O Segredo do Lago Mungo (2008, de Joel Anderson)

Seria capaz uma produção australiana de 2008 de um estilo muito conhecido  como o found-footage, te perturbar? Admito que não é de meu hábito assistir filmes nesse gênero,  porém dada a proporção de diversidade, dei uma chance ao cujo dito e me agradou muito.

A história é baseada na investigação da morte acidental de Alice Palmer. Depois do corpo ser reconhecido, especialistas e familiares buscam respostas do que aconteceu, logo após manifestações sobrenaturais rondarem a casa onde Alice residiu antes de sua morte. Antes de mais nada é necessário informar que se trata de um documentário falso, na qual são utilizados atores para interpretar simulando uma situação real. 

É uma produção diferenciada dentro do seu gênero pela maneira como foi executada. Pela forma como é apresentado, as filmagens em câmeras amadoras e até as fotos dão indícios de que aquela história realmente é verdadeira, e que se trata de um documentário. Talvez o mais interessante da produção seja isso,  ou seja, existe um ótimo trabalho de montagem. Além disso, a naturalidade e os diálogos com algum ar de nervosismo dão a impressão de que tudo mesmo esteja acontecendo.

Com um orçamento bem baixo, a produção agrega alguns clichês na construção de narrativa,  mas os elementos que são apresentados, são intrigantes e abstrai bem a temática fantasmagórica com um acompanhamento de uma perspectiva de solidão e luto. Pouco a pouco num ritmo lento, vão se apresentando revelações bombásticas e os familiares vão conhecendo os segredos de Alice. E os capítulos finais, são capazes de arrebatar o telespectador, com situações arrepiantes. 

O Segredo do Lago Mungo, nada mais é do que um falso documentário, porém tem suas suficiências em amarrar o seu telespectador em uma história interessante com suas limitações de orçamento. Fora isso, ainda denota um ponto importante: filmes desconhecidos do público geral e de países fora do eixo principal do cinema podem fazer frente e “competir” fazendo com que esses mesmos possam ser tão notáveis e bons.

Título Original: Lake Mungo

Direção: Joel Anderson

Duração: 87 minutos

Elenco: Rosie Traynor, David Pledger, Martin Sharpe, Talia Zucker, Tania Lentini, Cameron Strachan. Judith Roberts, Robin Cuming, Marcus Costello, Chloe Armstrong, Carole Patullo.
Sinopse: Alice Palmer morre acidentalmente num lago local. Depois do corpo ser reconhecido, os pais e o irmão começam a presenciar manifestações sobrenaturais em casa ou nas suas imediações. Começam a surgir várias fotografias e vídeos onde pode-se ver a silhueta da jovem. É iniciada então toda uma investigação paranormal que não só vai abalar a comunidade como vai desvendar o verdadeiro segredo por trás da morte de Alice.

Trailer: 


Continue a seguir a nossa programação.

Deixe uma resposta