Crítica: Your Name (2016, de Makoto Shinkai)

”Eu só queria te dizer que, independentemente de onde você for parar nesse mundo, eu estarei procurando por você.”

Em 2016, Makoto Shinkai arrebentou nas bilheterias com o seu quinto longa  intitulado Your Name, arrecadando ao redor do mundo mais de 350 milhões de dólares; aliado a esse sucesso veio também a aclamação da crítica com unanimidade. E após quatro anos de seu lançamento, finalmente assisti a essa obra de arte.

Mitsuha é uma jovem garota que mora em uma vila no interior do Japão, entediada com a vida monótona de uma cidade pequena. Taki é um garoto que vive em Tóquio e tem uma rotina atribulada com escola e trabalho. Sem muitas explicações, os dois começam a trocar de corpo e é só isso que irei dizer sobre o enredo para não estragar a experiência.

Apesar da narrativa parecer clichê, o diretor Makoto Shinkai, que também é responsável pelo roteiro, nos apresenta uma belíssima história sobre as diferenças culturais entre a vida rural e a urbana no Japão, tradição e modernidade, relações humanas, amizade, amor e a importância que as lembranças tem em nossas vidas.

Para aqueles que conhecem as outras obras do diretor, sabe que ele dispensa comentários em relação a qualidade de suas animações, a atenção aos detalhes é magnífica, a cidade fictícia do interior com suas incríveis paisagens, os locais reais da cidade de Tóquio, repare também quando os personagens estão desenhando algo, o visual é impressionante.

A trilha sonora trabalha de forma eficiente para complementar os diálogos e as situações que estão ocorrendo com os personagens. As músicas foram compostas pela banda Radwimps.

Apesar de conter alguns diálogos bastante expositivos, o roteiro é muito bem escrito, os clichês são subvertidos e temos algumas surpresas e reviravoltas ao decorrer da trama, o que torna seu final imprevisível, principalmente baseando-se nas obras anteriores do diretor, como O Jardim Das Palavras (2013) e 5 Centímetros Por Segundo (2007).

Your Name com certeza é um dos melhores filmes da década, feito para ser assistido e apreciado várias vezes. O longa está disponível no serviço de streaming da Netflix.

Eu estou sempre procurando algo, uma pessoa, um lugar, não sei quem é ou onde é, mas eu sei que é importante para mim.”

Título Original: Kimi No Na Wa

Direção: Makoto Shinkai

Duração: 106 minutos

Elenco: Ryunosuke Kamiki, Mone Kamishiraishi, Masami Nagasawa, Etsuko Ichihara, Ryo Narita, Aoi Yūki, Nobunaga Shimazaki, Kaito Ishikawa, Kanon Tani, Masaki Terasoma, Sayaka Ohara, Kana Hanazawa

Sinopse: Mitsuha é a filha do prefeito de uma pequena cidade, mas sonha em tentar a sorte em Tóquio. Taki trabalha em um restaurante em Tóquio e deseja largar o seu emprego. Os dois não se conhecem, mas estão conectados pelas imagens de seus sonhos.

Trailer:

Gostou da crítica ? Comente aí embaixo e deixe sua opinião! 😉

Deixe uma resposta