior. Novamente, essa estranheza é quebrada pelas piadas do casal, provavelmente para despistar, mas em meio a essas situações cômicas, reparamos em mais algumas coisas. Na cena em que Wanda e Visão estão montando o quarto do bebê, a tinta que está sendo usada tem a marca Simser Paints; esse nome vem de uma pessoa real chamada Jeremy Simser, que é um dos principais desenhistas de storyboard da série, e que, além disso, está envolvido no grande futuro filme do estúdio, Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura, principal sequência da série.

Durante a conversa do casal, na qual eles estão decidindo o nome do filho, Wanda deseja que ele seja batizado de Tommy, enquanto Visão deseja que o filho se chame Billy. Ele justifica isso ao citar uma frase famosa de William Shakespeare, que pode dizer muito com a realidade criada por Wanda.


O mundo inteiro é um palco
E todos os homens e mulheres não passam de meros atores

O teatro sempre esteve ligado a encenações e encarnar personagens que não existem. Tendo consciência que essa realidade é uma “encenação” criada por Wanda, pode-se dizer que o seriado está brincando com essas noções. Voltando para os filhos de Wanda, esses nomes confirmam o que muitos fãs esperavama introdução de Thomas e William ,“Billy” Maximoff, conhecidos respectivamente nos quadrinhos por Célebre e Wiccano.
Billy/Wiccano herdou os poderes da Wanda de manipulação de magia e alterar a realidade, tanto que na série o próprio Visão argumenta que ele irá puxar a mãe; já Tommy/Célebre herdou do irmão gêmeo de sua mãe, Pietro/Mercúrio, o poder da super velocidade. Há forte possibilidade dos personagens já marcarem presença na série.

Retornando à trama, a gestação de Wanda segue num nível corriqueiro, e, após sentir contrações e até chute dos bebês, vemos os seus poderes se manifestarem de forma inusitadas e até destrutivas, o que pode até ser engraçado, mas conhecendo a Wanda dos quadrinhos, o nível de destruição que ela pode causar é fortemente destrutivo. É melhor ficarem de olho.

Durante as contrações de Wanda, os dois heróis m uma conversa calma e pacífica; ambos tentam entender por que esses acontecimentos têm ocorrido de maneira estranha no cotidiano em que eles vivem, até que vimos uma intercepção vinda do Visão, pois o herói começa a juntar as peças dos episódios anteriores e relembra o incidente do jantar com o seu chefe; ele sabe que há algo de errado onde eles vivem. Porém, como Wanda sabe que a sua realidade pode estar em perigo, presenciamos literalmente um corte abrupto na edição da cena, onde o Visão retorna a ser coerente com aquela realidade – mais uma vez, Wanda alterou e rebobinou aquele momento para encaixar no contexto e sua realidade de fantasia voltar a funcionar.

Chegamos agora no momento especial do episodio, o comercial. Nele, vemos uma mulher estressada com a vida doméstica com filhos até que um narrador surge anunciando um sabonete. Nas suas falas, há uma voz tênue dizendo essas palavras:

– Fuja para a realidade.


– Vá para lugar nenhum.


– Encontre sua Deusa Interior.


Tudo isso é dito e, a marca do sabonete, vemos o nome da agência terrorista da Marvel, HYDRA. Sabemos que esse comerciais estão ligados à Wanda, mas essa constante ligação com a HYDRA sugere que sua presença está sendo construída ao longo da série para desmembrar em outras coisas. Será que a HYDRA também está envolvida nas atividades da realidade? E será que essas falas do comercial são coisas que estão sendo plantadas na cabeça da Wanda para criar essa realidade?

Retornando à trama do episódio, Wanda começa a  ter contrações mais intensas que motivam o Visão a correr com os seus poderes para achar o doutor que possa realizar o parto dela. Após ele sair, Wanda recebe uma visita inesperada de Geraldine, que chega no local pedindo um balde para sua casa. Seguindo a estética de comédia, Wanda sente sua contrações manifestadas por seus poderes, até que, em certo momento, sua habilidade de alterar realidade se manifesta na figura inusitada de uma cegonha, animal muito utilizado para ser a metáfora da espera de um bebê.

Wanda tenta se livrar dela, mas não consegue. Algo curioso é que, toda a vez que ela utiliza os poderes para se livrar da ave, aparece uma fumaça vermelha e a ave não some, sendo que vermelho pode ser uma insistência nessa realidade para Wanda se relembrar da importância de gerar filhos, além da cor vermelha lembrar vilões da Marvel, em particular Mephisto …

Wanda começa a entrar em trabalho de parto, Geraldine se espanta e decide fazer o parto ali mesmo, na sala de estar. Paralelo a isso, Visão chega à casa do médico, que está de saída para viajar de férias, mas o carro pifa coincidentemente na hora do parto de Wanda. Visão então decide levar ele nas costa com sua super velocidade. 

Voltando a casa, Geraldine consegue fazer o parto e Wanda dá a luz a Tommy, e mais tarde, com a chegada do Visão e do doutor, nasce Billy. É um momento alegre para o casal de heróis. Porém chegamos ao momento tenso do episódio, no qual Visão leva o doutor para fora da casa e deseja boas férias, mas o doutor diz que não irá mais viajar, pois ele considera que é impossível “escapar” dessa cidade pequena.

