Terror Vs. Horror: Saiba a diferença!


O halloween passou, mas esse clima de assistir filmes aterrorizantes ainda continua, sendo assim, o Minha Visão do Cinema lhe faz as seguintes perguntas:

Você sabe a diferença entre filmes de terror e filmes de horror? Ou seja, você sabe quando está assistindo um filme de terror ou horror?

Se até hoje você usou esses dois termos como sinônimos, continue lendo que te explico a diferença! 

Pode-se dizer que é sim muito sutil essa distinção (tanto que muita gente nem sabe!), mas ainda há, e para quem está entrando nessa vida cinéfila agora, é muito interessante saber a linha tênue que difere esses dois gêneros. 

Sabe quando você está assistindo um filme que te deixa ansioso, com medo, com aquela sensação que vai levar um susto a qualquer momento? Que te deixa com uma sensação de apreensão e agonia com uma cena que está prestes a acontecer? E sabe aquele filme que você assiste que te deixa chocado, com nojo, repulsa e literalmente horrorizado após assistir determinado acontecimento? Então, a primeira hipótese são os filmes de terror e a segunda, os de horror. 


A grosso modo, terror é aquele filme que te causa medo e ansiedade antes de uma cena acontecer, e o filme de horror é aquele que te causa choque e repulsa depois que uma cena aconteceu.

Também é importante que você saiba e entenda, que a sensação que esses dois gêneros trazem são relativas, uma vez que as pessoas reagem de formas diferentes para quase tudo nessa vida. Logo, o que pode ser horror para um, pode não ser para outro e vice-versa. Porém, o que queremos explicar nessa matéria são as características peculiares dos gêneros, agora, se você é pouco impressionável, bom… isso não é problema dos gêneros, né?! 

De acordo com Devendra Varma em The Gothic Flame (1966):

”A distinção entre Terror e Horror é a diferença entre a terrível apreensão e a realização doentia: entre o cheiro da morte e o tropeço contra um cadáver.”

Confira abaixo algumas indicações de filmes de terror e horror: 


Terror:

Atividade Paranormal
Sinopse: Um jovem casal se muda para uma casa onde fenômenos inexplicáveis começam a acontecer. Eles resolvem filmar tudo a noite, enquanto tentam dormir, pois é o horário em que as Atividades Paranormais normalmente acontecem com maior freqüência.


Invocação do Mal
Sinopse: Baseado em uma história real, o longa se passa em uma casa mal-assombrada, para onde uma família liderada por Lili Taylor e Ron Livingston se muda. Quando fica claro que uma entidade obscura os está perseguindo, eles chamam os investigadores paranormais Ed e Lorraine (Patrick Wilson e Vera Farmiga) para ajudar.

O Grito
Sinopse: Em Tóquio uma casa comum oculta o pavor que nela há, pois quando alguém morre em um momento de terror nasce uma maldição, que não perdoa nem esquece e faz as pessoas morrerem vitimadas por uma poderosa ira. Neste contexto surge a estudante americana Karen Davis, que, desconhecendo a maldição, está no Japão em um intercâmbio cultural. Karen, é voluntária do Centro Social de Apoio, pois isto conta crédito para sua formatura na faculdade. Ela inocentemente concorda em substituir uma assistente social que não foi trabalhar, sem saber que ela na verdade foi vítima da maldição. Karen, vai até a casa amaldiçoada para cuidar de Emma Williams, que tem uma letargia grave associada a leve demência, o que a faz ficar dormindo quase todo o dia. Ao chegar vê Emma, em um estado catatônico, enquanto o resto da casa parece estar abandonado e desordenado. Enquanto cuidava de Emma, Karen, ouve estranhos sons na parte de cima da casa. Ao investigar ela se defronta com algo tão apavorante que seria incapaz de imaginar, pois dentro da casa há uma sucessão de fatos apavorantes que são o resultado de algo terrivelmente maléfico, que surgiu de forma horrenda anos atrás. Como mais pessoas morrem, Karen, é envolvida no ciclo de horror e aprende o segredo da maldição vingativa, que criou raízes nesta casa. Agora ela tenta parar isto antes que seja muito tarde, mas por mais que ela aprenda sobre a maldição e suas origens a força maléfica que Karen, enfrenta é algo que ela ainda não dimensionou.



Horror:

Ichi – O Assassino

Sinopse: Anjo, um chefe da máfia japonesa, a Yakuza, desaparece com três milhões de ienes. Os membros de sua gangue, liderados pelo masoquista Kakihara, saem em busca de Anjo, mas os métodos extremamente violentos do novo líder acabam chamando a atenção negativamente de gangues rivais. Tudo piora quando ele contrata o misterioso assassino psicopata Ichi, controlado por um policial aposentado.

Holocausto Canibal
Sinopse: Professor da Universidade de Nova York sai em expedição à Amazônia em busca de quatro jovens documentaristas que desapareceram durante uma filmagem. Lá chegando, ele descobre que os cineastas foram mortos por canibais, mas consegue recuperar os rolos de filme gravados por eles. De volta aos Estados Unidos, estas filmagens revelam os horrores que os documentaristas passaram nas mãos de canibais.


A Centopeia Humana
Sinopse: O internacionalmente respeitado cirurgião de gêmeos siameses Dr. Josef Heiter tem uma doentia visão para o futuro da humanidade. Ele quer remover a rótula para que os humanos tenham que andar de 4 e então cirurgicamente costurá-los boca-ao-ânus para formar uma cadeia de centopéia. Quando duas amigas americanas chegam ao seu luxuosa mansão procurando por ajuda, seu plano rapidamente se transforma em ação com uma força chocante. Sequestrando uma terceira pessoa, um turista japonês, ele começa seu jogo de tecidos humanos, removendo dentes e nádegas e moldando-as para criar sua tripla criatura.

Então, me conte: já sabia a diferença entre terror e horror? Gostou da curiosidade?! Já assistiu algum desses filmes ou tem algum para nos indicar? Adoraríamos saber!

1 thoughts on “Terror Vs. Horror: Saiba a diferença!”

Deixe uma resposta