12 filmes e séries sobre viagem no tempo que explodirão sua mente!



A possibilidade de viajarmos pelo tempo sempre incentivou a ficção das formas mais diferentes possíveis. Desde mudar os menores detalhes do dia a dia ao caos de redefinir todo o futuro da humanidade, encontramos as consequências de mexer com uma das maiores constâncias do universo como algo irreversível e irremediável. Para matar aquela vontade de voltar no tempo e consertar algum erro do passado, levantamos 12 histórias sobre viagem temporais, contendo filmes, seriados e animes, que vão mostrar que, talvez, lidar com o presente da forma que ele é seja a melhor opção.


Para essa lista, selecionamos apenas enredos que, em sua premissa, contenham a ideia de viagens, saltos e mudanças em linhas temporais como possíveis de alguma forma e, principalmente, desde seu início. Ou seja, tal lista é livre de spoilers e pode não conter alguns filmes que, embora sejam clássicos do gênero, apresentam a possibilidade de visitar o passado ou o futuro apenas em seus plot twists.
Questão de Tempo (2013, de Richard Curtis)


Ao completar 21 anos, Tim (Domhnall Gleeson) é surpreendido com a notícia de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Todos os homens da família conseguem viajar para o passado, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir. Cético a princípio, Tim logo se empolga com o dom usando esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas. Questão de Tempo é a prova de que um bom filme pode, e muito bem, mesclar romance, drama, comédia e viagem no tempo sem cair nos clichês dos gêneros.


Primer (2004, de Shane Carruth)

Aaron (Shane Carruth) e Abe (David Sullivan) são dois jovens engenheiros que realizam experiências científicas em uma garagem. O projeto mais recente em que estão trabalhando é um dispositivo que reduz o peso de um objeto em seu interior, ao bloquear a força da gravidade. A experiência faz com que a dupla realize uma descoberta que pode fazer com que tenha tudo o que quiser.

 
O Predestinado (2015, de Michael Spierig e Peter Spierig)

Um agente temporal (Ethan Hawke) encara sua última missão após anos de viagens no tempo caçando criminosos e executando a lei. O desafio final será finalmente capturar seu inimigo mais desafiador, o homem que há muito o intriga.
Looper – Assassinos do Futuro (2012, de Ryan Johnson)

Na sociedade futurística de 2074, a viagem no tempo só está disponível a quem é capaz de pagar por ela no mercado negro. Quando os mafiosos querem eliminar alguém, eles enviam o alvo ao passado, onde um matador de aluguel conhecido como looper aguarda com a arma na mão. Joe é um desses assassinos contratados, e ele faz muito bem esse trabalho. Entretanto, as complicações surgem quando ele descobre que seu chefe decidiu fechar o ciclo e enviar o Joe do futuro de volta no tempo para matá-lo.

O Ministério do Tempo (2015 a 2017, de Jorge Dorado)

Uma série original Netflix. O Ministério do Tempo é o segredo mais precioso do estado espanhol. Essa instituição secreta permite que pessoas de diferentes épocas possam se encontrar. Mas para evitar que alguém utilize seus segredos para benefício próprio, um grupo de patrulheiros é contratado para vigiar e proteger o Ministério. Entre eles, estão o soldado do século XVI Alonso de Entrerríos (Nacho Fresneda), a estudante do século XIX Amelia Folch (Aura Garrido) e o paramédico Julián Martínez (Rodolfo Sancho), do século XXI.


Os Doze Macacos (1995, de Terry Gilliam)

No ano de 2035, James Cole (Bruce Willis) aceita a missão de viajar ao passado para tentar decifrar mistério envolvendo um vírus que levou à morte da maior parte da humanidade. Tomado como louco no passado, ele tenta provar sua sanidade à uma médica (Madeleine Stowe), sua única esperança de mudar o futuro.

Trilogia “De Volta Para o Futuro”(1985, 1989 e 1990, de Robert Zemeckis)

Marty McFly é um adolescente típico americano dos anos 80. Acidentalmente ele viaja para 1955 em uma máquina do tempo inventada pelo cientista maluco Dr. Brown. Durante sua incrível viagem ao passado, Marty tem como missão fazer com que seus pais ainda adolescentes se conheçam e se apaixonem. Só assim ele conseguirá ter uma chance de voltar ao futuro.

Steins;Gate 
(2011, de Kanji Wakabayashi, Kazushiro Ozawa, Koji Kobayashi e Tomoki Kobayasgi)
No ano de 2010, em Akihabara, no Japão, um aspirante a cientista maluco e seus amigos acidentalmente fazem um micro-ondas capaz de enviar mensagens ao passado. Agora perseguidos pela empresa SERN e envolvidos com a lenda do viajante do tempo John Titor, precisam defender suas vidas e impedir que seus perseguidores coloquem as mãos na máquina, para assim também impedirem um futuro distópico. Na humilde opinião daquele que vos escreve, Steins;Gate é a melhor história de viagens temporais dos últimos 30 anos.
Doctor Who 
(2005 a 2019, de Euros Lyn, Joe Ahearne e Keith Boak)

Um dos grandes clássicos do gênero, e também a série mais longa da história. Doctor Who narra as aventuras de Doctor, um timelord capaz de viajar no tempo e espaço através de uma máquina em formato de uma antiga cabine telefônica. Com seus altos e baixos, a série mistura ficção científica e história com maestria, exibindo momentos de pura tensão, corações partidos e encontros muito mais do que emocionantes.


Donnie Darko (2001, de Richard Kelly)


Donnie é um jovem excêntrico que despreza a grande maioria de seus colegas de escola. Ele tem visões, em especial de Frank, um coelho gigante que só ele consegue ver. Um dia, uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita, mas, momentos depois, a turbina de um avião cai exatamente em cima de seu quarto, ele começa a se perguntar qual é o fundo de verdade dessa previsão.
 

Feitiço do Tempo (1993, de Harold Ramis)

Phil Connors é um repórter de televisão, responsável pelo boletim meteorológico, que é enviado (contra a vontade) à uma pequena cidade para fazer uma matéria especial sobre o excêntrico “Dia da Marmota”. Ele odeia o local e seus habitantes, e só quer ir embora o mais rapidamente possível. Mas acaba ficando preso num loop temporal, sendo condenado a repetir para sempre os eventos daquele mesmo dia.

Alta Frequência (2000, de Gregory Hoblit)


Em 12 de outubro de 1969, John (James Caviezel) perdeu seu pai (Dennis Quaid), um heróico bombeiro. Desde então, John sonha em ter conseguido impedir a tragédia daquele dia fatal, que fez com que sua vida como adulto se tornasse cheia de raiva e solidão. Um dia antes do aniversário da morte do pai, em meio à uma terrível tempestade, John encontra o rádio velho. Apesar da estática, ele consegue conversar com um homem que diz ser um bombeiro e que jogou nas World Series de 1969, assim como seu falecido progenitor. Mas será que John está mesmo falando com seu pai, ambos na mesma casa, no mesmo rádio, mas com três décadas de distância entre eles?

Gostaram da lista? Qual outro filme ou seriado vocês colocariam na lista? Deixem nos comentários e continuem acompanhando a programação do MVDC

Deixe uma resposta