Não é de hoje que a Warner tem feito as melhores animações da DC, tanto em qualidade gráfica, quanto em relação das releituras das histórias, sem poupar a violência e vilões bem interessantes, como é a marca da DC.
Também não é a primeira vez que vemos o Superman em uma outra óptica daquelas que conhecemos, como o grande salvador criado no Kansas. Mais uma vez ele é usado em uma realidade paralela onde ao invés de ser criado nos Estados Unidos, ele cresce na Rússia, no tempo em que Stalin ainda estava no poder. A União Soviética usa e abusa do seu novo trunfo, mas até que ponto Superman é levado como o certo e errado, até que ponto ele pode ou é manipulado sem perceber e quando percebe, será mesmo ele o grande salvador que todos precisam?
Não conseguimos criar o laço do “bem” e do “mal” já que todos tem seus meio termos, todos acreditam estar fazendo o certo, mesmo isso sendo moralmente questionável, e é isso que a animação trás, uma nova visão daqueles que, tecnicamente, tinham sua moral intacta. E nisso vemos a história evoluir por 40 anos até que finalmente, todos encontram sua paz.
Os efeitos e traços da animação, bem como a dublagem é de uma excelência já conhecida de trabalhos antigos de Sam Liu e Jason Isaacs (The OA, Harry Potter) como Superman, foi capaz de demonstrar toda a confusão que o personagem sentia em determinados momentos assim como sua determinação em outras. A Mulher Maravilha de Vanessa Marshall é eloquente e Diedrich Bader nos apresenta um Lex Luthor muito menos vilanesco do que estamos acostumados, muito diferente de Batman onde Roger Craig Smith consegue transpassar toda a raiva e brutalidade que o personagem sente.
Direção: Sam Liu
Duração: 84 minutos
Elenco: Amy Acker, Diedrich Bader, Jason Isaacs, Phil LaMarr, Roger Craig Smith
Sinopse: Nessa surpreendente releitura de um conto mais que familiar, uma certa nave kryptoniana cai na Terra, trazendo um infante que um dia se tornará o ser mais poderoso do planeta. Mas seu veículo não caiu nos Estados Unidos. Ele não foi criado em Smallville, Kansas. Em vez disso, encontrou um novo lar em uma fazenda coletiva na União Soviética! Da mente de Mark Millar, elogiado roteirista de Authority e O Procurado, chega esta estranha e genial reinterpretação do mito do Superman.
Já assistiu?