Notamos que Visão, que sempre está se questionando por essa situação, repara tanto na fala do doutor quanto na conversa misteriosa com o seu vizinho Herb justamente com a misteriosa vizinha Agnes. Eles estão questionando por que Geraldine está na casa de Wanda, o que é muito estranho. Eles parecem temer a presença de Geraldine ao lado de Wanda, e há uma nítida expressão de medo nos dois, até mesmo em Agnes, cuja presença na série tem instigado muitos fãs.

Sabemos que ela sabe de algo a respeito de Wanda e da realidade que ela criou, e esse episódio já entrega mais detalhes de como ela faz para que todas as pessoas naquela realidade se manifestem, visto que Herb parece ter sido desconectado dessa realidade de alguma forma, mas Agnes puxa ele de volta. Ainda temos mais uma menção a Ralph, seu marido misterioso – ela diz que ele gosta mais de ficar no escuro, atitude muito assustadora.


É importante ressaltar um detalhe que infelizmente foi esquecido na primeira análise. Agnes utiliza um broche/colar que tem a clássica figura da morte, a figura sinistra encapuzada com uma foice, alimentando mais as teorias de que ela tem ligações sobrenaturais e sinistras.

Enquanto essa cena tensa ocorre, dentro da casa, Wanda está maravilhada pelos filhos recém-nascidos, tanto que ela começa cantar uma canção de ninar com uma língua estrangeira, provavelmente de Sokovia. Essa sensação de felicidade e paz a faz lembrar de seu irmão gêmeo, Pietro. Justamente nesse momento, Geraldine começa a relembrar Wanda que ele foi morto por Ultron no segundo filme de Vingadores.

Essa fala de Geraldine desperta uma cadência de emoções em Wanda – a emoção de ver seu filhos, a tristeza de perder o irmão, e agora o choque da revelação de Geraldine. Lembrar o grande trauma de Wanda faz ela se desconcentrar a realidade, passando a ter aquela atitude sombria que vem permeando o episódio. Geraldine se mostra assustada; considerando as teorias que ela estava infiltrada nessa realidade para chegar perto de Wanda, ela começou a instigar a heroína com a verdade que ela busca esconder, mas o medo real é coroado com Wanda avistando o colar no pescoço de Geraldine, que é nada mais nada menos do que o símbolo da S.W.O.R.D.

Wanda, então, junta as peças das séries de incongruências na sua realidade. Relembrando do helicóptero e do apicultor, ela percebe que Geraldine não é parte do plano de Wanda e considera que Geraldine é uma ameaça à sua realidade, fazendo Wanda encará-la com uma atitude sombria. 

Visão se mostra confuso com as atitudes estranhas dos seus vizinhos, que é logo despistada por Agnes. Isso pode parecer redundante, mas agora que ele já começou a questionar aquela realidade, e dessa vez longe de Wanda, o seriado deixou uma brecha que pode ser explorado no próximo episódio, no qual Visão passará a desvendar o que é essa realidade em que ele e sua amada vivem.

Ele então retorna para Wanda dentro de casa, onde percebe que Geraldine sumiu, e a única resposta que ele tem da esposa é que ela voltou para casa. No final do episódio, somos novamente transportados para o mundo real, onde descobrimos que WestView, a cidade onde se passa essa realidade televisiva criada por Wanda, está numa cidade comum, porém empesteada por essa micro dimensão criada pela heroína. Até que vemos o meio dessa imensidão vazia do horizonte ser rompida com a Geraldine sendo literalmente ejetada para fora da realidade. Ela rapidamente é acolhida por helicópteros e carros militares da S.W.O.R.D. que detalham ainda mais a operação de vigilância dessa realidade.

Com isso, chegamos a mais um final de episódio dessa misteriosa série, e já coletamos pequenas, mas importantes informações:

1. Cada vez que Wanda tenta proteger sua realidade, ela fica mais perigosa;

2. Nascimento de Tommy e Billy Maximoff podem indicar aparições cruciais para o futuro da série e do MCU;

3. Moradores de WestView parecem saber que estão sendo manipulados ao obedecer a essa realidade de Wanda, e parece que querem fugir;

4. Visão ainda continua questionando o local onde vive, mas agora ele parece ter “driblado” a Wanda para ela não alterar a realidade e fazer ele esquecer, e parece que ele irá investigar;

5. Agnes continua suspeita e dando detalhes mais cruciais sobre seu marido, Ralph;

6. Geraldine/Monica é realmente uma agente da S.W.O.R.D. infiltrada e faz parte de uma operação gigante;

7. Mais referências à HYDRA tornam as circunstâncias ainda mais suspeitas.

E também, em contrapartida, temos mais perguntas que precisam ser respondidas:

1. Como o Visão descobrirá o que é real e o que não é?

2. A chegada das crianças é parte desse esquema secreto que os moradores desse local tanto aclamavam no episódio anterior?

3. O que Wanda está disposta a fazer para proteger essa realidade?

4. Além da S.W.O.R.D., será que há presença da HYDRA nessa operação?

5. O marido de Agnes, Ralph, está presente, de alguma forma, naquela realidade?

Com isso, chegamos ao final da análise e deixamos mais pistas secretas a serem desvendadas no próximos episódios da minissérie da Marvel, e continuaremos a analisar os segredos ocultos que podem revelar o futuro do MCU.

WandaVision é uma minissérie original da Marvel Studios e está disponível no Disney+.

O que achou da análise? O que você acha que irá acontecer nos próximos episódios? Do que você acha que a Wanda é capaz?
Deixe um comentário! Siga-nos em nossas rede sociais e confira o nosso site para mais novidades!

Deixe uma resposta