Especial: Doctor Who (Análise Geral da Série)

Para quem não conhece Doctor Who ainda, essa matéria foi feita especialmente para você! 

Doctor Who é uma série britânica de ficção científica da BBC, que no início teve como principal intuito falar um pouco sobre ciência e mostrar alguns períodos históricos, algo mais didático e voltado para o público infantil. Mas a série não ganhou somente o coração das crianças, como dos adultos também, o que acabou a tornando a série de ficção científica mais longa e bem sucedida da história! Com essa proporção e sucesso desmedido que a série teve, foi aos poucos deixando esse lado pedagógico e criando a sua mitologia e histórias próprias, tornando-se um pouco mais complexa. 

A série teve início lá em 1963 e dura até os dias de hoje! Com um total de 36 temporadas, em 2018 será lançará a 11ª temporada. Você deve estar aí cheio de pontos de interrogação na cabeça, né?! “Como assim 36 temporadas e ano que vem lança a 11ª?”. Te explico: Doctor Who é dividido em duas gerações, a Classic Who, que foi de 1963 a 1989 – 1996 (filme), e a New Who, que teve inicio em 2005 e dura até os dias de hoje. Ah! E se você fez os cálculos, percebeu que a série sofreu um hiato de 15 anos entre Classic e New Who, que graças aos bons Deuses de todos os Universos que Doctor já salvou, não deixaram a série morrer. As séries britânicas possuem uma mania e não tem medo algum de dar hiatos por períodos longos em suas séries quando percebem que sua audiência está caindo, e esse foi o motivo do hiato de Doctor Who. Continuando… Essa 11ª temporada é referente a era New Who. Ou seja, aqui temos a boa notícia para você que já estava se descabelando ou desistindo de ter que assistir 36 temporadas: você pode começar pela era New Who (2005 – presente), não tem problema nenhum, basta saber algumas peculiaridades da série.  Continue lendo que eu te explico tudinho! 

A série mostra as aventuras de um alienígena do Planeta Gallifrey que se autodenomina ”The Doctor” (O Doutor), é aí que gera a pergunta que dá nome ao seriado: “Doctor Who”? (Doutor Quem?). A unica certeza que temos sobre ele, é que além de ser um alienígena, é também um Senhor do Tempo. Sua espécie tem a habilidade de viajar no tempo com sua máquina do tempo, TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space/Tempo E Dimensões Relativas No Espaço). A TARDIS é uma cabine de polícia dos anos 60, que é absurdamente maior por dentro que por fora! Dá uma olhada: 

TARDIS vista do lado de fora.
TARDIS vista do lado de dentro (e ela é infinitamente muito maior que isso também!).
Para não viajar sozinho, Doctor sempre arranja alguém para viajar com ele, e esses acompanhantes são chamados de companions. Os companions são tão importantes quanto Doctor, pois, juntos, enfrentam inimigos – que foram colecionados por ele ao longo do tempo – para salvar civilizações, sejam de planetas extraterrestres, da Terra ou de qualquer outra galáxia. 

Aqui estão alguns dos inimigos bem “diferentões” do Doctor:

Daleks.

Weeping Angel.

Silence.
Mas… Você deve estar se perguntando: se a série teve inicio em 1963 e dura até hoje, quantos anos tem esse Doctor? Ele é imortal? Bom, é quase isso mesmo! Devido a um impasse que ocorreu com o ator que fazia o 1º Doctor (Willian Hartnell), que acabou ficando doente e precisou sair da série, a produção se desesperou, e a forma que encontraram para não ter que acabar com a série foi a “regeneração” do personagem. Ou seja, quando Doctor sofre algum dano em seu corpo, qual seria fatal para a maioria das outras espécies, ao invés de ele morrer, se regenera. Isso significa, que quando ele tem seu corpo mortalmente danificado, ganha outro corpo, que consequentemente ganha outra aparência, outra personalidade e uma nova companion. As memórias de Doctor continuam as mesmas, para dar sentido e continuidade na série. 

Com tantas regenerações já estamos indo para o 13º Doutor, confira abaixo a lista de todos os nossos queridos Doutores, e o rostinho do nosso próximo Doutor, ou seria Doutora?! 

1º Doctor: Willian Hartnell (1963 a 1966)
2º Doctor: Patrick Troughton (1966 a 1969)

3º Doctor: Jon Pertwee (1970 a 1974)

4º Doctor: Tom Baker (1974 a 1981)

5º Doctor: Peter Davison (1982 a 1984)

6º Doctor: Colin Baker (1984 a 1986)

7º Doctor: Sylvester McCoy (1987 a 1989 – 1996)

8º Doctor: Paul McGann (1996)

9º Doctor: Christopher Eccleston (2005)

10º Doctor: David Tennant (2005 a 2010)

11º Doctor: Matt Smith (2010 a 2013)

12º Doctor: Peter Capaldi (2013 a 2017)

13º Doctor: Jodie Whittaker (2017 +)

Depois de tantos Time Lords, vem Jodie Whittaker (Trust Me, Black Mirror, One Day) para desconstruir o Universo Who, que já estava tão acostumado por nós, trazendo a primeira figura de Time Lady após 54 anos de série. 

Infelizmente, a unica coisa que sabemos sobre a temporada em que Jodie irá começar como 13º Doctor, é o que publicamos nessa notícia aqui, além de, óbvio, saber que nosso icônico personagem será uma mulher. 

Estamos todos curiosos para saber qual será a personalidade de nossa nova “Doutora” e quais serão suas próximas aventuras com seus três companions

Espero que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre a série Doctor Who! Não deixe de nos acompanhar para ficar por dentro das notícias do mundo dos filmes e séries!

Deixe uma resposta